X

Bolo muito doce: O que fazer? Dicas para melhorar

Você acabou fazendo um bolo muito doce? Saiba que isso acontece muito mais do que você imagina. Às vezes, alguns ingredientes não podem ser misturados com outros, pois alteram completamente o sabor final da massa do bolo.

Alguma vez você já se perguntou como que os confeiteiros fazem para ajustar o sabor doce dos bolos? Principalmente quando falamos em bolo de chocolate ou que levam ingredientes muito doces no recheio, essa preocupação é grande.

Na verdade, temos sempre que dosar ingredientes doces para equilibrar o sabor final. Mas como fazer isso? Será que tem como salvar um bolo muito doce? É o que veremos logo a seguir. Confira dicas importantes para te ajudar!

Tem como salvar um bolo muito doce?

Errou na medida do açúcar da massa ou adicionou um recheio muito doce no bolo? Não se preocupe. Existem sim algumas formas de transformar essa receita e reduzir um pouco do sabor doce.

Na verdade, é preciso seguir à risca as receitas para não terminar com esse problema. Outra coisa é que você não pode adicionar qualquer ingrediente na receita, principalmente se for doce. Por exemplo, opte por coco ralado sem açúcar caso queira adicionar à massa.

Agora, se você quiser adicionar outro tipo de ingrediente doce, lembre-se de reduzir cerca de 3 a 4 colheres do açúcar que vai na massa. Veja a seguir, algumas atitudes que irão te ajudar a reduzir o sabor doce do bolo pronto!

4 dicas para recuperar um bolo muito doce

1 – Faça uma calda cítrica

A calda cítrica como de limão ou laranja é capaz de anular o sabor muito doce do bolo. Mas essa dica somente será útil se você fez um bolo simples sem recheio nem cobertura.

Basta misturar 200 ml de leite condensado diet + suco de 2 limões taiti + raspas de limão. Em uma tigela, misture muito bem esses ingredientes e deixe o limão agir no leite condensado. Ficará um creme bem espesso que ajudará na sua receita.

2 – Faça um pavê delicioso

Se nada der certo, o que acha de desmontar esse bolo e criar um pavê delicioso? Tenho uma receita que se chama pavê de coco com maracujá. Veja o que você irá precisar:

Ingredientes calda

  • Polpa de 1 maracujá grande batido no pulsar e coado
  • ½ xícara (chá) de suco concentrado de maracujá
  • 3 colheres das de sopa de licor (opcional)

Ingredientes creme

  • 750 ml de leite
  • 1 vidro de leite de coco (200 ml)
  • ½ lata de leite condensado
  • ½ xícara (chá) de coco ralado sem açúcar
  • 4 colheres das de sopa de amido de milho

Modo de preparo

Primeiramente, corte o bolo em fatias de 2 dedos e forre um refratário. Em seguida, adicione a mistura da calda com as polpas e o suco concentrado de maracujá.

Agora, faça o creme. Leve em fogo baixo o leite de coco, o coco ralado, o leite condensado e o amido de milho dissolvido no leite. Assim que levantar fervura e começar a engrossas desligue o fogo.

Em seguida, espalhe esse creme sobre o bolo. Por fim, decore com coco ralado e sementinhas de maracujá. Leve à geladeira por até 2 horas antes de servir.

3 – Adicione uma ganache de chocolate meio amargo

A cobertura poderá disfarçar muito bem o sabor do bolo muito doce. Aliás, essa é a função exata de uma ganache de chocolate meio amargo. Prefira chocolates com mais de 70% de cacau para acentuar o sabor.

Para fazer a ganache é super simples. Basta derreter 250 gramas de chocolate meio amargo picado em banho maria ou no micro-ondas e, em seguida, adicione 250 gramas de creme de leite. Mexa até tudo ficar bem homogêneo e já pode espalhar sobre o bolo. 😉

4 – A importância do sal na massa

Sempre vemos, na maioria das receitas, a adição de uma pitada de sal. Isso é justamente para equilibrar o doce da massa e ainda diminuir a acidez de alguns ingredientes, cítricos, por exemplo.

O sal pode fazer toda a diferença no sabor de sobremesas ou bolos. Isso porque ajuda a realçar o sabor do bolo e de todos os ingredientes contidos nele. Então, no momento do preparo da massa não se esqueça de adicionar 1 pitadinha de sal, 1 colher (chá) super rasa de sal já é suficiente. 😉

Viu só como é possível salvar um bolo muito doce? Gostou desses truques? Então compartilhe as dicas!