X

Bolo amanteigado colonial: receita simples e fácil de fazer!

Quer aprender uma receita fantástica de bolo amanteigado colonial? Então você chegou ao lugar certo, aqui irei lhe mostrar dicas importantes para uma massa fofinha e um passo a passo completo!

Essa receita não pode faltar em um café da manhã colonial, aqueles servidos em hotéis e padarias de luxo. O café colonial originou-se na Alemanha e consiste em uma mesa farta composta de pães, bolos, frios, leite, café, iogurte, biscoitos, dentre outros.

Sendo assim, o bolo amanteigado colonial é um item indispensável com características únicas e sabor inconfundível. Eu já compartilhei aqui no blog, uma receita de bolo amanteigado, mas esse que vou te mostrar agora possui algumas diferenças marcantes que vale a pena experimentar.

Então, se quiser aprender como fazer um bolo amanteigado colonial, siga o passo completo que não tem erro!

Receita de bolo amanteigado colonial

Ingredientes

  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 16 colheres (sopa) de manteiga sem sal (200 gramas)
  • 5 ovos inteiros
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha
  • 1 colher (chá) de essência de amêndoa (opcional)
  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 xícara e meia (chá) de leite
  • 1 colher (chá) de sal
  • 1 colher (sopa) e meia de fermento em pó

Modo de preparo

O primeiro passo é bater por aproximadamente 7 minutos na batedeira em velocidade alta, o açúcar, os ovos, a manteiga e as essências. Bata até você perceber que a mistura dobrou de volume e ficou bem espessa. Essa etapa é a mais importante e fará muita diferença na textura e consistência da massa. Portanto, bata exatamente por 7 minutos.

Em seguida, adicione aos poucos a farinha de trigo, o leite e a pitadinha de sal. Bata mais um pouco somente até incorporar tudo aos outros ingredientes. Por fim, adicione o fermento em pó e misture delicadamente com um fuê ou o próprio garfo da batedeira.

Transfira a mistura para uma forma untada e enfarinhada. Leve para assar em forno preaquecido a 180º por aproximadamente 35 minutos ou até dourar. 😉

Dica extra de cobertura irresistível

Na verdade, essa receita de bolo amanteigado colonial nem precisa de cobertura, pois é um bolo extremamente fofo e saboroso. No entanto, uma mesa de café colonial sempre terá um bolo decorado com cobertura de dar água na boca.

Além disso, você pode saborizar a massa com chocolate, por exemplo. Basta adicionar ½ xícara (chá) de chocolate em pó e retirar da receita ½ xícara (chá) de farinha de trigo. Não tem erro!

Caso você prefira fazer a massa branca, exatamente como ensinei na receita, aproveite para fazer essa cobertura de encher os olhos!

Ingredientes

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 lata de creme de leite
  • 1 colher de manteiga
  • 100g de coco ralado

Modo de preparo

Em uma panela, adicione todos os ingredientes e mexa até ficar tudo bem homogêneo. Leve em fogo bem baixinho e mexa sempre até começar a engrossar e desgrudar do fundo da panela.

É importante não deixar cozinhar muito, senão o creme ficará muito firme. Na verdade, você quem escolherá o ponto do beijinho. Portanto, fique atenta! Geralmente para chegar no ponto ideal de beijinho leva em torno de 5 a 7 minutos, dependendo da potência do fogão.

Mas viu só como é simples o preparo dessa cobertura? Aproveite e experimente outros tipos de coberturas que separei. Para fechar com chave de ouro, você pode salpicar um pouco de coco ralado para ficar lindo! 😉

Gostou dessa receita completa de bolo amanteigado colonial? Então agora é hora de colocar a mão na massa e saborear sem culpa. Compartilhe as dicas e não esqueça de voltar aqui depois para me contar o resultado, combinado?