X

Bolo trufado de chocolate: Receita fácil

Um bolo trufado de chocolate é ideal para qualquer ocasião, desde aniversários até comemorações corporativas ou formaturas.

E se engana quem pensa que essa é uma receita complexa de fazer. O nome assusta, mas o modo de preparo é super simples. O que você precisa ter atenção mesmo é na composição dos ingredientes e na apresentação do bolo.

Com uma característica única, os bolos trufados fazem um enorme sucesso e se tornaram pedida número 1 das grandes confeitarias. Quem gosta de se fartar de doce, essa é a melhor escolha.

Então, para te ajudar a fazer um bolo trufado de chocolate perfeito, separei algumas dicas importantes e uma receita completa pra lá de fácil. Vamos conferir?

O que é um bolo trufado?

Se um bolo comum já é delicioso, imagine então um bolo trufado? Mas o que quer dizer bolo trufado? Qual é a diferença? O termo trufado vem de “trufa de chocolate”, um doce feito com puro chocolate, tanto no recheio quanto no banho (cobertura).

Outro diferencial da trufa de chocolate é a inclusão de conhaque no recheio para trazer um sabor totalmente distinto para o doce. É coberto opcionalmente por cacau em pó para dar um visual atraente.

Para facilitar, fiz uma longa pesquisa e encontrei algumas características principais que bolos trufados apresentam. Veja o que seu bolo precisa ter para ser considerado um bolo trufado:

  • Ultra recheado com os mesmos ingredientes de trufa de chocolate, ou seja, ganache preparada com chocolate nobre e creme de leite.
  • A ganache poderá conter outros sabores, porém, sempre com esses dois ingredientes.
  • Recheio consistente estilo mousse para dar estrutura ao bolo.
  • Massa úmida na medida e bem escura.
  • Cobertura de chocolate bem cremosa e consistente.

São essas características que seu bolo trufado de chocolate precisa apresentar. Mas para colocar todas essas dicas em prática, vamos ao passo a passo da receita para você acompanhar direitinho!

Receita de bolo trufado de chocolate

Ingredientes massa

  • 3 ovos
  • 1 ½ xícara (chá) de açúcar
  • ½ xícara (chá) de leite quente
  • ½ xícara (chá) de cacau em pó
  • 1 e ½ xícara (chá) de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó

Ingredientes recheio e cobertura

  • 300 g de chocolate meio amargo
  • 200 g de creme de leite
  • 1 colher (sopa) de conhaque (opcional)
  • Castanhas picadas para decoração (opcional)

Modo de preparo

Primeiramente vamos ao preparo da massa que pode ser um pão de ló de chocolate para obter uma massa bem aerada e fofinha. Então, na batedeira coloque os ovos e bata por aproximadamente 5 minutos até dobrar de volume. Em seguida, adicione o açúcar e bata novamente por mais 5 minutos.

O próximo passo é misturar o cacau em pó no leite quente para facilitar. Pode colocar separado também, sem problema algum. Em seguida, adicione a farinha de trigo aos poucos e desligue a batedeira.

Por fim, adicione o fermento em pó e mexa lentamente com uma colher. Transfira essa mistura para uma forma untada e enfarinhada. Leve para assar em temperatura ideal por aproximadamente 35 minutos.

Dica extra de calda para umedecer a massa

Antes de fazer o recheio, tenho uma dica importante. Como o bolo trufado precisa ser bem úmido para obter uma consistência única, você pode umedecer a massa com uma calda simples. Essa calda pode ser a seu gosto, mas tenho uma sugestão.

Prepare uma mistura com 1 e ½ xícara (chá) de água + 3 colheres (sopa) de açúcar + 1 pau de canela para dar sabor. Leve esses ingredientes ao fogo baixo até levantar fervura, aproximadamente 5 minutos.

Em seguida, corte o bolo ao meio e regue com essa calda maravilhosa.

Preparo do recheio e da cobertura

Essa receita é única, ou seja, você pode utilizar para o recheio e para cobertura. Mas você também pode fazer um recheio de mousse de chocolate. Tenho aqui no blog uma receita de mousse de chocolate incrível que dará certinho para esse bolo.

Então, pique 300g de chocolate meio amargo e derreta em banho maria ou no micro-ondas. Chocolate derretido, adicione o creme de leite e mexa bem até incorporar tudo.

Em seguida, adicione 1 colher (sopa) de conhaque, mas esse ingrediente é super opcional. O próximo passo é espalhar uma camada generosa desse recheio sobre o bolo e cobrir com a outra parte da massa. Regue mais um pouco com a calda e cubra com plástico filme. Leve a freezer por cerca de 20 minutos ou deixe na geladeira de um dia para o outro.

Por fim, espalhe o restante da ganache com ajuda de uma espátula. Caso ela tenha endurecido um pouco, basta adicionar 2 colheres de creme de leite. Salpique um pouco de castanhas picadas para ficar linda a decoração do bolo. Caso não queira colocar castanhas, pode salpicar um pouco de cacau em pó para dar um efeito diferente.

E aí, gostou dessa receita de bolo trufado de chocolate? Então coloque tudo isso em prática agora mesmo. Compartilhe as dicas!