X

Bolo formigueiro de liquidificador: Receita simples passo a passo

Um bolo formigueiro de liquidificador é a escolha perfeita para quem quer adoçar a vida, mas precisa de uma receita prática, rápida e econômica. Afinal, basta ter os ingredientes certos, misturar tudo, colocar no forno e pronto!

Essa é uma daquelas receitinhas clássicas que todo mundo gosta. Combina com várias ocasiões e é perfeita para aquelas reuniões com amigos e familiares. Precisou de uma receita rápida? Então pode escolher sem medo o bolo formigueiro de liquidificador.

Um dos maiores diferenciais dessa iguaria é o contraste dos granulados com uma massa branca fofinha. Por isso, essa receita foi gentilmente apelidada de bolo formigueiro. Fez um sucesso enorme na nossa infância e até hoje é alegria garantida!

Se você está cansada de preparar bolo de fubá, de farinha de trigo ou o famoso bolo de cenoura, essa pode ser uma alternativa ainda mais deliciosa. Vamos aos ingredientes?

Receita de bolo de formigueiro de liquidificador passo a passo

Ingredientes

  • 1 xícara (chá) de leite integral;
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo;
  • 1 xícara (chá) de açúcar;
  • 3 ovos inteiros;
  • 50 g de chocolate granulado;
  • 3 colheres (sopa) de margarina;
  • 1 colher (chá) de fermento em pó.

Modo de preparo

  1. A primeira coisa que você precisa fazer é pré-aquecer o forno a 180º por cerca de 10 minutinhos. Como o preparo do bolo é ultra rápido, deixe então o forno pré-aquecendo antes;
  2. O próximo passo é colocar no liquidificador o leite, a margarina, os ovos e o açúcar;
  3. Bata esses ingredientes por aproximadamente 10 minutos até que fique bem homogêneo;
  4. Transfira a mistura para uma tigela e vá, aos poucos, acrescentando a farinha de trigo;
  5. Por fim, adicione o fermento em pó, mexa lentamente e adicione também os granulados;
  6. Mexa até que todos os ingredientes fiquem bem misturados;
  7. Dica extra: Você pode até bater a farinha de trigo também no liquidificador para agilizar mais, porém, o bolo não ficará com uma massa fofinha;
  8. Em seguida, transfira a massa para uma forma untada e enfarinhada;
  9. Caso queira, pode salpicar um pouco mais de granulado por cima, mas é opcional;
  10. Leve o bolo para assar em temperatura média ideal de 180º por aproximadamente 35 minutos;
  11. Aguarde que o bolo esfrie bem para desenformar.

Tempo de Preparo: 15 minutos

Preparação: 35 minutos

Tempo total: 50 minutos

Rendimento: 12 Porções

Categoria: Bolos

Cozinha: Brasileira

Cerca de 190 Kcal por porção

Dica de cobertura especial para o bolo

Existem vários tipos de cobertura que combinam com uma massa branca, inclusive com chocolate. Mas uma que nunca falha e também é super econômica é a receita de brigadeiro mole.

Você não gastará quase nada para fazer, fica bem escura e com aquele aspecto cremoso que escorre pelas laterais do bolo. Irresistível, não é mesmo? Deixa o bolo ainda mais lindo, se você colocar a massa para assar em uma forma com furo central.

Aliás, você pode até fazer um pouco mais de calda e transformar seu bolo formigueiro de liquidificador em um bolo formigueiro vulcão. Cheio de chocolate e com uma surpresa a cada corte. Veja o que você irá precisar!

Ingredientes

  • 4 colheres (sopa) de chocolate em pó;
  • 1 lata de leite condensado ou 3 colheres (sopa) de açúcar refinado;
  • 1 colher (sopa) de margarina sem sal;
  • 5 colheres (sopa) de leite integral.

Modo de preparo

Nessa receita, você pode usar o chocolate em pó 50% ou até mesmo o achocolatado. Mas se você optar pelo achocolatado, deverá utilizar 2 colheres de açúcar e não utilizar o leite condensado, senão ficará uma calda muito doce.

E para fazer essa calda ultra cremosa não tem segredo algum. Basta colocar todos os ingredientes em uma panela, mexer bem em fogo baixo até que a margarina derreta e deixe cozinhar até que comece levantar fervura.

Não pare de mexer, pois pode empelotar sua calda. Mexa até começar a engrossar (aproximadamente 8 minutos). Quando a calda estiver bem cremosa, mas não ao ponto de brigadeiro, desligue o fogo.

O interessante é jogar a calda ainda quente no bolo, pois quando ela esfria naturalmente pode engrossar um pouco. Aí, ficará mais difícil de espalhar por cima do bolo. Essa receita é ideal para um bolo de café da tarde, não é mesmo?

Viu só como é bem simples fazer o bolo formigueiro de liquidificador? Essa receita rende até 12 fatias e tenho certeza que todo mundo irá amar. Bom apetite!

Tags: Bolo formigueiro