X

Como congelar bolo: Dicas de congelamento

Se você quer aumentar sua renda e acabar com o desperdício precisa aprender como congelar bolo. Quem trabalha com a produção de bolos caseiros tem esse grande desafio.

O negócio de alimentos perecíveis é muito delicado. Pois, se por ventura você não conseguir vender, pode obter muitos prejuízos. Até mesmo para conseguir aumentar a produtividade do setor de produção e alimentar um bom estoque, o congelamento dos alimentos pode ser uma boa alternativa.

Quando congelamos os alimentos perecíveis conseguimos manter suas propriedades naturais por até o tempo máximo de 30 dias. Ao contrário do que muita gente pensa, quando seu bolo descongelar ele ficará com aspecto e textura normais. Após descongelado, você pode colocar no micro-ondas para aquecer ao servir. 😉

Então se você quer aprender como congelar bolo corretamente, separei algumas dicas e truques que vão mudar a sua vida. Confira!

Como congelar bolo em 6 dicas incríveis – passo a passo!

1 – Cuidado com o freezer

Quando falamos em congelamento de alimentos perecíveis, precisamos tomar muito cuidado com o freezer. Isso porque ele não pode apresentar nenhum problema de instabilidade ou seu alimento irá estragar mesmo em um curto tempo de congelamento.

Outra coisa que é proibido é deixar outros alimentos na geladeira ou no freezer. O ideal é que você tenha um freezer específico para congelar bolos caseiros. Dessa forma, você não terá problemas com gostos e cheiros desagradáveis no seu bolo.

2 – Prepare corretamente o bolo para congelar

Caso você queira congelar o bolo em formas para mais praticidade, precisa ser uma forma de silicone. Outra maneira de congelar bolos caseiros é envolver todo o bolo em plástico filme e remover todo o ar, de modo que fique em total contato com o bolo.

Isso ajudará a manter a umidade natural do bolo e evitar o ressecamento. O próximo passo é envolver o bolo protegido com plástico filme em uma camada de papel alumínio. Depois é só colocar uma etiqueta com o sabor do bolo e a data de congelamento e prontinho. É só levar o bolo ao freezer.

3 – Não coloque um bolo sobre o outro

Caso você queira congelar vários bolos ao mesmo tempo, terá que tomar muito cuidado. A dica é aguardar até que os bolos congelem de modo individual para que você consiga colocar um sobre o outro e assim evitar que eles fiquem deformados.

Outra forma de proteger melhor seus bolos no congelador é colocar uma base de papelão entre eles.

4 – Como congelar bolo decorado

Outra dúvida que muitos confeiteiros têm é sobre os bolos já decorados. É possível sim congelar um bolo decorado, porém temos que ter cuidado com o tipo de cobertura escolhida.

Se for uma cobertura de pasta americana, sem problema algum. Pode ser congelado normalmente. Nesse caso, para proteger a cobertura, você pode espetar alguns palitinhos de dente e envolver um plástico, de modo que não fique em total contato com o bolo. Leve-o para congelar sobre uma base de papelão ou plástico resistente.

5 – Como congelar recheios de bolo

Algumas coberturas e recheios que têm textura mais aerada como mousse ou chantilly não podem ser congeladas. Isso porque ao descongelar, eles perderão toda sua consistência, se tornando uma cobertura ou recheio mole demais.

Além disso, os recheios devem ser armazenados em recipientes próprios e bem tampados, de preferência de vidro, para não sofrerem nenhuma alteração. Dependendo dos ingredientes que o recheio receba, ele pode ser armazenado no freezer por até 15 dias.

6 – Como descongelar bolos

Agora que você já viu como congelar bolos, não há segredo nenhum no descongelamento. O único cuidado que você precisará tomar é com o processo de mudança de temperatura.

Você nunca deve colocar diretamente para aquecer no forno ou micro-ondas, pois assim ele irá murchar todinho, além de soltar muita umidade. Resultado? Seu bolo poderá se desmanchar, quebrar e mudar a textura. O ideal é deixa-lo descongelar naturalmente.

De preferência, deixe ainda embalado na geladeira (na parte debaixo) por cerca de 6 horas. Em seguida, coloque em um local arejado e em temperatura ambiente. Deixe descongelar por mais 5 horas.

Caso você queira servir o bolo quente, precisa aguardar até que ele fique totalmente descongelado e em temperatura ambiente. Após todo esse processo, ele pode ser aquecido normalmente.

Adquira técnicas e truques de produção de bolos caseiros

Toda e qualquer técnica que você aprender irá beneficiar totalmente seu negócio de bolos caseiros. Você já aprendeu como congelar bolo e isso te ajudará muito a evitar o desperdício e a aumentar sua produção de estoque. Dessa maneira, poderá se dedicar a outras atividades.

Que tal utilizar esse tempo livre para aprender mais? Então tenho uma dica super especial que dará um novo rumo ao seu negócio.

Já ouviu falar do Curso de Bolos Caseiros da Thaís Mello? Esse curso tem ajudado muitas pessoas a se darem bem no ramo de produção e venda de bolos caseiros. No curso, você terá acesso a várias ideias de receitas, conhecerá quais são as receitas mais procuradas, estratégias de vendas, planilhas de controle e dicas de congelamento de massas e recheios.

Além desses conteúdos, você terá ainda acesso a conteúdos extras para aumentar ainda mais o seu desempenho. Já vou logo avisando que tem um custo benefício muito grande e é um investimento que vale a pena, pois trará muito retorno.

Se você se interessou, basta clicar nesse link aqui e conferir todas as informações que você precisa saber para crescer o seu negócio. Espero que essas dicas e truques de como congelar bolo tenham te ajudado. Agora é com você!