X

Bolo de fubá com queijo: Receita passo a passo

O bolo de fubá com queijo é aquela receita que agrada a todos os paladares. Não há quem não goste desse sabor. Afinal, ninguém resiste a uma massa saborosa, fofinha e cremosa na medida, não é verdade?

O bolo de fubá simples já se tornou um enorme sucesso há décadas. A combinação com queijo foi uma adaptação que deu super certo. Além de saborizar a massa, traz um mix de texturas incrível.

No entanto, é preciso ter atenção às medidas dos ingredientes e ao modo de preparo correto para não obter um bolo com massa embatumada e malcozida. Na hora do preparo, você pode utilizar queijos de todos os tipos como muçarela, parmesão e até mesmo os especiais como grana padano. Vai mesmo do seu gosto.

Para te ajudar a fazer o melhor bolo de fubá com queijo, separei aqui uma receita especial rápida e super fácil de preparar. Acompanhe as dicas e o passo a passo completo!

Receita de bolo de fubá com queijo fácil

Ingredientes

  • 3 ovos
  • 2 e ½ xícaras (chá) de leite
  • 2 xícaras (chá) de fubá
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo
  • 1 e ½ xícara (chá) de açúcar
  • 1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
  • ½ xícara (chá) de óleo
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de preparo

Esse bolo é tão simples de fazer que você pode fazer no liquidificador mesmo, bem rápido. Basta misturar os ingredientes e pronto!

No liquidificador coloque os ovos, o leite, o óleo e o açúcar. Bata muito bem até ficar uma mistura esbranquiçada. Em seguida, adicione o fubá, a farinha de trigo e o fermento. Bata mais um pouco só até incorporar todos os ingredientes.

Caso prefira, pode também transferir a mistura para uma tigela e adicionar aos poucos a farinha de trigo, o fubá e o fermento.

Despeje tudo em uma forma com furo no meio untada com manteiga e polvilhada com fubá. Leve para assar em forno preaquecido a 180º por aproximadamente 35 minutos ou até dourar. Em alguns casos, essa receita fica pronta em 40 minutos. Então, vale a pena prestar atenção na cor do bolo ainda dentro do forno.

O segredo para um bolo cremoso com casquinha crocante

Nunca retire a receita do forno antes de completar ao menos 30 minutos. 😉 Caso isso aconteça, o bolo irá murchar no centro, correndo o risco de ficar embatumado ou cru em algumas partes.

Viu só como essa receita é fácil? Quem vê aquela camadinha cremosa no meio do bolo já imagina que existe algum segredo por trás. Na verdade, a massa do bolo se torna completamente cremosa por conta da adição de queijo. Após permanecer em alta temperatura por alguns minutos, automaticamente derrete o queijo na massa e forma aquela camadinha crocante por fora.

Simplesmente irresistível, vale a pena provar!

Dicas extras para incrementar a receita

Nessa receita eu utilizei o queijo parmesão ralado fresco, pois acho que o sabor fica muito mais acentuado. Você pode também utilizar aqueles queijos ralados de saquinho que já vêm prontinhos para adicionar. Se você optar por esse queijo de saquinho terá um bolo mais sequinho e fofinho. Ele não ficará tão cremoso como quando você utiliza o queijo fresco.

Você pode também substituir o leite por 1 vidro (200ml) de leite de coco.

Agora, o que acha de cobrir esse bolo maravilhoso com uma cobertura de goiabada? Combinação melhor não há e não pense que a receita é complicada. Basta derreter na panela em fogo baixo ½ xícara (chá) de água com ½ tablete de goiabada.

Quando o doce estiver bem cremoso, espalhe cuidadosamente sobre o bolo já desenformado. 😉 Outra opção de cobertura é salpicar um pouco de açúcar com canela em pó.

Outra dica especial é adicionar erva doce, coco ou pedaços de goiabada na massa. Trará um sabor extra impressionante para seu bolo de fubá com queijo. Experimente essas dicas e depois volte aqui para me contar o que achou. Tenho certeza que você irá amar. Compartilhe as dicas!

0.0
00