X

Bolo simples de farinha de trigo: Receita e dicas passo a passo

Imagine só um bolo simples de farinha de trigo em um café da manhã ou da tarde? Muito bom, não é mesmo? Dá até água na boca só de pensar na combinação de um café bem forte e um belo pedaço desse bolo bem quentinho.

Na verdade, quanto mais simples forem as receitas de bolo, mais gostosas elas são. Além disso, combinam com tudo e podem se transformar em uma iguaria se forem bem-feitas.

Outra vantagem de optar pelas receitas mais clássicas é que são uma excelente fonte de renda. Já pensou em ganhar dinheiro com o prazer de fazer o que mais gosta? O melhor de tudo isso é a economia, afinal, um bolo simples pede poucos ingredientes que você pode encontrar em qualquer mercearia.

Vamos ao que interessa? Confira agora uma receita maravilhosa de bolo simples de farinha de trigo e algumas dicas extras para deixar seu bolo ainda mais irresistível!

Receita de bolo simples de farinha de trigo

Ingredientes

  • 3 xícaras de farinha de trigo
  • 2 xícaras de açúcar
  • 1 xícara de óleo
  • 3 ovos inteiros
  • 200ml de leite
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de preparo

Para essa receita, não há a necessidade de bater no liquidificador nem na batedeira. Isso mesmo, com apenas um fuê e um recipiente grande você consegue fazer esse bolo que ficará super fofinho.

Primeiramente coloque em um recipiente o açúcar, os ovos e o óleo. Mexa muito bem até misturar esses ingredientes. Em seguida, adicione o leite, mexendo bem e acrescente a farinha de trigo.

Por fim, coloque o fermento em pó e mexa mais um pouco para misturar o fermento. Despeje a massa em uma forma de 24cm untada com manteiga e enfarinhada. Leve ao forno preaquecido a 180º por aproximadamente 35 minutos.

Desinforme quando o bolo esfriar bem, combinado?

Receita de calda de frutas vermelhas para bolo simples

Caso você queira dar um toque a mais no seu bolo simples e deixá-lo mais apetitoso, você pode fazer uma calda saborosa. Pode ser de chocolate, de morango, de doce de leite, goiabada, chocolate branco ou o que sua imaginação mandar. Veja só essa dica!

Ingredientes

  • 1 xícara e meia de açúcar
  • 300g de morangos limpos
  • 300g de framboesas
  • 200g de mirtilo
  • 200g de amora
  • 2 limões

Modo de preparo

Primeiramente pique todas as frutas e coloque em uma panela funda. Adicione o suco dos limões, todo o açúcar e deixe cozinhar por 30 minutos em fogo baixo. É importante que você vá mexendo eventualmente para não grudar no fundo da panela.

Após 30 minutos desligue o fogo, aguarde esfriar e regue sobre o bolo. Você pode também fazer furinhos no bolo ainda quente e jogar a calda por cima. Ela irá penetrar em todo o bolo deixando-o divino.

3 dicas para um bolo simples de farinha de trigo perfeito

Há algumas dicas que por mais óbvias que sejam fazem toda a diferença para que um bolo simples de farinha de trigo fique diferente de tudo o que você já viu. Como você pôde nessa receita acima que citei aqui, utilizamos a maneira antiga de fazer bolos, que era na mão mesmo. Nada de batedeira ou liquidificador e mesmo assim fica um bolo super fofinho e delicioso.

1 – Peneire os ingredientes

Peneirar os ingredientes secos como a farinha e o açúcar fazem toda a diferença pois remove aquelas pedrinhas do açúcar e deixa a farinha mais soltinha. Isso colabora muito para deixar o bolo mais fofo. Principalmente se você for bater o bolo na mão, essa dica é primordial para não estragar sua receita.

2 – Separe todos os ingredientes antes de fazer o bolo

Uma coisa que sempre vejo por aí é as pessoas deixarem todos os ingredientes na mesa e quando vão fazer a receita é que separam as medidas. Essa não é a forma correta de fazer o bolo e pode ocasionar imprevistos no resultado do seu bolo.

Acontece que a partir do momento em que a batedeira liga, você precisa ir adicionando os ingredientes no tempo exato. Se a massa bate demais ou bate menos que o necessário, fará com que seu bolo perca algumas características.

Por isso, o ideal é que você separe todas as medidas antes de começar a bater o bolo para que nada passe do ponto.

3 – Unte a forma antes de bater o bolo

É outra coisa que muita gente deixa para fazer no final da receita. Como você já deve saber, o fermento é o ingrediente que precisa ser colocado por último na receita, pois começa a agir muito rápido.

Se você deixa para untar a forma depois de bater o bolo, o fermento começará a agir antes do tempo. Resultado? Seu bolo terá problemas ao crescer no forno. Então, a primeira coisa a fazer é deixar todos os ingredientes prontos e a assadeira untada, combinado?

Gostou dessas dicas de como fazer um bolo simples de trigo? Não esqueça de compartilhar essas dicas com outras pessoas e se você quiser saber mais, basta se inscrever no Curso de Bolos Caseiros que recomendamos aqui!