X

Bolo de chocolate que não vai ao forno: Como fazer?

Já pensou em fazer um delicioso bolo de chocolate que não vai ao forno e encantar a todos que experimentar? Isso mesmo. É possível sim fazer um bolo sem que seja preciso utilizar o forno. Essa é uma daquelas receitas super práticas e rápidas que todo mundo deve ter em casa.

Esse tipo de bolo é ideal para um lanche ou pode servir até como uma boa sobremesa. Além disso garante uma boa economia de tempo. Afinal, é só preparar a mistura e prontinho. Sem segredos!

A receita dispensa o uso de forno comum e com isso tempo um tipo de preparo de massa totalmente um pouco diferente do que costumamos ver. O resultado é um bolo cremoso e ao mesmo tempo fofinho com gosto de quero mais.

A simplicidade e rapidez dessa receita fará muita diferença naquelas horas em que é preciso agilidade no preparo da massa. Então vamos às dicas e passo a passo de como fazer um bolo de chocolate que não vai ao forno? Confira só!

Receita saudável de bolo de chocolate que não vai ao forno

Ingredientes

  • 15 bananas médias maduras
  • 6 copos de coco ralado fino (sem açúcar)
  • ½ copo de água
  • 2/3 copo de cacau em pó 50%
  • 2 colheres (chá) de extrato de baunilha
  • 2 pitadas de sal

Ingredientes cobertura

  • 3 abacates maduros
  • 2/3 copo de melado de cana de açúcar
  • ½ copo de cacau em pó
  • 2 colheres (sopa) de óleo de coco

Modo de preparo

Essa receita é incrível. Ideal para quem está de dieta e procura se alimentar da forma mais saudável possível. Quer uma receita de bolo de chocolate que não vai ao forno nem ao micro-ondas? Então veja só como é super fácil de fazer!

Primeiramente, bata no liquidificador as bananas maduras com a água até que fique bem homogêneo. Em seguida, transfira essa mistura para uma tigela. Adicione todo o coco ralado, o cacau, o extrato de baunilha e o sal.

Nesta etapa se você quiser, pode mexer tudo com as mãos mesmo para formar uma massa bem consistente. Acomode a massa em uma forma redonda com furo no meio. Nem precisa untar! Agora é só deixar seu bolo de chocolate repousar por aproximadamente 2 horas fora da geladeira.

Enquanto isso vá preparando a cobertura!

Dessa forma, bata todos os ingredientes da cobertura no liquidificador e prontinho! Quando o bolo já estiver descansado o tempo exigido, cubra com essa cobertura divina e já estará pronto para servir! O ideal é que esse bolo seja consumido em até 24h. 😉

Uma curiosidade interessante dessa cobertura é que o abacate que traz aquela consistência mais espessa. Geralmente para obtermos essa consistência precisamos levar uma mistura ao fogo baixo por alguns minutos. Nessa receita não há necessidade de fogo.

Mais uma praticidade que você precisa testar aí na sua casa. Ah! E o sabor do abacate não sobrepõe a receita como todos imaginam. Por conta do chocolate presente na receita, o gostinho do abacate quase some. Por isso ele faz o papel de trazer mais consistência mesmo para a cobertura.

Receita de bolo de chocolate de micro-ondas

Ingredientes

  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 xícara (chá) de cacau em pó 50%
  • 2 ovos
  • 1 xícara (chá) de leite
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • 120g de manteiga
  • 1 pitada de sal

Modo de preparo

Primeiramente, em uma tigela, peneire os ingredientes secos que são: o açúcar, fermento, farinha, o chocolate em pó e a pitadinha de sal para realçar o sabor. Em seguida adicione os ovos e o leite. Agora é hora de mexer bem para incorporar esses ingredientes. Mexa na mão mesmo com uma colher ou um fuê.

O próximo passo é derreter a manteiga no micro-ondas por uns 30 segundinhos e adicione também à mistura. Mexa mais um pouco até que fique bem homogêneo.

Por fim, despeje a massa em uma forma própria para micro-ondas. Um tipo de forma ideal para fazer bolos de micro-ondas que eu recomendo é a forma de silicone. Dá super certo e nem precisa untar. 😉

Deixe assar por cerca de apenas 5 ou 6 minutos. Incrível o tempo de preparo, não é mesmo? Mas isso depende também da potência do seu eletrodoméstico. Então fica de olho para fazer um bolo de micro-ondas maravilhoso!

Se quiser pode preparar uma cobertura deliciosa com 1 tablete de chocolate ao leite + 1 lata de creme de leite. É só derreter essa misturinha no micro-ondas e enfeitar o seu bolo.

E aí, viu só como existem 2 possibilidades deliciosas de fazer bolo de chocolate que não vai ao forno? Agora é só colocar a mão na massa e aguardar os elogios! Faça na sua casa, mas volte aqui para me contar os resultados. Compartilhe as dicas!