X

Bolo com gosto amargo: O que pode ser? Como melhorar?

Certamente você já deve ter tido problemas com bolo com gosto amargo. Então, esse conteúdo irá te ajudar muito e servirá como um guia para evitar esse e outros desastres na cozinha.

O preparo de um bolo funciona a partir de uma mistura de ingredientes que gera uma verdadeira reação química. Se os ingredientes estiverem com medidas incorretas ou você colocar ingredientes adicionais que não condizem com a recita, pode sair tudo errado.

Mas você sabe o que ocasiona um bolo com gosto amargo?  Tenho certeza que você irá se surpreender com a resposta que irá encontrar aqui. Aliás, tenho algumas sugestões super interessantes para driblar essa situação. Acompanhe!

Bolo com gosto amargo? Descubra o que você pode estar fazendo errado!

O bolo amargou? Então, saiba que há somente duas possibilidades que podem ocasionar isso. Geralmente quando o bolo fica amargo quando decidimos colocar bicarbonato no lugar do fermento. Mas muita calma! Isso somente acontecerá se esquecermos de ativar esse bicarbonato.

Quem decide fazer um bolo com bicarbonato deve saber que ele precisa ser ativado por meio de uma reação química. O fermento em pó já é produzido com a finalidade de aumentar a massa do bolo, então é bem mais fácil de ser utilizado.

De modo geral, os dois ingredientes são idênticos, tanto na cor, textura quando na sua finalidade para bolos. No entanto, você perceberá que caso seu bolo tenha ficado amargo, provavelmente ele não cresceu tanto como deveria.

Ao entrar em contato com algum tipo de ácido, o bicarbonato de sódio liberará o dióxido de carbono, que nada mais é do que gás carbônico cujo as bolhas fazem a massa ficar aerada. O componente que o bicarbonato libera na massa quando não ativado é o carbonato de sódio. Esse, deixará o seu bolo super amargo, mas com a ajuda de um ácido irá neutralizar o sabor, ou seja, você terá um bolo alto, fofo e com sabor impecável.

Como ativar o bicarbonato de sódio?

A partir disso surge outra dúvida. Então, como ativar o bicarbonato de sódio na massa do bolo? Quando fazer isso e quais ingredientes posso utilizar?

Antes de mais nada, é importante dizer que o bicarbonato ao entrar em contato com o ácido imediatamente começa a fazer efeito. Diante disso, coloque o ingrediente ácido somente quando sua massa já estiver pronta para ir para a forma untada e enfarinhada.

Alguns ingredientes naturalmente ácidos ou ácidos cítricos que funcionam muito bem e que não alteram o sabor do bolo são: vinagre, iogurte, limão, laranja, cacau em pó e morangos. Esses são os principais ingredientes mais utilizados, mas caso conheça outros pode usar tranquilamente. 😉

Como consertar bolo com gosto amargo?

Como você pôde perceber, isso acontece frequentemente, mas pode sim ser recuperado. Nada de jogar fora o bolo que te deu tanto trabalho, gastou tempo e dinheiro para ser feito.

Separei algumas receitinhas que podem salvar essa receita. Leia com atenção e escolha qual melhor se adapta a sua receita de bolo. Confira!

1 – Faça uma calda para regar o bolo

Uma alternativa que funciona muito bem é regar a massa com uma calda. O contraste entre o amargo e o doce dão um sabor inigualável para sua receita. Se você fez um bolo simples, utilize as seguintes medidas para obter um sabor diferenciado:

  • 1 xícara (chá) de suco de laranja
  • ½ xícara (chá) de açúcar

Basta levar esses dois ingredientes ao fogo baixo e aguardar levantar fervura. Quando o bolo já estiver desenformado, faça alguns furinhos e regue com essa calda maravilhosa.

2 – Faça uma calda simples de chocolate

Essa dica também ajuda a neutralizar o sabor amargo. Aliás, um sabor amargo combina perfeitamente com chocolate. Ficará até parecendo um bolo com calda de chocolate meio amargo. Para essa receita simples, você precisará de:

  • 4 colheres (sopa) de leite
  • 1/2 xícara (chá) de chocolate em pó
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 1 xícara (chá) de açúcar

Basta colocar todos os ingredientes em uma panela, levar ao fogo baixo e aguardar levantar fervura. Quando seu bolo estiver pronto, faça alguns furinhos e regue com essa calda maravilhosa. 😉

3 – Faça bolinhos de palito

Agora, se você quer mesmo reaproveitar a massa, pode fazer os famosos cake pops. Para isso, desmanche a massa com as mãos e adicione ½ lata de leite condensado para dar liga e neutralizar o sabor amargo. Enrole pequenas bolinhas, espete no palito e cubra com ganache de chocolate. Finalize a receita salpicando alguns confeitos coloridos. Todo mundo irá amar!

E então, gostou de saber o que causa bolo com gosto amargo? Agora você já sabe como consertar e como evitar. Compartilhe as dicas!