X

Bolo de halloween: Receita e ideias simples para fazer

Que tal um bolo de halloween criativo para comemorar a data mais divertida do ano? Em todos os pontos do Brasil comemora-se no dia 31 de outubro o halloween, ou dia das bruxas, como é mais conhecido.

Na verdade, essa é uma data tipicamente americana e irlandesa, mas que ganhou a simpatia de todo o mundo. Quem levou o Halloween para os Estados Unidos foram os irlandeses, no século XIX, e acabou tornando-se uma das principais festividades da cultura americana.

Já no Brasil é ainda uma cultura recente que foi trazida, justamente, pelos filmes e séries de TV. Então, resolvi separar uma receita de bolo de halloween super fácil e simples de fazer. Aproveite, pois, deixei também 10 inspirações de decoração. Confira!

Receita de bolo de halloween fácil de fazer

Ingredientes massa

  • 250g de manteiga
  • 275g de açúcar
  • 3 ovos
  • 1 colher (sopa) de baunilha
  • 50g de chocolate em pó
  • 340g de farinha de trigo
  • 180ml de leite
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • 1 pacote de bolacha Oreo

Modo de preparo

Essa é uma massa de chocolate fofinha, portanto, a primeira coisa que precisamos fazer é bater na batedeira toda a manteiga. Pode parecer muita manteiga, mas a intenção é mesmo ter um bolo amanteigado com textura.

Bata por aproximadamente 5 minutos até que fique um creme esbranquiçado. Em seguida, adicione o açúcar e bata por mais alguns minutos até incorporar bem. O próximo passo é adicionar os ovos um a um para não perder toda a textura que já conseguimos.

Em seguida, adicione a essência de baunilha e bata mais um pouco. Sem desligar a batedeira, acrescente o chocolate em pó. Em seguida, intercale entre a farinha de trigo e o leite, bata mais um pouquinho.

Por fim, adicione o fermento em pó e mexa delicadamente com uma colher até ficar tudo bem homogêneo. Não esqueça de adicionar as bolachas Oreo. Isso dará uma crocância incrível para a massa.

Então, triture todas as bolachas em um processador, com as mãos ou no liquidificador mesmo no pulsar e adicione à massa. Despeje essa delícia em uma forma untada e enfarinhada. Lee ao forno para assar a 180º por aproximadamente 35 minutinhos. 😉

Como fazer o recheio e cobertura de mousse

O recheio que escolhi, pois acho que super combina, é o mousse de chocolate. Esse creme também servirá para a cobertura. Portanto, será em grande quantidade. Veja quais são os ingredientes que você irá precisar:

  • 500g de açúcar
  • 120ml de água
  • 6 claras
  • 250g de manteiga amolecida
  • 130g de chocolate meio amargo derretido

A primeira coisa que vamos fazer é uma calda de açúcar que será a base do nosso merengue cremoso. Então, coloque em uma panela o açúcar e a água. Ligue em fogo baixinho para não queimar e deixe cozinhar e derreter todo o açúcar.

Quando estiver todo espumado e começando a engrossar, desligue o fogo. Enquanto a calda chega no ponto, já comece a bater as claras em ponto neve bem rapidinho para não esfriar a calda.

Quando o merengue chegar no ponto bem firme, adicione a calda e continue a bater até espumar bem. Agora divida esse merengue em duas partes, pois vamos utilizar merengue branco para fazer as decorações dos fantasminhas.

Com uma das partes, volte para a batedeira e adicione a manteiga amolecida, mas não derretida. Precisamos de uma manteiga quase que no ponto de pomada para dar a consistência ideal. Bata bem até misturar.

Em seguida, derreta o chocolate meio amargo em banho maria ou no micro-ondas e adicione ao merengue. Deixe descansar um pouco na geladeira para firmar bem. O tempo de 15 minutos é suficiente.

Como montar e decorar esse bolo fantasmagórico

Quando o bolo já estiver bem assadinho, aguarde esfriar e desenforme corretamente. Corte o bolo em três partes ou duas, fica a seu critério. Em seguida, basta adicionar o recheio de chocolate que fizemos.

Se você quiser, pode montar na mesma forma que assou. Porém, precisará forrar o fundo e as laterais com o plástico filme. Isso ajuda muito, caso o bolo precise ser levado à geladeira. 😉

Quando estiver devidamente montado é hora de fazer os fantasminhas. Para isso, você precisará do merengue branco que separamos e de algumas gotinhas de chocolate para criarmos os olhinhos.

Com um saco de confeitar, faça diferentes tamanhos de pingos sobre o bolo e também nas laterais. Em seguida, coloque as gotinhas de chocolate para formar os olhinhos dos fantasminhas.

Prontinho, seu bolo assustador já pode ser apresentado para todo mundo!

10 decorações incríveis de bolo de halloween

1 – Cemitério saboroso

2 – Bolo formato de abóbora feito com pasta americana

3 – Dois andares com aranha

4 – Abóbora horripilante com geleia de frutas vermelhas

5 – Decoração assombrosa com pasta americana

6 – O bolo de cenoura mais assustador que você já viu!

7 – Bolo teia de aranha super simples

8 – Bolo cemitério feito com Oreo

9 – Cobertura simples, porém notável

10 – Bolo drip cake de halloween

E aí, qual dessas inspirações fantásticas você mais gostou? O que acha de aproveitar essa época divertida para ganhar dinheiro com essas criações incríveis? Tem muita gente por aí procurando bolos criativos e profissionais.

Então, preciso te dar uma última dica. Conheça o Curso de Bolos Caseiros da Thaís Mello. Além de ser 100% online, você aprenderá dicas de preparo, receitas exclusivas, dicas para gerenciar seu negócio, dicas de como vender mais, como atrais clientes e muito mais.

Portanto, aproveite essa data super atrativa para conseguir novos clientes. Compartilhe as dicas!

5 / 5 ( 1 vote )