X

Como aplicar papel de arroz no bolo

Todo confeiteiro sabe que a decoração é o gran finale do bolo. Então, se você quer inovar a criatividade, precisa aprender como aplicar papel de arroz no bolo.

Essa é uma técnica de decoração muito simples, mas que traz um resultado surpreendente. Seja em festas de aniversário, formatura ou até casamento. O papel de arroz, enfeita muito o bolo e a decoração pode ser feita de acordo com a personalidade da pessoa que está comemorando o evento.

O papel de arroz é feito a partir de féculas de batata, no qual pode ser impresso com qualquer tipo de desenho ou foto. Tudo é comestível e as cores são impressas em corante alimentício. Ou seja, permite criar decorações perfeitas e super personalizadas.

Se você ficou interessado em aprender como aplicar papel de arroz no bolo, separei um passo a passo completo com dicas para você criar um bolo impecável. Vamos conferir?

Como aplicar papel de arroz no bolo – passo a passo

1 – Escolha um papel de arroz de boa qualidade

Primeiramente, se você quer ter uma decoração perfeita, precisa prezar pela qualidade. Afinal, se não for de qualidade as imagens poderão perder as cores, o papel poderá rasgar na hora da aplicação e o bolo não ficará tão bonito.

Enfim, tudo vai da qualidade do produto para que você consiga trabalhar bem a decoração e deixar a aparência do bolo exatamente como o cliente quer. Portanto, invista certo para garantir bons resultados!

Existem lojas especializadas em confeitaria, as quais você pode encontrar o papel de arroz pronto, como é o caso de desenhos animados, celebridades, temas etc. Nessas mesmas lojas, você pode ainda escolher o desenho ou foto que desejar. O papel é impresso na hora de acordo com suas especificações.

2 – Como aplicar papel de arroz no bolo de modo prático

A aplicação de papel arroz em bolos requer conhecimentos técnicos de confeitaria e muita atenção. Além disso, você precisa reunir todo o material necessário para que tudo corra bem e não falte nada na hora.

Você precisará dos seguintes materiais:

  • Pincel macio para decoração;
  • Espátula de decoração;
  • Gel de confeitaria;
  • Papel de arroz impresso com o desenho desejado.

O papel de arroz é extremamente sensível. Por isso, nunca o manuseie com as mãos úmidas. Aliás, é indicado ter muita atenção na hora de aplicá-lo sobre coberturas mais líquidas. Nesse caso, a aplicação precisa ser muito rápida.

Primeiramente, utilize a espátula para deixar a superfície da cobertura bem lisinha. Antes de aplicar o papel de arroz, faça uma camada de pasta americana ou chantilly.

Em seguida, passe uma camada de gel brilho sobre a cobertura com a ajuda do pincel. Isso ajudará o papel a se fixar melhor. Caso você faça uma cobertura de chantilly ou outra mais líquida, não será necessário aplicar o gel, já que esse tipo de cobertura possui aderência perfeita para o papel.

Caso surja pequenas bolhas por conta da aplicação, você pode removê-las facilmente com um alfinete. Por fim, aplique uma nova camada de gel brilho. Esse processo deixará as cores mais vivas e vibrantes.

3 – Acabamento

O acabamento do papel de arroz é o toque final. Nessa etapa, você pode soltar a criatividade e criar decorações que complementam o desenho escolhido. Alguns confeiteiros costumam recortar os desenhos e criar um cenário com o personagem escolhido. É claro que isso exige muito mais conhecimento técnico, mas se você ainda é iniciante, não se preocupe! Basta fazer um acabamento simples com chantilly colorido utilizando bicos de confeitar. 😉

4 – Dicas extras para não errar

Agora que você já aprendeu como colocar papel de arroz no bolo, precisa saber algumas considerações. De acordo com a temperatura do ambiente ou do bolo, o papel de arroz pode sofrer algumas alterações.

Portanto, certifique-se sempre que o bolo está em temperatura ambiente. Aliás, coloque o bolo já decorado alguns minutos na geladeira para que fique na temperatura ideal para a aplicação.

Outra coisa é que você precisa evitar de aplicar o papel de arroz muitos dias antes de entregar à pessoa. Isso porque se você deixar o bolo na geladeira com o papel de arroz por alguns dias ele poderá sofrer alterações, já que o ambiente da geladeira gera bastante umidade.

Então, a aplicação deve ser imediata à entrega do bolo. Nunca se esqueça disso!

Como você pôde perceber, a aplicação em si é simples, porém, existem alguns cuidados básicos para garantir que tudo saia perfeito. Espero que você tenha gostado e que isso te ajude muito nas próximas decorações de bolo. Compartilhe as dicas!

0.0
00