X

Bolo três leites: Receita passo a passo

Quem é que resiste a um bolo molhadinho e fofinho? O bolo três leites tem todas essas qualidades e ainda surpreende com seu visual irresistível. Todo mundo irá querer provar!

Aliás, seu modo de preparo é super simples e rápido de fazer. Tudo o que basta é uma massa bem aerada e uma calda cremosa. Aposto que você já está imaginando essa combinação fantástica, não é mesmo?

Então, se prepare, pois você verá um passo a passo completo da receita de bolo de três leites + uma surpresinha no final. Confira!

Receita completa de bolo três leites

Ingredientes

  • 1 e ½ xícara (chá) de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • ½ colher (chá) de sal
  • 4 gemas
  • 4 claras
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • ½ xícara (chá) de leite integral
  • 2 colheres (chá) de essência de baunilha (opcional)

Modo de preparo

Para essa receita, eu pensei em uma massa bem simples, mas aerada na medida para absorver toda a calda. Aqui temos duas opções. Você pode bater os primeiros ingredientes no liquidificador mesmo ou bater tudo na batedeira.

Eu sempre prefiro fazer bolos simples de liquidificador. Mas nesse caso, como preciso de uma massa super aerada, escolhi fazer na batedeira, pois precisarei de claras em neve.

Então, o primeiro passo é bater as claras até chegar no ponto neve, com picos bem firmes. Reserve. Ainda na batedeira, bata as gemas e o açúcar por alguns minutos até formar um creme esbranquiçado.

Em seguida, adicione a essência de baunilha e o sal. Reduza a velocidade para a mínima e vá intercalando a adição da farinha de trigo com o leite. Por fim, desligue a batedeira, adicione o fermento e pó e as claras em neve e mexa tudo delicadamente com um fuê ou um garfo para não perder a aeração.

Prontinho, já tem uma massa de um bolo fofinho para utilizar em qualquer outra receita. Transfira a massa para uma forma untada e enfarinhada. Leve para assar em forno preaquecido a 180º por aproximadamente 35 a 40 minutos ou até que ele fique bem dourado.

Receita de calda de três leites para regar a massa

Ingredientes

  • 200ml de creme de leite
  • 1 caixinha de leite condensado
  • 200ml de leite integral

Modo de preparo

É a calda que trará o toque especial para esse bolo. E o seu preparo é extremamente simples. Basta misturar todos os ingredientes e levar ao fogo bem baixinho só até começar a ferver.

Quando chegar no ponto de fervura, desligue o fogo. É interessante regar o bolo com a calda ainda quente. Isso porque como levamos ao fogo por alguns minutos, a tendência é que ela engrosse um pouquinho.

Então, quando regar o bolo, ao esfriar ela ficará mais encorpada e deixará a massa do bolo super cremosa. Faça alguns furinhos na massa com um garfo e molhe bem toda a superfície com a calda.

Eu sugiro que você leve esse bolo à geladeira por alguns minutos só para a calda encorpar, mas caso queira já pode devorar assim mesmo!

DICA EXTRA de cobertura de doce de leite

Até agora temos um bolo três leites, mas podemos adicionar mais um ingrediente e torná-lo um bolo quatro leites. Nesse caso, há duas possibilidades, ou você cozinha o leite condensado normalmente ou adiciona um doce de leite cremoso.

Eu, particularmente, prefiro cozinhar o leite condensado e transformá-lo em um doce de leite cremoso. Acho muito mais saboroso e mais consistente do que o doce de leite que compramos no supermercado.

Então, para fazer isso basta colocar 1 latinha de leite condensado na panela de pressão. Adicione água suficiente para cobrir a latinha, mais ou menos 3 dedos acima dela. Em seguida, quando começar a pegar pressão, conte 35 minutos.

Quando chegar o tempo, desligue a panela e deixe sair a pressão naturalmente, cerca de mais 10 minutos. Prontinho, você terá um doce de leite ultra cremoso.

Desenforme o bolo em um prato bem bonito, regue com a calda três leites e cubra o bolo com o doce de leite. Ah! Para deixar seu bolo ainda mais charmoso, adicione um pouco de raspas de chocolate branco ou canela em pó. 😉

Agora, se você quer aprender mais receitas como essa e ainda saber como ganhar dinheiro vendendo bolos caseiros, preciso te dar uma dica especial!

O Curso de Bolos Caseiros da Thaís Mello é um treinamento completo e super acessível que foi criado, justamente, para ajudar a montar um negócio próprio do zero.

É um curso 100% online, o qual você aprenderá dicas de preparo, receitas exclusivas, como gerenciar o seu negócio e ferramentas que te ajudarão a alcançar de vez a sua independência financeira.

Quem já fez, reata que já fatura mais de R$5 mil reais por mês seguindo os passos que o curso ensina. Portanto, não deixe de conferir. Compartilhe as dicas!