X

Como cortar bolo para rechear?

Um dos maiores pesadelos de confeiteiros é terminar de assar aquele bolo lindo e ao cortar, esse bolo desmorona inteirinho. Se você também tem esse medo, precisa aprender como cortar bolo para rechear corretamente.

Se o bolo não for, primeiramente, preparado da forma correta haverá muitas dificuldades na hora de cortar. Isso porque se ele ficar seco demais poderá esfarelar. Se ele ficar úmido demais poderá se quebrar facilmente na hora de transferir as partes.

Bolo recheado é uma das delícias mais procuradas. Seja para agradar as visitas, familiares ou até mesmo para ganhar uma grana extra, o bolo recheado atrai olhares e não há quem resista, não é mesmo?

Já falei aqui no blog sobre receitas de bolos recheados para vender. Se puder, dê uma olhadinha depois para aprender receitas maravilhosas. Mas antes, confira algumas dicas e truques sobre como cortar bolo para rechear!

Como cortar bolo para rechear? 5 técnicas para não errar!

O bom e velho bolo caseiro nunca deixa ninguém na mão. Afinal, se seguir a receita direitinho não tem erro. Porém, quando chega na parte de cortar o bolo é que os problemas aparecem. Aqui não é questão de seguir receita e sim de técnica e jeitinho.

Paciência é o primeiro segredo para cortar um bolo com perfeição. Se quiser cortar um bolo em várias camadas então, é atenção redobrada. Para facilitar e te ajudar nas suas próximas receitas, confira só essas dicas surpreendentes!

1 – A consistência

Como eu já havia dito, a consistência do bolo é que irá te ajudar a não fazer estrago na hora de cortar. Quem trabalha com bolos recheados, geralmente prefere receitas de pão de ló, que são fofas na medida, rendem mais e são fáceis de cortar.

Não deixe muito tempo no forno para evitar que a massa fique seca e comece a esfarelar. Tenha atenção também quanto à quantidade de ingredientes líquidos na massa. Quando a massa fica muito líquida, a tendência é que ela fique mais grudenta. Dessa forma, pode dificultar na hora de passar a faca ou o fio de nylon.

2 – Utilize cortadores profissionais

Sabia que há ferramentas que podem te salvar desse pesadelo? Sim, são os famosos cortadores e fatiadores de bolos.

Você pode encontrar os fatiadores de nylon, que vêm com regulagens de altura e proteção de aço. Ou você também pode encontrar fatiadores adaptáveis e ajustáveis com formatos redondos ou quadrados. Parecem uma forma de assar bolos, mas vêm com pequenos cortes nas laterais que facilitam a passagem do fio de nylon ou de uma faca.

3 – Aposte no fio de nylon

Outra opção é cortar o bolo com um fio de nylon que é bem resistente e consistente. Há quem consiga cortar até com linhas ou barbantes, porém, é bem mais arriscado. Você pode, primeiramente, fazer as marcações nas laterais com uma faca e em seguida passe o fio de nylon ao redor do bolo, forçando um pouco até cortar o centro.

É uma técnica bem antiga, mas que funciona muito bem. Lembrando que você pode utilizar também fio dental, que funciona do mesmo jeito e não deixa gosto diferente no bolo. 😉

4 – Use palitos de dentes para ajudar

Se você quer saber como cortar bolo para rechear, siga essa dica que não tem erro! Se utilizar apenas o fio de nylon, para você é inseguro, então que tal reforçar com palitos de dentes?

Para reproduzir essa técnica aí na sua casa você precisará medir as marcas para fatiar. Você pode usar até mesmo uma régua para esse primeiro passo. Quando você já tiver a espessura exata espete palitos de dentes para fazer as marcações e te ajudar na hora de passar o fio.

Aí é só passar o nylon sobre os palitinhos de dente e aplicar uma pequena força para que o fio seja capaz de cortar sua massa. Com a ajuda de uma espátula, um fundo falso de forma ou com as próprias mãos, você pode transferir a metade para uma superfície segura e rechear.

5 – Se arrisque com a faca

Se você pretende cortar o bolo em apenas 1 camada, pode usar uma faca grande mesmo. Essa faca precisa ter o comprimento mínimo que chegue até o meio do bolo. Se a faca for menor não irá cortar o centro, aí quando você puxar ele irá se quebrar todinho. Algumas pessoas se arriscam com a faca de cortar pão. Mas cuidado que ela é um pouco agressiva e pode deformar o seu bolo!

Primeiramente, faça marcas nas laterais do bolo para que você siga uma linha reta e, dessa forma, o bolo não fique com uma camada mais fina do que a outra. Coloque a faca até chegar ao centro do bolo e vá deslizando delicadamente. Prontinho!

Você precisará pegar as metades com as duas mãos e de preferência com os dedos protegendo o centro para que ele não afunde e se quebre. 😉

Viu só como cortar bolo para rechear não é um bicho de 7 cabeças? Basta apenas ter um pouco de paciência e carinho com a sua obra de arte. Compartilhe as dicas!