X

Como calcular a quantidade de bolo por pessoa?

Todo confeiteiro que vai produzir um bolo para uma festa possui a seguinte dúvida: como calcular a quantidade de bolo por pessoa? Afinal, a receita precisa suprir toda a quantidade de convidados sem desperdiçar nem faltar nada.

Quem já deu uma festa sabe o quanto é difícil calcular a quantidade exata de itens. Principalmente se você vende bolos caseiros ou bolos temáticos para festas, você sabe basear exatamente a quantidade de bolo para uma festa com 30 pessoas?

Essa informação você precisa ter na ponta da língua, porque dificilmente seu cliente saberá a quantidade ou o tamanho do bolo ideal para sua festa. Em tudo o que você puder ajudar o cliente retornará como grande valor para a sua loja. Tenha certeza disso!

Então, para te ajudar nessa questão, separei algumas dicas super importantes que você precisará levar em conta antes de começar a colocar tudo em prática. Confira!

4 pontos importantes a definir antes de fazer a lista de comes e bebes

Antes de mais nada, você precisa reunir informações sobre a festa. Afinal, tudo o que houver no cardápio influenciará na quantidade de bolo. Da mesma forma, dependerá muito do tema da festa e do local escolhido. Veja a seguir o que considerar:

1 – Duração da festa

O tempo de duração da festa conta muito. Se a festa for muito longa, provavelmente haverá mais itens no cardápio, o que prejudicará a quantidade de bolo. Com mais opções no cardápio, algumas pessoas só experimentam o bolo. Nesse caso, um bolo médio pode suprir a quantidade de até 20 pessoas.

2 – Tipo de festa para saber como calcular a quantidade de bolo por pessoa

É festa de aniversário? Comemoração corporativa? Festa de casamento? Ou é festa infantil? Cada tipo de festa requer um tipo de buffet e um tipo de bolo. Por exemplo, em uma festa infantil, as crianças comem pouco e gostam mais de degustar o bolo do que alimentos salgados.

Sendo assim, o bolo precisa ser mais farto, dependendo é claro da quantidade de crianças e adultos.

3 – Local da festa

Se a festa for em um local quente, uma chácara por exemplo, poucas pessoas irão degustar o bolo, tendo em vista que haverá um almoço ou churrasco como prato principal. Outro ponto é que em locais quentes, as pessoas tendem a beber mais do que comer, principalmente doces que dão mais sede. Portanto, procure saber se a festa ocorrerá durante o dia ou à noite.

4 – Buffet

Se a festa oferecer um buffet completo com prato principal, quitutes e sobremesas, provavelmente cada pessoa irá degustar apenas 1 pedaço de bolo. Então, não há a necessidade de encomendar um bolo muito grande.

Como calcular a quantidade de bolo por pessoa

Vamos direto ao ponto. Saiba que a quantidade de bolo por pessoa em qualquer tipo de festa, é de 120 gramas por pessoa. Isso significa mais ou menos 2 fatias médias de bolo confeitado. Agora, se a festa oferecer um buffet completo, a quantidade cai para 60 gramas, o que significa 1 fatia média de bolo.

Geralmente o bolo acaba sendo a última atração da festa. Dessa maneira, é muito importante saber quais outros itens de comes e bebes farão parte do cardápio. Outra dica importante é saber fatiar o bolo da forma correta. Aliás, tenho aqui no blog um artigo que explica exatamente isso. Tenho certeza que irá te ajudar muito.

Agora dê uma olhada nesta simulação de quantidade de bolo por pessoa:

  • Festa para 10 pessoas: 1kg de bolo
  • Festa para 15 pessoas: 1,5kg de bolo
  • Festa para 20 pessoas: 2kg de bolo
  • Festa para 40 pessoas: 4kg de bolo
  • Festa para 50 pessoas: 5kkg de bolo
  • Festa para 60 pessoas: 6kg de bolo

Essa quantidade é básica e levando em conta também um recheio bem caprichado. Então, basicamente é 1kg de bolo para cada 10 pessoas. Depois, basta ir multiplicando de acordo com a quantidade de pessoas na festa.

Para finalizar, encontrei um site que te ajuda a colocar no papel todos os itens essenciais de comes e bebes para uma festa. Além disso, você saberá exatamente a quantia de itens por pessoa. Espero que te ajude muito!

Agora você já sabe como calcular a quantidade de bolo por pessoa. Que tal utilizar essas dicas na próxima festa que você for organizar? Utilize esses dados também para ajudar seus clientes. 😉 Compartilhe as dicas!

0.0
00