X

Como assar bolo com papel manteiga?

Hoje você vai aprender como assar bolo com papel manteiga. Esse é um daqueles truques que funcionam para que sua massa não grude no fundo da forma. Aliás, é uma técnica que ajuda a preservar a umidade do bolo e a textura.

Não é preciso ser um expert na cozinha para saber que assar um bolo é uma coisa delicada. Afinal, se não estiver na temperatura exata, se não deixar o tempo ideal no forno e se não untar a forma, você terá problemas.

Pode ser a melhor receita do mundo, mas se o bolo queima no fundo, transfere todo aquele sabor amargo para o bolo. E aí, toda a receita é perdida. Infelizmente isso acontece com muita gente, mas esse truque do papel manteiga é uma escolha super prática e rápida para quem quer evitar esse tipo de problema.

Então, resolvi separar aqui algumas dicas sobre como assar bolo com papel manteiga de forma super simples. Vamos conferir?

Para que serve e quando usar o papel manteiga no bolo?

O papel manteiga é muito utilizado na cozinha para várias finalidades. Para assar bolos e tortas ele funciona como um protetor que evita queimar o fundo do bolo. Além disso, quando o fundo passa do ponto, costuma deixar sua massa seca, perdendo toda aquela umidade.

Outra finalidade do papel manteiga para assar bolos é que ajuda a proteger o bolo mesmo em tempos longos de preparo. Como o papel manteiga é mais grosso e resistente, se você fizer uma receita que exige o tempo de forno de 45 minutos, por exemplo, ele irá proteger seu bolo de queimar o fundo. 😉

Mas quando devo optar pelo papel manteiga na hora de untar? Formas de alumínio, por exemplo, não devem ser untadas apenas com manteiga e farinha de trigo. Isso porque o alumínio aumenta sua temperatura rapidamente, o que pode queimar o bolo após um certo tempo de forno.

Ao utilizar um papel manteiga, você irá se certificar que tudo dará certo no final da receita. Além disso, você pode deixar o bolo esfriar na forma antes de desenformar, pois o papel manteiga absorverá o calor residual, sem deixar sua massa muito úmida por conta da evaporação.

Papel manteiga ou papel toalha para untar?

São duas formas completamente diferentes, mas que garantem praticamente o mesmo resultado. As duas formas são seguras, portanto, pode usar sem medo. Uma ressalva para a utilização de papel toalha com desenhos ou detalhes. Isso você deverá evitar!

Geralmente os desenhos em papel toalha contêm produtos químicos, que em contato com os alimentos podem contaminá-los. Escolha sempre o papel toalha simples, mas resistente.

O papel toalha traz uma vantagem econômica, porém, muitas pessoas acham que o papel manteiga é muito mais funcional. Por vezes, o papel toalha pode se rasgar facilmente, deixando resquícios no fundo do bolo. Por isso, vale muita atenção e cuidado na hora de remover o papel.

Já o papel manteiga, por ser mais resistente não gera esse problema. Os dois são indicados para substituir a maneira tradicional de untar bolos. Agora é só testar para descobrir qual é o mais funcional para você!

Como assar bolo com papel manteiga

Às vezes precisamos relembrar alguns detalhes que facilitam e agilizam nossa vida na cozinha. Ao invés de untar da forma tradicional com manteiga e farinha, basta utilizar um papel manteiga. É muito mais higiênico, rápido e prático!

Para isso não tem segredo. Você deverá utilizar o papel manteiga nas laterais do bolo e no fundo. As laterais só são exigidas caso sua forma seja de alumínio. Primeiramente você deve marcar o fundo da forma sobre o papel e recortar para que caiba perfeitamente dentro do bolo. Em seguida é só recortar um pedaço que envolva as laterais do bolo. Essa é uma forma de utilizar o papel manteiga para untar, mas ainda assim há riscos de vazar um pouco de massa.

Então, a maneira mais segura de usar o papel manteiga é cortar um pedaço grande e forrar todo o fundo e as laterais do bolo. Mas tome cuidado para que não fique muito empelotado. Amasse bem para que fique uma superfície lisa para não marcar a massa do bolo. Senão, após desenformar ele ficará todo marcado com desenhos do papel manteiga.

Se ainda assim você tiver problemas, corte somente o tamanho para forrar o fundo da forma, e passe um pouquinho de manteiga nas laterais. Aí não tem erro. Seu bolo irá desenformar como mágica e não irá queimar o fundo! 😉

Agora você já sabe como assar bolo com papel manteiga. Gostou das dicas? Então coloque já em prática essa técnica infalível! Compartilhe as dicas!