X

Bolo sem margarina: Receita e dicas de como fazer

Será que é possível fazer bolo sem margarina? No mundo da confeitaria há diversos truques e técnicas de aperfeiçoamento para a criação de bolos deliciosos.

Toda e qualquer receita precisa dos ingredientes certos para que ela realmente funcione. Na verdade, é a combinação e a ordem dos ingredientes que fazem com que uma receita fique diferente da outra.

Quem faz bolos caseiros há muito tempo sabe que quando falta um ingrediente e a vontade de comer um bolo aperta, fica complicado. Justamente por isso que é preciso conhecer as funções de cada ingrediente e as possibilidades de substituições.

É o caso do bolo sem margarina. Você verá como é possível fazer a substituição e de quebra vou te deixar uma receitinha super fácil de fazer. Vamos conferir?

Qual é a função da margarina no bolo?

Você já parou para pensar para que serve cada ingrediente que vai nas receitas de bolos caseiros? Pois é, são informações muito importantes que irão te ajudar muito naquela hora em que faltar um ingrediente essencial, como a margarina.

De modo geral, a margarina ou manteiga serve para além de dar um sabor equilibrado, ajuda na aeração da massa. Outra curiosidade é que a margarina impede que o glúten se forme, pois envolve as proteínas da farinha de trigo e impede que elas se liguem. Esse é um dos motivos que ajudam a deixar o bolo fofinho.

A margarina também é uma fonte de gordura natural, sendo a mais preferida a manteiga por conter maior teor de gorduras boas. A margarina, por sua vez, contém uma quantidade maior de água em sua composição. Dessa forma, ajuda a umidificar o bolo enquanto ele assa em alta temperatura.

Então, a presença da margarina na receita de bolo é fundamental, mas será que pode substituir em caso de falta?

Pode substituir a margarina pelo óleo?

O sucesso de uma receita de bolo depende de vários fatores como a temperatura, a qualidade e a proporção dos ingredientes. Dessa maneira, você pode sim substituir a margarina pelo óleo, mas deve saber a proporção exata.

Antes de mais nada, opte por óleos que tenham uma composição mais saudável como o óleo de canola ou de milho. Eles não possuem um sabor característico, o que ajuda a não modificar o sabor da sua receita.

Desse modo, para cada colher (sopa) de manteiga (20g) substitua por 1 e ½ colher (sopa) de óleo. Essa é uma substituição bem interessante para fazer bolos simples e econômicos.

Receita completa de bolo sem margarina

Ingredientes

  • 3 ovos inteiros
  • 1 e ½ xícara (chá) de açúcar
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • ½ xícara (chá) de óleo
  • 1 xícara (chá) de água
  • 1 colher (sopa) rasa de fermento
  • 1 colher (sopa) de amido de milho

Modo de preparo

A primeira coisa a se fazer é peneirar em uma tigela a farinha de trigo, o fermento e o amido de milho. Isso irá ajudar muito a deixar seu bolo mais fofinho. 😉

No liquidificador ou na batedeira, bata os ovos, o açúcar e o óleo. Acrescente a água e bata mais um pouco. Transfira aos poucos essa mistura para a tigela com os ingredientes secos peneirados. Bata com a ajuda de um fuê por alguns minutos até que a mistura fique bem homogênea.

Unte uma forma com manteiga ou óleo e polvilhe farinha de trigo. Despeje a massa pronta na forma e leve ao forno preaquecido a 180º por aproximadamente 35 minutinhos ou até que fique bem dourado. Na dúvida, faça o teste do palito que nunca falha! 😉

Caso queira, você também pode substituir a água por 1 xícara de leite. Funciona da mesma forma e também fica delicioso.

Dicas extras: adicione 1 pacotinho de chocolate granulado na massa. Ou você pode acrescentar 1 pacotinho de coco ralado também para dar um sabor incrível!

Viu só como é fácil e econômico fazer um bolo sem margarina? Então aproveite para começar a usar essas dicas agora mesmo. Deixe nos comentários suas dúvidas e se tiver alguma dica de substituição, adoraríamos conhecer. Compartilhe as dicas!