X

Bolo floresta negra: Receita tradicional de forma simples

Você sabia que o bolo floresta negra é uma receita vinda da Alemanha? Isso mesmo, uma receita que se tornou uma das maiores paixões dos brasileiros!

Uma combinação simplesmente perfeita que reúne o chocolate, cerejas e muito chantilly. Mas por incrível que possa parecer o modo de preparo não é nada difícil. Basta apenas alguns cuidados com as medidas e seguir o passo a passo direitinho que não tem erro.

Então, hoje você aprenderá uma receita fácil de bolo floresta negra. Prepare-se para ficar com água na boca! Vamos aos ingredientes?

Receita tradicional de bolo floresta negra

Ingredientes massa

  • 3 gemas
  • 3 claras
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo
  • 2 colheres (sopa) de cacau em pó 50%
  • 125ml de leite morno
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de preparo

A massa tradicional do bolo floresta negra é de chocolate bem fofinho. Então, será preciso bater as claras em neve para termos um bolo bem aerado e macio. Bata as 3 claras por cerca de 4 minutos até você perceber que está formando picos bem firmes. Reserve.

Em seguida, sem parar de bater, adicione as gemas uma a uma para não perder a aeração. O próximo passo é adicionar, também aos poucos, o açúcar. Ao final, você terá um creme bem espesso e esbranquiçado.

Transfira o leite morno para uma jarra e já dilua o cacau em pó. Aqui é interessante frisar a importância do cacau em pó. Se você colocar um achocolatado, sua massa e todo seu bolo ficará muito doce e enjoativo. Então, utilize cacau em pó de no mínimo 50%. 😉

Transfira a mistura da batedeira para uma tigela grande. Em seguida, intercale o leite com a farinha de trigo. Mexa tudo delicadamente com um garfo ou um batedor de claras. Por fim, acrescente o fermento em pó e mexa mais um pouquinho.

Transfira a massa para uma forma untada e polvilhada com cacau em pó. Leve para assar em forno preaquecido a 180º por aproximadamente 35 a 40 minutos.

Como fazer um recheio cremoso e maravilhoso

O recheio do bolo floresta negra é basicamente composto por chantilly. Aliás, tenho aqui no blog uma receita de chantilly caseiro super fácil para te ajudar nessa receita.

Contudo, você também pode utilizar aquele chantilly pronto de caixinha que encontramos no mercado. Combinei o chantilly com um delicioso brigadeiro de leite condensado. Você já deve até imaginar como ficará, não é mesmo? Então, veja só os ingredientes que você irá precisar:

  • 1 caixinha de leite condensado
  • ½ caixinha de creme de leite
  • 150g de cerejas picadas
  • ½ colher (sopa) de manteiga ou margarina
  • 1 xícara (chá) de chantilly gelado

A primeira coisa a fazer é colocar em uma panela o leite condensado e a manteiga. Leve para cozinhar por cerca de 3 minutos até começar a ganhar consistência. Quando chegar no ponto de brigadeiro mole, desligue o fogo e adicione o creme de leite. Reserve.

Em seguida, comece a bater o chantilly que deve estar bem gelado para chegar na consistência exata. Quando chegar no ponto de picos bem firmes, adicione o brigadeiro de leite condensado e bata novamente até incorporar tudo.

O próximo passo é misturar as cerejas com cerca de 6 colheres (sopa) da calda. Cuidado para não colocar muita calda senão irá desfazer o seu chantilly! Está prontinho o recheio, é só cortar e rechear o bolo com essa maravilha!

DICA EXTRA: escolha uma calda simples para bolo para regar a sua massa. Pode ser até a própria calda da cereja misturada com ½ xícara de água. Dessa forma, após levar à geladeira ficará com a massa bem molhadinha! 😉

Dica especial de decoração do bolo!

Para a decoração, o ideal é cobrir mesmo com chantilly branco. Mas você pode também fazer uma ganache de chocolate meio amargo e cobrir, apenas fazendo algumas pitangas com chantilly e acrescentar cerejas. Também fica lindo!

Eu cobri o meu bolo com chantilly branco e salpiquei raspas de chocolate meio amargo. Em cima do bolo, eu fiz algumas pitangas com o bico 1M e coloquei algumas cerejas para enfeitar.

Quer aprender mais receitas como essa e ainda saber como ganhar dinheiro vendendo essas delícias irresistíveis? Sendo assim, eu recomendo que participe do Curso da Thais Mello.

Ela criou esse curso, justamente, para ajudar quem quer iniciar nesse mercado. Então, você encontrará muitas dicas de receitas que mais vendem, como diversificar ingredientes, como precificar seus bolos, quantidade exata, tendências e muito mais!

É um treinamento completo que já ajudou milhares de pessoas a atingirem sua independência financeira. Quem já fez esse curso relata que já consegue faturar até R$5 mil reais por mês. Portanto, não deixe de conferir. O custo-benefício é excelente e será fundamental nessa nova caminhada. Compartilhe as dicas!