X

Como colocar granulado na lateral do bolo?

Todo mundo quer aprender como colocar granulado na lateral do bolo. Afinal, em uma decoração de bolo de chocolate é um item indispensável para atrair a atenção!

Desde sempre, o bolo de chocolate ou brigadeiro é o preferido dos brasileiros. Bateu aquela vontade de comer uma sobremesa doce, cremosa e com muito chocolate? Então essa receita é a escolha certa!

Faz muito sucesso também em lojas de bolos caseiros. É uma receita que enfeita qualquer vitrine. Quem pensa em ganhar dinheiro com a venda de bolos, precisa ter sempre essa receita pronta. Há quem enfeita o topo do bolo com brigadeiros, há quem recheia com prestígio, quem prefere os granulados coloridos ou ainda quem adora enfeitar com morangos ou cereja.

Mas uma dúvida comum entre quem está começando a aprender a decorar bolos: como colocar granulado na lateral do bolo? É justamente isso que irei ensinar aqui hoje. Aliás, separei uma receitinha divina de bolo de brigadeiro para você fazer um enorme sucesso. Vamos conferir?

Como colocar granulado na lateral do bolo

Decorar as laterais do bolo pode parecer um trabalho complexo, mas basta o conhecimento em alguns truques que tudo dá certo. Toda decoração de bolos precisa ser perfeita, isso quando vendemos ou produzimos para uma festa. É a decoração que traz aquele toque final e deslumbra os olhos de quem vê.

Independente se você irá aplicar granulado, nozes, gotas de chocolate, power balls, miçangas coloridas ou até mesmo coco ralado, o processo é o mesmo. Você só precisará ter em mãos as ferramentas certas que são:

  • 1 espátula ou um pedaço de isopor;
  • 1 colher
  • 1 pedaço de papel manteiga ou plástico filme;
  • Um prato de bolo com base de 20cm ou prato bailarina.

Se não tiver um prato de bolo alto, não tem problema. Além disso, esse truque é mais para facilitar mesmo e para você ter uma visão melhor na hora da aplicação.

Passo a passo da aplicação do granulado

Após aplicar a cobertura de chocolate, que servirá de “cola”, basta colocar um pouco de granulado sobre o isopor ou a espátula e aplicar. É interessante deixar o isopor ou a espátula na diagonal, pois, assim o granulado já gruda certinho nas laterais. Com uma colher, você poderá pegar os granulados que caíram no prato e aproveitá-los para repetir o processo.

Outra alternativa é fazer isso com as mãos mesmo. Mas, dessa forma, correrá o risco de estragar a decoração de cobertura do bolo, e claro, sujar um pouco as mãos.

Por fim, com a ajuda de um plástico filme ou papel manteiga, você aperta um pouco os granulados para que fiquem todos uniformes. Esse truque ajuda a deixar a decoração perfeita com todos muito bem alinhados. 😉

Agora, veja só essa receita incrível de bolo de brigadeiro. É de dar água na boca. Aproveite!

Receita de bolo de chocolate com granulado na lateral

Ingredientes

  • 3 ovos
  • ½ xícara (chá) de óleo
  • 1 xícara (chá) de leite
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 xícara (chá) de chocolate em pó 50%
  • 1 e ½ xícara (chá) de açúcar
  • 1 pitada de sal
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha

Modo de preparo

Para fazer a massa do bolo, no liquidificador coloque: os ovos, o óleo, o leite e o açúcar. Em seguida, bata esses ingredientes por aproximadamente 5 minutos até tudo ficar bem homogêneo.

Em outra tigela, peneire os ingredientes secos que são: o chocolate em pó, a farinha de trigo e o sal para realçar o sabor do bolo. Em seguida, adicione a mistura batida no liquidificador e mexa bem com a ajuda de um fuê. Por fim, acrescente o fermento em pó e a essência de baunilha para dar um sabor especial.

Transfira a massa para uma forma untada e enfarinhada. Leve para assar em forno preaquecido a 180º por aproximadamente 40 minutos.

Dica especial de cobertura de brigadeiro gourmet

Para finalizar a nossa receita, nada melhor do que uma cobertura de brigadeiro. Agora que você já aprendeu como colocar granulado na lateral do bolo, veja o que você irá precisar para fazer esse brigadeiro gourmet maravilhoso.

Ingredientes

  • 2 caixinhas de leite condensado
  • 2 colheres (sopa) de amido de milho
  • 3 colheres (sopa) de chocolate em pó 50%
  • 150g de chocolate meio amargo
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 1 caixinha de creme de leite

Modo de preparo

Coloque em uma panela com o fogo ainda desligado o leite condensado e o amido de milho. Mexa bem até que o amido de milho se misture completamente com o leite condensado.

Em seguida, adicione o chocolate em pó, o chocolate meio amargo, o creme de leite e a manteiga. Ligue o fogo bem baixo e mexa sempre até que comece a ferver. O ponto ideal é quando você conseguir ver o fundo da panela ao mexer. Só não pode deixar cozinhar muito além disso, senão sua cobertura ficará muito dura.

Prontinho, é só espalhar esse brigadeiro divino sobre o bolo já desenformado e começar a aplicar o granulado da forma que ensinei.

Viu só como colocar granulado na lateral do bolo é fácil? Agora você pode começar a produzir seu bolo de brigadeiro, com esse passo a passo incrível. Aliás, compartilhe as dicas com mais pessoas!