X

Bolo de laranja com casca: Receita fácil passo a passo

Já pensou um bolo caseiro de laranja bem quentinho e fofinho? Realmente não tem coisa melhor, combina com tudo e ideal pra qualquer ocasião. Hoje você vai aprender uma receita de bolo de laranja com casca de dar água na boca.

O bolo de laranja é um clássico da cozinha caseira, não tem segredo nenhum e é muito fácil de fazer. É preciso utilizar o suco natural da laranja na receita para obter aquele sabor de bolo da vovó. Porém, fica sempre um sabor mais suave.

O truque aqui é utilizar a laranja inteira com casca para acentuar mais o sabor da laranja, além de deixar o bolo com uma cor incrível. Mas é preciso alguns cuidados básicos, como em toda receita de bolo, não é mesmo?

Por isso separei algumas dicas importantes e um passo a passo completo para você fazer seu bolo de laranja com casca. Vamos conferir?

Cuidados de preparo para não errar na receita

Preciso falar sobre os cuidados antes do preparo do bolo. Como vamos colocar a laranja inteira na receita, é super importante que você escolha as laranjas mais sadias, bonitas, com cor vibrante e sem nenhuma mancha.

Outra coisa é que você precisará lavar bem essas laranjas com uma escovinha. Se você preferir, pode deixá-las de molho em uma solução de água com água sanitária por 15 minutos para desinfetar. É super seguro e livra seu alimento das bactérias.

Feito isso, você precisará cortar as laranjas em pedaços e remover aquela parte branca do bagaço. Se você colocar a laranja com essa parte branca, dará um toque mais amargo na sua receita e muita gente não gosta disso. Melhor evitar, não é mesmo?

Como a receita do bolo pede 2 laranjas, se você colocar as duas com casca poderá deixar o seu bolo muito ácido e um pouco amargo. Então outra dica é colocar 1 laranja com casca, só para realçar o sabor e a outra você limpa bem tirando toda a casca.

Outra alternativa para quem não quer colocar a casca da laranja no bolo é colocar raspas da casca no meio dos ingredientes antes de bater no liquidificador. Funciona do mesmo jeito e deixará o sabor mais suave. Aí fica a seu critério. 😊

Receita de bolo de laranja com casca de liquidificador

Ingredientes

  • 2 Laranjas (uma com casca e outra sem casca)
  • 4 ovos
  • 1 xícara (chá) de óleo
  • 2 xícaras (chá) de farinha
  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 1 Colher (sopa) fermento
  • Fatias finas de laranjas sem cascas cortadas em meia lua

Modo de preparo

No liquidificador, coloque as laranjas picadas, os ovos, o óleo e o açúcar. Bata muito bem até ficar uma massa bem homogênea. Em uma travessa, peneire a farinha de trigo e o fermento para deixar seu bolo mais fofinho.

Depois é só acrescentar a mistura batida no liquidificador e misturar com um fuê ou uma colher mesmo até misturar bem. Incorporar a farinha dessa maneira, sem bater no liquidificador, também ajudará a deixar seu bolo mais fofo.

Em seguida, coloque as fatias de laranja no fundo da forma já untada e enfarinhada e despeje a massa do bolo. As laranjas irão decorar o seu bolo e ainda o deixará super molhadinho. Se quiser pode também salpicar um pouco de açúcar para dar uma caramelizada nas laranjas enquanto o bolo assa. 😉

Leve seu bolo de laranja com casca para assar em forno preaquecido a 180º por aproximadamente 35 minutos.

Receita de calda de laranja

Agora para finalizar, caso você tenha feito um bolo caseiro de laranja simples sem as laranjas no fundo para decorar, você pode fazer uma deliciosa calda de laranja. Essa calda servirá para deixar seu bolo molhadinho com aquele gosto de quero mais.

Você só precisará de suco de 2 laranjas e 1 xícara de açúcar, pode ser de confeiteiro ou o cristal. O importante é colocar esses ingredientes na panela e deixar em fogo baixo até o açúcar começar a derreter.

Quando tiver quase todo derretido, mexa vagarosamente até começar a engrossar. É importante que você fure o bolo e despeje essa calda quando o bolo ainda estiver quente. Pode colocar um pouco de raspas de laranjas e açúcar para decorar.

Essa calda de laranja também combina muito com bolo de fubá ou de farinha de trigo tradicional. Uma dica super especial para você aproveitar nas suas próximas receitas. 😉

Gostou dessa receita de bolo de laranja com casca? Muito fácil de fazer e, o melhor de tudo, não tem desperdício nenhum! Faça na sua casa e volte aqui pra me contar o que achou, combinado?