X

Bolo de chocolate com água quente

Já pensou em fazer um bolo de chocolate com água quente? Esse é um truque especial que promete deixar o bolo de chocolate incrível e ainda mais saboroso.

O bolo de chocolate é um clássico de anos que conquistou todo mundo. Além disso, é uma receita super versátil, a qual você pode usar a criatividade colocando vários tipos de recheios, coberturas e fazer um bolo personalizado para qualquer tipo de ocasião.

Contudo, para fazer um bolo de chocolate perfeito requer alguns cuidados para evitar que a massa fique pesada e solada. Existem algumas técnicas que ajudam a deixar a massa fofinha, molhadinha e com aquela cor bem escura de dar água na boca. Então, separei para você as principais dicas para fazer um bolo de chocolate com água quente.

Você nunca mais irá errar na massa, pode apostar. Vamos conferir?

Qual é a finalidade da água quente no bolo?

Você já deve ter reparado que, assim como essa receita, existem outras receitas que também pedem água quente ou leite morno como principal ingrediente. Um dos principais motivos é justamente ativar o fermento mais rápido.

Como já sabemos, assim que o bolo vai ao forno já começa o processo de crescimento da massa. Quando colocamos água quente, ajuda melhorar esse processo. Resultado? Você terá uma massa fofinha e mais aerada.

No caso do bolo de chocolate, quando adicionamos a água quente após todos os ingredientes, ela deixa o chocolate mais pretinho. Por isso que alguns bolos de chocolate ficam mais escuros. Essa dica é perfeita para receita de nega maluca. 😉

Mas é preciso ter muito cuidado na hora de adicionar a água quente. Ela não pode estar muito quente, senão acabará matando seu fermento. Após começar a borbulhar a água, é ideal que você aguarde pelo menos uns 10 minutos antes de adicionar na receita, combinado?

Como fazer bolo de chocolate com água quente

Agora que você já sabe por que colocar água quente no bolo de chocolate, confira a receita completa!

Ingredientes

  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 2 xícaras (chá) de chocolate em pó
  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 3 ovos
  • 1 xícara (chá) de óleo
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • 1 xícara (chá) de água quente

Modo de preparo

Primeiramente, peneire os ingredientes secos: a farinha, o açúcar e o chocolate em pó. Prefira sempre o chocolate 50%, pois se você utilizar o achocolatado não terá o mesmo resultado. Sem contar que seu bolo ficará muito mais doce.

Na tigela com os ingredientes peneirados, adicione os ovos e o óleo. Misture com um fuê até ficar bem homogêneo. Em seguida, adicione a água quente, mexa mais uma vez para incorporar.

Por fim, adicione o fermento em pó e mexa até misturar bem com os outros ingredientes. Transfira a mistura para uma forma untada com manteiga e polvilhada com chocolate em pó.

Esse truque de polvilhar a forma com chocolate também ajuda a deixar o bolo mais pretinho. 😉

Leve para assar em forno preaquecido a 180º por aproximadamente 35 a 40 minutos. Faça o teste, mas não deixe passar muito senão você terá um bolo seco!

Como fazer uma cobertura deliciosa para bolo de chocolate

Todo bolo de chocolate pede uma cobertura, não é mesmo? Então aproveite essa dica especial para deixar seu bolo de chocolate com água quente ainda mais irresistível.

Como eu disse, essa é uma receita base. Você pode fazer o recheio que quiser que irá combinar perfeitamente com essa massa. Além disso, aceita também qualquer tipo de cobertura, com glacê, pasta americana, ganache, etc.

Nesse caso, vou ensinar uma cobertura simples e super fácil de fazer. Na verdade, é uma ganache que deixa o bolo lindo. Veja só como fazer!

Ingredientes

  • 200g de chocolate meio amargo em pedaços
  • ¾ de xícara (chá) de creme de leite fresco

Modo de preparo

É importante que seja o chocolate meio amargo mesmo para equilibrar o sabor do bolo. Para derreter o chocolate, você pode fazer de duas formas: no micro-ondas ou em banho maria.

Corte o chocolate em cubinhos e leve ao fogo baixo em banho maria até que o chocolate derreta completamente. Em seguida, adicione o creme de leite e mexa bem. Aguarde esfriar e leve à geladeira por 10 minutos.

Após retirar da geladeira, mexa mais um pouco e comece a espalhar sobre o bolo. Caso a ganache esteja muito firme, acrescente 1 colher de creme de leite e bata um pouco na batedeira ou com a ajuda de um mixer.

Você pode decorar esse bolo com raspas de chocolate branco e preto. Ficará lindo! 😉

Espero que tenha gostado dessa receita de bolo de chocolate com água quente. É uma dica super interessante, não é mesmo? Então coloque em prática e compartilhe as dicas!