X

Como confeitar bolo: dicas para iniciantes

Quer ideias criativas de como confeitar bolo? Então você está no lugar certo!

Um bolo confeitado é sempre bem-vindo. Quanto mais colorido e mais elaborado, mais chama a atenção dos convidados, seja qual for a ocasião. Hoje, o bolo é o centro das atenções quando falamos em comemorações de aniversário, chá de bebê, casamento ou formatura. Aliás, ninguém deixa passar em branco essas datas tão marcantes, não é mesmo?

É nessas horas que todo mundo recorre a um confeiteiro de mão cheia e de confiança. Afinal, nada pode dar errado e tudo precisa estar simplesmente perfeito! Exatamente por isso que muitas pessoas estão se tornando um profissional da confeitaria.

É uma área promissora que só tende a crescer e gerar lucros. Existe muita demanda para esse tipo de serviço, mas sem a especialização ideal as oportunidades são menores.

Então, resolvi deixar aqui algumas dicas para você que quer aprender como confeitar bolo de forma simples e prática. Quem sabe você pode começar uma nova carreira de sucesso! Vamos conferir?

Como confeitar bolo de forma criativa

Para confeitar bolo de forma simples e criativa que qualquer iniciante pode fazer, você pode utilizar elementos coloridos como: frutas ou guloseimas. Essa dica não tem erro e serve para bolos de casamentos (principalmente as frutas), aniversários, formaturas e abuse das guloseimas para festas infantis. 😉

Outro truque que nunca falha é decorar bolos com chantilly. Você pode utilizar corantes alimentícios para criar efeitos incríveis na cobertura. Aliás, na hora de confeitar com chantilly, escolha bicos diferentes que trazem formas distintas. Ficará lindo!

Quer impressionar de verdade os convidados com uma decoração belíssima? Então a dica é utilizar um stencil artístico que você encontra com vários formatos diferentes. Aproveite para incrementar a obra de arte com açúcar colorido ou de confeiteiro. É só fixar o molde no bolo, pulverizar o açúcar e finalizar com decorações em chantilly ou pasta americana.

A pasta americana também é um ingrediente fácil de manusear, o qual possibilita a criação de várias ideias que combinam com qualquer ocasião.

Todas essas técnicas exigem utensílios diferentes. Então a primeira coisa a fazer é montar seu próprio kit de confeitaria com tudo o que você precisa para trabalhar direitinho.

Quais são os melhores bicos para confeitar?

É comum, principalmente para quem quer iniciar no ramo de confeitaria, ficar confuso com tantos bicos de confeitar diferentes. Existem tamanhos distintos, números e nomes ideais para cada técnica.

Trabalhar com bicos de confeitar requer muito treino para adquirir prática para manusear as mangas de confeitar. Aliás, também existem mangas com tamanhos e nomes diferentes. Você precisará aprender muito sobre os principais adaptadores e modeladores que fazem flores, por exemplo.

O bico é essencial para que você consiga fazer uma decoração bonita e o acabamento de um bolo. Você poderá utilizar sua imaginação com glacê ou chantilly e criar babados, flores, cordões, contornos, desenhos, rendas e muito mais. Tudo isso irá valorizar muito seu bolo.

Para colocar em prática minhas dicas de como confeitar bolo, vou te mostrar aqui quais são os melhores bicos para confeitar. Caso queira se aprofundar mais nesse assunto, deixarei uma dica de curso de bolo decorado par você conferir no final desse texto. 😉

1 – Perlé

Esse é o tipo de bico de confeitar mais comum. É ideal para fazer contornos, rendas e letras. O bico 230 é perfeito para rechear, pois é maior e pontiagudo.

2 – Pitanga aberta

Com esse bico, você consegue desenhar estrelas e flores, ou mesmo desenhos com formatos mais arredondados. Também pode ser usado para contornar outros desenhos ou estampas.

3 – Pitanga fechada

É um modelo similar ao anterior, porém mais fechado. Com ele você consegue criar ranhuras com mais profundidade.

4 – Serra

O bico serra tem dois lados, um liso e outro serrilhado. Porém, existe dois modelos que são mais lisos (os bicos 44 e 45). Com eles é possível criar desenhos de fitas, babados e ondulados que dão um efeito super interessante ao bolo.

5 – Pétalas

Bico ideal para confeitar bolos de casamento ou aniversário mais elegante e profissional. Com ele você consegue fazer pétalas de flores, plissados, drapeados e arcos. Com o nº 126 da Wilton, por exemplo, você pode fazer rosas grandes.

6 – Folhas

Para criar o efeito, é preciso controlar bem a pressão feita com a manga. Além disso, você precisa fazer um movimento para frente e para trás. Dessa forma, você consegue criar efeitos diferentes e criativos nos bolos.

7 – Múltiplo e chuveiro

Esse tipo de bico é utilizado com conhecimentos mais avançados em confeitaria. É possível fazer graminhas, cabelos e contornos mais elaborados. Além disso, você consegue utilizar esses bicos para fazer preenchimento de áreas grandes.

8 – Babados

São ideais para fazer acabamentos mais requintados como babados e rendas. Ideal para bolos de casamento que possuem dois ou mais andares.

9 – Diversos

Existem kits de bicos sortidos que vêm com vários formatos. Com eles você pode fazer desde decorações temáticas até desenhos abstratos.

10 – Flores diversas

Normalmente você encontrará kits que apresentam três categorias: pequeno (106-225), médio (131-194) e grande (195, 2C a 1G). Você consegue fazer flores perfeitas com eles e de vários tamanhos de pétalas.

Se você quer aprender como confeitar bolo, uma dica extra é sempre optar pelos bicos de confeitar de inox. Além de garantir maior durabilidade, você consegue ter efeitos mais perfeitos, em comparação com os bicos de plástico.

8 inspirações de bolo decorado fáceis de fazer

1 – Bolo de aniversário simples

2 – Bolo arco-íris decorado com rosas

3 – Bolo de casamento simples com rosas

4 – Bolo de casamento naked cake estilo renda

5 – Bolo recheado com cobertura de coco

6 – Bolo presente de aniversário com laço de pasta americana

7 – Bolo naked cake com massa red velvet

8 – Bolo dressed cake com frutas

Como confeitar bolo como um profissional

Quer aprender de uma vez por todas como confeitar bolo de forma profissional e ganhar muito dinheiro com isso? Então preciso te dizer que o primeiro passo é fazer um curso completo para ter acesso a conteúdo iniciante e avançado.

Se você ainda não conhece, precisa conhecer o Curso de Bolos Decorados. É um curso 100% online, no qual você pode aprender quando e onde quiser. Nesse curso, você terá acesso a uma grade programática que abrange dicas de administração, dicas de vendas para ganhar mais dinheiro, dicas de massa perfeita, recheios e coberturas.

Além disso, você terá acesso a conteúdos extras para aprimorar ainda mais suas técnicas. Aproveitei e criei um conteúdo completo sobre esse curso que vai te interessar muito. Não deixe de conferir!

Gostou dessas dicas e inspirações de como confeitar bolo? Então comece a utilizá-las agora mesmo. Compartilhe as dicas!