X

Com quanto tempo de antecedência posso fazer um bolo?

Hoje você irá tirar todas as dúvidas e saber de uma vez por todas a resposta para: com quanto tempo de antecedência posso fazer um bolo? Dessa forma, você poderá se organizar melhor sempre que fizer uma encomenda de festas ou até mesmo para algum familiar.

Todo mundo sabe que quanto mais cedo o bolo ficar pronto, melhor para organizar todos os outros preparativos da festa – que não são poucos – e não esquecer de nada. Mas será que é possível deixar o bolo pronto dias antes da festa? E quanto à massa, será que pode ser congelada? Com quanto tempo de antecedência posso fazer um bolo?

Essas são as maiores dúvidas de quem pretende produzir um bolo de festa e pretendo esclarecer todas elas aqui. Preparei um guia completo para te ajudar nessas questões. Vamos conferir?

Planejamento é essencial!

Para que seu bolo saia perfeito e atenda todas as expectativas da pessoa que irá comemorar uma data especial, conhecimentos e técnicas avançadas não bastam. É imprescindível que haja muito planejamento em todo o passo a passo.

O planejamento é que irá te ajudar a entregar o bolo na hora certa sem perder a textura e sabor. Afinal, para uma data especial nada pode dar errado, principalmente com a estrela da festa que é o bolo.

Quando vamos preparar um bolo para a família, nem sempre nos preocupamos com acabamento e pequenos detalhes. No entanto, quando o bolo é peça chave de uma comemoração a coisa muda de figura. Pequenos detalhes podem fazer uma enorme diferença.

Portanto, tenha em mente o horário da festa, o horário combinado da entrega do bolo, o tipo de cobertura, e quanto tempo você leva para montar o bolo. Vale ressaltar que você pode dividir o processo de preparo de um bolo e fazer um pouco a cada dia. Assim, você consegue otimizar o tempo e aliar o bolo com outros preparativos igualmente importantes.

Com quanto tempo de antecedência posso fazer um bolo?

Como eu disse anteriormente, você pode fazer o bolo por etapas, mas também considerar a validade do bolo. A massa é uma das coisas que pode ser feita bem antes da entrega do bolo. Isso porque, há a possibilidade de congelar a massa por até 3 meses. Assim, ela se manterá fresca até o dia da montagem do bolo.

Caso não queira congelar, veja o passo a passo:

Após o preparo da massa, desenforme e corte quantas camadas forem necessárias. Embrulhe cada uma delas em plástico filme e leve à geladeira por no máximo 5 dias. O plástico filme ajuda a manter toda a umidade natural do bolo, mas nada te impede de utilizar uma calda no momento da montagem para deixá-lo mais suculento.

Coberturas como a pasta americana e a ganache, também podem ser preparadas 5 dias antes. Essas coberturas aguentam esse tempo de geladeira, desde que fiquem bem refrigeradas e em recipiente fechado. A pasta americana pode ser armazenada em plástico filme para maior durabilidade e manutenção da textura.

Agora, o recheio não aguenta muito tempo na geladeira, principalmente se conter muito laticínio ou frutas frescas. O ideal é armazená-lo na geladeira por até 3 dias. Quanto às caldas, a mesma coisa.

A montagem do bolo pode ser feita até 2 dias antes da entrega do bolo. Vale a pena regar bem a massa para que ela não resseque durante o tempo de geladeira. Todas as decorações sobre a pasta americana devem ser feitas no mesmo dia da entrega para não afetar a estrutura nem ocorrer acidentes.

Por fim, todo bolo de festa fica muito mais gostoso após 1 dia de geladeira. Sendo assim, faça sempre 1 dia antes para que todo o sabor do recheio, das caldas e da cobertura se misturem com a massa. 😉

Quanto tempo um bolo de festa pode ficar na geladeira?

Na verdade, depende muito. É como eu disse antes, você pode armazená-lo sem a decoração por até 5 dias. Mas vale a pena ressaltar que ele deve estar embrulhado em papel alumínio para que mantenha sua umidade e sabor.

Agora, um bolo inteiramente confeitado pode ficar até 3 dias na geladeira. No entanto, algumas texturas podem ser alteradas, como é o caso da massa ou o recheio que podem endurecer.

Mas depende muito, se o recheio for bem cremoso não haverá problema nenhum. Ele até ficará mais saboroso com um certo tempo de geladeira.

Agora você sabe a resposta que tanto buscava para a questão: com quanto tempo de antecedência posso fazer um bolo. Guarde todas essas dicas e planeje muito bem que dará tudo certo. Compartilhe as dicas!