X

Bolo de polvilho doce: Receita simples

Hoje você irá aprender uma receita surpreendente de bolo de polvilho doce ou mais conhecido também como brevidade.

Brevidade é uma receita super antiga, da época da vovó, que possui uma consistência super fofinha com uma casquinha crocante por fora. E se engana quem pensa que é uma receita complexa, todos os ingredientes são simples e todo mundo tem em casa.

Sabe aquela receita que combina perfeitamente com um café da tarde na companhia de pessoas queridas? É justamente essa receita que não pode faltar na sua lista de opções. Aliás, uma receita perfeita para vender, pois todo mundo gosta de ter uma opção diferente e especial para oferecer aos convidados, não é verdade?

Se você ainda não experimentou essa receita, vale a pena fazer hoje mesmo aí na sua casa para testar. Para te ajudar a não errar, separei um passo a passo de bolo de polvilho doce fácil de fazer. Confira!

Como fazer bolo de polvilho doce simples

Ingredientes

  • 6 claras
  • 6 gemas
  • 2 e ½ xícaras (chá) de açúcar
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 2 xícaras (chá) de polvilho doce
  • 1 copo de leite
  • 1 colher (sobremesa) de fermento em pó

Modo de preparo

Primeiramente bata as claras até chegar ao ponto de picos de neve e reserve. Isso é o que fará a diferença para deixar seu bolo fofinho por dentro. Outra dica é peneirar a farinha de trigo, o polvilho e o fermento em pó para trazer um resultado ainda melhor. 😉

Em seguida, bata as gemas juntamente com o açúcar até que você perceba que virou um creme espesso e esbranquiçado. O próximo passo é adicionar aos poucos a farinha de trigo. Bata um pouco até homogeneizar a mistura.

Quando estiver tudo bem homogêneo, acrescente o leite e bata mais um pouco. Transfira a mistura para uma tigela e adicione o polvilho doce. Nessa etapa é indicado que você bata na mão mesmo, com a ajuda de um fuê.

Adicione as claras em neve e mexa delicadamente para que as bolhas não se desfaçam. Por fim, acrescente o fermento em pó e mexa mais um pouquinho.

Transfira a massa para uma assadeira untada e enfarinhada. Leve para assar em temperatura média de 180º por aproximadamente 35 minutos.

Dica extra: vale a pena escolher uma forma com altura maior que 4 dedos da quantidade de massa. Isso porque essa receita cresce bastante. Então se você escolher uma forma baixa, provavelmente a massa irá escorrer ou estufar.

Dicas para usar a criatividade no bolo de polvilho doce

Quem já é de cozinha há muito tempo, sabe que se tiver apenas a base da receita, você pode criar muitas outras diferentes.

O diferencial dessa receita de polvilho doce é sua casquinha que fica totalmente crocante, quase igual um pão de queijo recém-saído do forno. Seu sabor é semelhante ao sabor do sequilho. É simplesmente uma delícia, mas que utilizando a criatividade fica ainda mais gostoso.

Acrescente baunilha

Qualquer receita de bolo simples você pode adicionar a famosa essência de baunilha. Além de deixar com um aspecto mais coradinho, traz um sabor inigualável para seu bolo. Coloque na massa durante o tempo de bater na batedeira cerca de 5 gotinhas. Como ela tem um sabor mais acentuado, vale a pena diminuir um pouco do açúcar.

Essa receita pede 2 xícaras e ½ de açúcar. Então coloque apenas 2 xícaras e adicione a essência de baunilha. Ficará divino! 😉

Acrescente canela

Outro ingrediente que ajuda a acentuar o sabor do bolo. Nesse caso, a quantidade é a gosto. Dependerá da sua preferência. É um ingrediente que combina muito com essa receita, pode experimentar sem medo!

Acrescente coco ralado

Na etapa em que você está acrescentando a farinha de trigo e o polvilho doce, adicione um pouco de coco ralado. Pode ser a medida de ½ xícara, apenas para dar aquele toque final na sua receita. 😉

Adicione sabor de laranja ou limão

Essa dica é incrível. O sabor da laranja nos bolos traz um frescor delicioso e seu sabor cítrico deixa a receita ainda mais gostosa. Para essa receita que deixei, você pode acrescentar 2 colheres de essência de laranja, suco ou raspas.

Você pode testar outros sabores também como limão, coco ou maracujá. Qualquer sabor que você escolher irá potencializar o sabor do bolo de polvilho doce sem dar muito trabalho.

Adicione queijo ralado

Você já ouviu falar do famoso bolo de pão de queijo? Então, ele é feito com a base dessa receita que eu passei. O único diferencial é adicionar o queijo parmesão ralado. Basta acrescentar cerca de 1 xícara de queijo ralado na etapa de mistura dos ingredientes secos.

Para dar aquele efeito super dourado para o bolo, salpique um pouco de queijo após despejar a massa na forma, antes de levar ao forno. O douradinho deixará seu bolo lindo!

Agora você já conhece uma receita incrível e pra lá de saborosa. Faça hoje mesmo aí na sua casa, depois volte aqui pra me contar o resultado. Compartilhe as dicas!