X

Bolo de fubá sem leite: Receita simples

Hoje você aprenderá uma receita de bolo de fubá sem leite, ideal para quem possui intolerância à lactose. Aliás, é uma receita super fácil de fazer e bem rápida!

O bolo de fubá é uma receita clássica, típica do café da manhã ou da tarde dos brasileiros. Um bolo com preparo muito simples, mas que possui todo sabor e textura super fofinha.

Existem várias alternativas para realizar a substituição do leite nessa receita, mas que você também pode adaptar tranquilamente para outros tipos de receitas. Então, sem mais delongas, conheça a seguir algumas dicas para substituir o leite e uma receita sensacional de bolo de fubá sem leite. Vamos conferir?

Como posso substituir o leite na receita de bolo de fubá?

Vale ressaltar que o bolo de fubá caseiro simples, por ter um preparo muito clássico, não é indicado a inclusão de ingredientes muito fortes que possam alterar completamente o seu sabor. Sendo assim, tome muito cuidado com o tipo de ingrediente que você vai adicionar nessa receita.

O leite é considerado um ingrediente essencial para o preparo de qualquer receita de bolo. Mas você pode tranquilamente substituí-lo por algum desses ingredientes abaixo. A quantidade deverá ser a mesma indicada na receita original. No entanto, na maioria dos casos, utiliza-se 1 xícara (chá) de leite ou qualquer outro ingrediente escolhido. Veja:

Água

É essencial que haja um componente para dar liga e umidade à massa, senão seu bolo ficará ressecado e quebradiço. Você pode fazer um bolo com água no lugar do leite que obterá o mesmo resultado. Essa é a melhor escolha caso queira uma receita tradicional sem o seu sabor alterado. 😉

Suco de laranja

Sabia que você também pode adicionar suco de laranja no bolo de fubá? Isso mesmo. O suco de laranja possui um sabor delicado com leve acidez. Além de trazer um sabor mais refrescante para seu bolo, dará uma belíssima cor. Pode testar sem medo!

Leites vegetais ou de cabra

Uma alternativa bem saudável para substituir o leite é optar pelos leites vegetais ou leite de cabra. Esses, são livres de lactose e cheios de vitaminas essenciais. Os mais utilizados são o leite de coco, de amêndoas, aveia, soja, castanhas e de cabra.

Receita de bolo de fubá sem leite

Ingredientes

  • 2 e ½ xícaras (chá) de fubá
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo
  • 1 e ½ xícaras (chá) de açúcar
  • 1 ½ xícara (chá) de água
  • 1 colher (sopa) de margarina
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de preparo

Essa receita eu fiz no liquidificador, que é mais prático, mas você pode bater na batedeira mesmo, sem problemas. Antes de mais nada, peneira o fubá com a farinha de trigo para deixar seu bolo fofinho. Reserve.

No liquidificador, coloque os ovos, a margarina, a água e o açúcar. Bata muito bem esses ingredientes até obter uma mistura bem homogênea e esbranquiçada. Bata por aproximadamente 5 minutos até você perceber que dobrou de volume.

Nesse passo, você já pode desligar o liquidificador e transferir essa mistura para uma tigela. Vá adicionando aos poucos a farinha de trigo com o fubá peneirados. Adicione de 3 a 4 colheres por vez e mexa bem até misturar.

Por fim, acrescente o fermento em pó e dê uma leve mexida até incorporar aos outros ingredientes. Transfira a massa para uma forma com furo no meio untada e enfarinhada.

Leve para assar em forno preaquecido a 180º por aproximadamente 35 minutos ou até que ele fique bem dourado. 😉

Experimentar novas ideias e receitas é o segredo para ter uma alimentação saudável e saborosa. Como você pôde ver, há inúmeras possibilidades para criar uma receita de bolo de simples preparo e ultra deliciosa.

E então, gostou de aprender como fazer um bolo de fubá sem leite? Utilize todas essas dicas e teste uma a uma para descobrir qual é a sua favorita. Compartilhe as dicas!