X

Como assar bolo em forma alta?

Se você quer saber como assar bolo em forma alta, sabe que esse é um grande desafio para quem trabalha com confeitaria. Isso porque quando fazemos bolos em grande quantidade, tanto a temperatura como a escolha da forma influenciam no resultado.

Assar bolo em forma alta traz a vantagem de facilitar na hora de confeitar bolos recheados. Você pode escolher quantas camadas quiser. Porém, o cuidado é na hora de assar. Se ele não assar por completo poderá ficar mais mole e sensível. Resultado? Irá desmontar na hora de cortar as camadas.

Para quem está à espera de muitas pessoas, a forma alta é indispensável, mas também existe a questão da receita. Você precisará reformular a receita, senão seu bolo ficará mais fino e ressecado se estiver em uma forma maior do que a receita pede.

Viu só quantas complicações? Mas não se desespere, pois irei te ajudar com dicas super importantes sobre como assar bolo em forma alta corretamente. Acompanhe com atenção!

Por que o bolo assa nas laterais e no meio fica cru?

Essa é uma das reclamações mais recorrentes de quem tenta fazer um bolo perfeito nas formas altas. Você verá nas dicas a seguir, que existem técnicas para evitar que o bolo fique cru no meio.

Isso acontece porque, na maioria das vezes, o tipo da forma escolhido não é o ideal para uma receita de bolo em grande quantidade. O bolo precisa respirar dentro da forma e precisa receber muito calor em toda sua superfície.

Se ele fica apertadinho em uma forma, além de não crescer como deveria, apresentará problemas como o centro afundado ou cru. Por isso, você precisará prestar atenção no tamanho da forma. Ela deverá ser o dobro da receita que você pretende fazer, ou seja, precisará deixar cerca de 3 a 4 dedos livres para o crescimento e recebimento do calor.

Feito isso, veja o que mais você pode fazer para deixar seu bolo perfeito e dicas de como assar bolo em forma alta!

Como assar bolo em forma alta: 3 dicas certeiras!

Uma das primeiras coisas que você precisará certificar é sobre a temperatura do forno. Quanto mais alta estiver, mais fácil de queimar o seu bolo e mesmo assim ficar cru no meio. Como esse é um dos maiores problemas de assar bolo em forma alta, tente equilibrar a temperatura, deixando em potência média (180º) e no final da receita abaixar para 150º.

Papel alumínio funciona?

O papel alumínio é um difusor de calor natural e pode ajudar em caso de não existir nenhuma alternativa melhor. Dessa forma, você precisará assar o bolo normalmente pelo tempo requerido na receita e após estar assado, abaixe o fogo, cubra a forma com papel alumínio e deixe terminar de assar por cerca de 6 minutos.

É uma dica que funciona muito bem, vale a pena testar na sua casa todas essas outras técnicas de como assar bolo em forma alta.

Difusor de calor ou bailarina?

Geralmente as formas altas não têm furo central. Aquelas formas com furo no meio possuem o propósito de garantir que o meio não fique cru. Mas então o que fazer, como assar bolo em forma alta sem que fique cru no meio? Há duas possibilidades:

Uma delas é utilizar os famosos difusores de calor, que você encontra em qualquer loja de artigos para confeitaria. Porém, há um problema. Ele pode deformar um pouco o bolo, já que tem um formato mais grosso e na hora de tirar, após assado, pode deixar um buraco no meio do bolo, prejudicando na hora de rechear.

Uma alternativa ideal que muita gente está usando e que funciona é aproveitar as bailarinas, utilizadas para confeitar rosas. Elas servirão para ajudar a assar bem o centro do bolo e, por serem mais finas, não prejudicam a aparência do seu bolo. 😉

Escolha a receita certa

Como eu já mencionei anteriormente, para cada tipo de forma tem uma receita específica. Se você fará um bolo em forma alta, precisará aumentar a receita. Mas aumentar somente com a ajuda do achismo pode dar muito errado.

Então já que estamos falando em receita ideal para forma alta, uma dica é apostar nas receitas de pão de ló. Isso porque precisamos ter uma receita que renda, fique fofa o bastante e não tenha perigo de solar. Dependendo do tamanho da sua forma, o pão de ló será ideal.

Aproveito para deixar aqui uma receita de pão de ló base. Com uma forma de 25cm de diâmetro e 10cm de altura será suficiente, veja:

Receita básica de pão de ló para forma alta

Ingredientes

  • 250g de açúcar
  • 250g de farinha de trigo
  • 8 ovos
  • 1 colher (chá) de fermento para bolo
  • 1 colher (sobremesa) de emulsificante
  • 50ml de água
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha

Modo de preparo

Primeiramente unte a forma somente no fundo com manteiga e farinha. Não unte as laterais, pois assim permitirá que o bolo cresça livremente e não baixe nas laterais. Em seguida forre o fundo com papel manteiga.

Na batedeira, bata todos os ingredientes em velocidade alta por aproximadamente 8 minutos. Quando você perceber que a massa dobrou de volume e ficou com uma aparência esbranquiçada está pronta.

Transfira a massa para a forma e leve ao forno preaquecido a 180º por cerca de 35 minutos ou até que o palito saia limpo.

Essa receita pode ter um recheio de até 3 camadas. Como a tendência das receitas de pão de ló é ficar um pouco mais seca, para evitar que o bolo fique seco regue com uma calda de sua preferência antes de rechear. 😉

E aí, gostou de aprender como assar bolo em forma alta? Agora é só colocar tudo em prática para não errar mais e criar bolos incríveis.

Aproveite para conhecer também o Curso de Bolos Caseiros que recomendo sempre aqui. Com esse curso você aprenderá a fazer bolos incríveis e ainda descobrirá como ganhar dinheiro com eles.