X

Como decorar bolo com chantilly simples

Hoje você aprenderá como decorar bolo com chantilly simples. Essa é uma das coberturas mais fáceis e econômicas para decorar bolos para qualquer ocasião.

O chantilly é uma das coberturas mais famosas da confeitaria. Desde os primórdios vemos decorações simples, porém notáveis em bolos de casamentos, de aniversários ou outras comemorações.

Grande parte dos profissionais que trabalham com a venda de bolos preferem essa base de decoração, justamente porque é mais fácil de trabalhar. Além disso, o chantilly não escorre como outros tipos de coberturas. Uma vez preparado, fica firme, consistente e perfeitamente estruturado por um bom tempo.

Então, se você quer aprender como criar decorações de bolos incríveis, separei um passo a passo completo + lindas inspirações para você colocar em prática. Veja só a seguir como decorar bolo com chantilly simples!

Como decorar bolo com chantilly simples – passo a passo

O chantilly é uma cobertura obtida por meio de um preparo exclusivamente na batedeira. O segredo é tempo para bater a mistura. Quanto mais você bater na batedeira, mais firme o chantilly ficará.

Tenho aqui no blog uma receita de chantilly simples feito apenas com clara de ovo e açúcar. Dê uma olhadinha depois! 😉 Mas caso você não queira preparar a cobertura manualmente, é possível encontrar nos supermercados a cobertura já pronta em caixinha. Basta bater na batedeira para ativar.

Como diferenciar as coberturas de chantilly

A cobertura base é totalmente branca, doce e sem sabor específico. Para saborizar o creme, você pode adicionar essências, licores e raspas de limão ou de laranja para trazer um sabor mais acentuado.

É possível também colorir as coberturas. Sendo assim, uma dica é cobrir todo o bolo com o chantilly branco e separar uma parte para fazer decorações coloridas.

Técnicas de decoração com chantilly

Uma das técnicas mais utilizadas é a cobertura espatulada, que confere um visual mais rústico para o bolo. Com essa técnica, você conseguirá mesclar cores de chantilly, por exemplo, chantilly branco com chantilly de chocolate. Fica super lindo!

Para fazer, basta colocar um pouco de chantilly no centro do bolo e espalhar com uma espátula reta. Achei esse modelo na Lojas Americanas. Não há regras, quanto mais espatulado, melhor. Pode até deixar aparecer um pouco da massa, caso faça bem lisinho, é uma tendência. 😉

Outra técnica bastante utilizada é a de escamas. Para fazer, você precisará de um saco de confeitar, um bico perlê e uma colher um pouco maior do que o furo do bico. Depois, basta fazer as bolinhas de chantilly e, em seguida, amassar com a colher fazendo o desenho de escamas.

Contudo, a decoração com chantilly simples mais amada é a de rosas. Essa decoração pode ser feita na cor branca, colorida ou até mesmo criar um efeito degradê sobre o bolo. Fica simplesmente fantástico.

Você precisará de um bico pitanga para saco de confeitar para conseguir esse efeito de rosas. Aliás, tenho aqui no blog dicas de melhores bicos para confeitar. Dê uma olhadinha, pois acho que será bastante útil para você. 😉

10 modelos de bolos decorados com chantilly

1 – Decoração rústica

2 – Decoração com babados

3 – Bolo de casamento com decoração de caminhos sem fim

4 – Espatulado rústico

5 – Coroa de rosas

6 – Chantilly com frutas frescas

7 – Decoração efeito escamas

8 – Chantilly com detalhe em pasta americana

9 – Decoração simples feita com garfo

10 – Decoração de rosas em degradê

Agora que você já aprendeu como decorar bolo com chantilly simples, faça o seu para colocar tudo em prática. Mas como você pôde perceber, a grande vantagem desse tipo de cobertura é a praticidade, tanto do modo de preparo quanto da aplicação.