X

Bolo de pote de abacaxi: Receita passo a passo

O bolo de pote de abacaxi é uma daquelas receitas que não pode faltar, caso você queira ganhar muito dinheiro. Isso porque a combinação dos ingredientes é uma explosão de sabor. Geladinho então, ninguém resiste.

Incluir as frutas nas receitas de bolos caseiros é uma opção inteligente, porém, requer muitos cuidados. A princípio, as frutas escolhidas, principalmente o abacaxi, precisam ser fresquinhas. Quando a fruta já passou do ponto ela começa a soltar muitos líquidos. Isso é ruim para a textura e consistência de sua massa.

Além disso, o consumidor consegue perceber quando as frutas estão ou não estão frescas. Outra coisa que você precisa prestar atenção é na hora da montagem o abacaxi precisa estar muito bem encorpado ao creme, para assim dar mais sabor.

Enfim, essa é uma receita que permite inúmeras combinações. Então para te ajudar, separei aqui uma receita de bolo de pote de abacaxi inesquecível. Acompanhe o passo a passo que não tem erro!

Receita de bolo de pote de abacaxi

Ingredientes massa

  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 6 claras
  • 6 gemas
  • 1 copo (250ml) de leite
  • 4 colheres (sopa) de margarina sem sal
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó

Ingredientes recheio

  • 1 abacaxi médio picadinho
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 1 lata de leite condensado
  • 4 colheres (sopa) de amido de milho
  • ½ litro de leite
  • 2 gemas peneiradas
  • 1 colher (sopa) de essência de baunilha

Modo de preparo

A primeira coisa que você precisa fazer para preparar a massa é bater as claras em neve. Reserve. Isso irá garantir um bolo fofinho, bem aerado e preparado para receber o recheio. Bolos com essa consistência ficam molhadinhos e irresistíveis! 😉

Em seguida, bata na batedeira as gemas com o açúcar e a manteiga até obter um creme espesso (5 minutos). O próximo passo é adicionar aos poucos e de modo intercalado o leite e a farinha de trigo.

Feito isso é só acrescentar o fermento em pó e bater delicadamente com a ajuda de um fuê. Por fim, adicione as claras em neve e mexa novamente para incorporar bem. Despeje a massa em uma forma já untada e enfarinhada. Leve ao forno preaquecido a 180º por aproximadamente 35 minutos.

Como fazer um delicioso recheio de abacaxi

O recheio do bolo de pote de abacaxi pode também se tornar a cobertura. Portanto, finalize sempre com uma camada de recheio. Nessa etapa não tem segredo, a maior parte da receita é feita no fogo.

Então em uma panela, você começará a fazer o doce de abacaxi. Esse abacaxi precisa ser reduzido para que fique bem macio e cremoso. Assim, fica mais fácil de incorporar ao creme.

Leve ao fogo baixo o abacaxi picado e o açúcar até começar a engrossar. Reserve. Em outra panela, leve o leite condensado, o amido de milho, o leite, as gemas e a baunilha. Mexa sempre até começar a engrossar como um mingau.

É importante que você aguarde essa mistura esfriar bem para misturar o doce de abacaxi. Quando estiver bem frio, adicione o doce de abacaxi e mexa bem. Prontinho!

Montagem do bolo de pote de abacaxi

Para montar o bolo de pote de abacaxi você precisará, primeiramente, de embalagens de 250ml. Precisará também de aros de corte para facilitar a montagem. Caso não tenha, você pode esfarelar toda a massa do bolo e colocar aos poucos nos potinhos. 😉

Com a massa do bolo já assada e desenformada, use os aros para cortar do mesmo tamanho dos potinhos. Ele ficará muito mais apresentável e lindo!

Espalhe um pouco de creme de abacaxi no fundo, coloque uma folha de massa e coloque mais um pouco de creme. Vá intercalando dessa forma até acabar. Finalize com uma camada de creme.

Para decorar, você pode salpicar chocolate branco ralado, coco, pedaços de abacaxi, chantilly ou até misturar outras frutas como morango que combina muito. O interessante é que você deixe gelar por aproximadamente 2 horas antes de vender. Ele ficará saborosíssimo e super molhadinho.

Caso queira dar uma conferida, tenho aqui no blog várias dicas de recheios para bolo de pote que poderá te interessar. Dá uma olhadinha depois!

Como fazer o melhor bolo de pote para vender

Essa receita que ensinei, você pode modificar muita coisa e acrescentar qualquer ingrediente que quiser. Mas quer uma dica de verdade para alavancar muito suas vendas de bolos de pote? Já pensou em fazer um curso totalmente online de bolos no pote?

Hoje, quem quer vender mais e passar na frente de qualquer concorrência precisa se especializar. Adquirir conhecimentos nunca é investimento demais. Ao contrário, quanto mais conhecimento em confeitaria, tendências e dicas para economizar, mais ganhos você terá.

Estou falando do Curso de Bolos no Pote da Marcia Tozo. É um curso 100% online, onde você pode aprender quando e onde quiser. Com um investimento super econômico você tem acesso a dicas sobre administração de negócios, dicas de vendas, as receitas mais vendidas, como embalar de maneira criativa e muito mais.

Quer conhecer mais sobre esse curso que está mudando a vida de muitas pessoas? Então clique aqui e confira um conteúdo completo que preparei especialmente para você que quer dar um novo rumo ao seu negócio.

Agora que você já aprendeu essa receita maravilhosa de bolo de pote de abacaxi e essa dica para aumentar suas vendas, é só colocar a mão na massa e colher os frutos do sucesso. Boas vendas!