X

Bolo com recheio de abacaxi: Receita passo a passo

Um bolo com recheio de abacaxi vai bem em qualquer ocasião. Por conta do ingrediente, é uma receita super refrescante. Aliás, fica divino após um tempo de geladeira por causa do creme.

Muitas pessoas adoram fazer esse tipo de receita para casamentos e aniversários. Bastam apenas conhecimentos práticos de confeitaria para decorar o bolo de acordo com a ocasião.

Contudo, com uma receita base bem-feita, a decoração acaba sendo opção, pois você pode até apresentar um naked cake. Essa é uma escolha ideal para casamentos ao ar livre. É uma decoração simples que qualquer pessoa consegue fazer.

Então, sem mais delongas, separei uma receita incrível de bolo com recheio de abacaxi. Vamos ao passo a passo completo?

Receita de bolo com recheio de abacaxi

Ingredientes massa

  • 3 gemas
  • 1 1/2 copos de açúcar
  • 1 copo de leite morno
  • 2 copos de farinha de trigo
  • 3 claras em neve
  • 1 colher de pó royal

Modo de preparo

Antes de mais nada, você precisa saber que essa massa deve ser muito aerada para que todo o creme penetre, deixando o bolo fofinho. Nada melhor do que um bolo super molhadinho e refrescante, não é mesmo?

Então, uma excelente receita para esse bolo é o famoso pão de ló. Você pode utilizar a receita da vovó ou qualquer outra que você aprendeu. Mas se você ainda não conhece nenhuma receita de pão de ló, pode utilizar essa que irei ensinar sem medo.

Primeiramente, bata as claras até chegar no ponto neve. Acrescente as gemas uma a uma para não perder a aeração das claras. Isso é muito importante!

Em seguida, adicione o açúcar e continue a bater até ficar tudo bem homogêneo. O próximo passo é acrescentar aos poucos a farinha de trigo e intercale com o leite morno.

Por fim, adicione o fermento em pó e mexa delicadamente com um garfo ou um fuê. Nunca com uma colher para não perder a aeração da massa, combinado?

Como fazer o melhor creme com abacaxi para bolo

O creme é o curinga da receita. Afinal, ele que deixará a massa mais leve, molhadinha e o bolo super cremoso. No entanto, vale ressaltar que você precisa ter muita atenção quanto ao ponto do creme.

Esse creme precisa ficar consistente, brilhante, mas ao mesmo tempo cremoso. Se você deixar muito tempo no fogo pode ficar um creme bem espesso que irá endurecer com facilidade, principalmente se for levado à geladeira. Confira a receitinha rápida!

Ingredientes

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 lata de creme de leite sem soro
  • 3 colheres de maizena
  • 2 latas de leite (medida da lata de leite condensado)
  • 3 gemas peneiradas
  • 1 abacaxi grande picadinho sem o miolo
  • 1/2 copo de açúcar

Modo de preparo

A primeira coisa que você precisa fazer é picar todo o abacaxi. Se você escolheu um abacaxi não tão maduro, fique atenta com o miolo e remova. O miolo do abacaxi quando não está maduro é mais firme e dificilmente irá derreter no fogo.

Pique o abacaxi em cubinhos pequenos, coloque em uma panela e acrescente o açúcar. Deixe ferver em fogo baixinho até que você perceba que o abacaxi murchou e começou a derreter. Leva cerca de 10 a 15 minutos para ficar pronto. Desligue e reserve.

Agora, você precisa dissolver a maisena no leite antes de levar ao fogo para evitar que seu creme empelote. Em outra panela adicione o leite condensado, a mistura de leite com a maisena e as gemas. Aqui você pode também acrescentar uma colherzinha de essência de baunilha que dará um gostinho especial. 😉

Após cerca de 5 a 10 minutos seu creme irá engrossar como um mingau. Desligue o fogo e continue a mexer com força para não talhar. Quando estiver bem frio, adicione o doce de abacaxi.

Dicas para decorar e finalizar o bolo

Quando seu bolo estiver bem frio, basta cortá-lo ao meio e rechear com esse creme maravilhoso. Caso queira um bolo mais molhadinho pode fazer uma calda rápida com ½ xícara de leite de coco + 1 xícara de leite. Fure o bolo e regue com essa calda, você não irá se arrepender, tenho certeza.

Sobre a decoração, você pode fazer um glacê ou chantilly e salpicar coco ralado com pedacinhos de abacaxi. É super fácil de fazer, mas se você não sabe fazer chantilly, tenho aqui uma receita de cobertura de glacê deliciosa. Dá uma olhadinha depois para deixar seu bolo com uma cobertura profissional. 😉

E então, gostou de conhecer essa receita de bolo com recheio de abacaxi? Muito fácil de fazer, não é mesmo? Comece a colocar tudo em prática hoje mesmo e não esqueça de compartilhar as dicas!