X

Como desenformar bolo quente?

Desenformar o bolo ainda quente é o pesadelo de muita gente, já que podem ocorrer vários acidentes e o bolo pode se quebrar todinho. Mas como desenformar bolo quente, será que é possível?

A sensação é maravilhosa de ver o bolo crescendo e perfeito no forno, mas na hora de desenformar todo cuidado é pouco. Além disso, há algumas técnicas que podem ajudar a deixar seu bolo mais firme, o que irá ajudar muito na hora de retirá-lo da forma.

Em ocasiões em que há pressa de ter o bolo pronto como em encomendas ou até mesmo se a visita chega antes da hora, será preciso desenformar o bolo antes mesmo de esfriar. Para isso, siga essas dicas que separei para você!

Como desenformar bolo quente com perfeição?

Quem nunca ficou de coração partido quando foi desenformar o bolo e acabou em um desastre? Isso é mais comum do que você imagina. Exatamente por isso é que muitos profissionais de confeitaria proíbem desenformar bolo ainda quente.

Quem não tem muita experiência pode desanimar sem saber que existem técnicas específicas para exibir um bolo perfeito. Por isso que muita gente fala que fazer bolos é quase que uma arte.

Quer saber como desenformar um bolo quente sem despedaçar sua obra prima? Então confira só essas 5 dicas poderosas!

1 – Capriche na hora de untar

Esse é o primeiro passo para você acertar no resultado do bolo. Seja qual for a sua receita, prepare a forma antes de bater a massa. Para isso, você precisa passar uma camada generosa de manteiga no fundo e na lateral da assadeira.

Prefira utilizar manteiga mesmo e não margarina. A margarina contém muita água em sua composição. Na hora de assar, fará com que o bolo grude com mais facilidade na forma.

Em seguida salpique um pouco de farinha de trigo até cobrir toda a manteiga. Retire o excesso da farinha de trigo. Esse processo pode ser feito até mesmo em assadeiras antiaderentes, se você tiver um pouco de insegurança.

Assim, formará uma película protetora que irá impedir que seu bolo queime e a massa grude nas laterais. Resultado? Você conseguirá desenformar sem problema nenhum. 😉

2 – Acerte no ponto da massa

Uma coisa é certa, se sua intenção é desenformar o bolo ainda quente, não pode deixar a massa muito fofa. Quanto mais fofinho seu bolo ficar, mais fácil de esfarelar ou quebrar o bolo inteiro na hora de desenformar.

Sendo assim, cuide para não bater as claras em neve, não bater muito os ovos nem o restante da massa. O ponto ideal para desenformar é quando a massa fica bem firme. Se quiser, pode acrescentar um pouquinho mais de farinha na receita.

3 – Como desenformar bolo quente com papel manteiga

Uma tendência da confeitaria é o bolo pelado (naked cake), já viu? Daí que surgiu uma técnica interessante para deixar os bolos com as laterais perfeitas. Afinal, elas serão expostas sem nada de cobertura. Por isso não pode ter nenhuma imperfeição.

As folhas de papel manteiga ajudam a manter o bolo perfeito e facilita muito na hora de desenformar. Aliás, ele sai inteirinho e pode ser até desenformado ainda quente. Também é ideal para substituir o processo de untar com manteiga e farinha.

4 – De olho no tempo para assar

Outra coisa que influencia muito é o tempo de forno. Se você deixar passar muito do tempo ele poderá grudar na assadeira. O ponto ideal de um bolo pronto no forno é quando ele fica dourado em cima e nas laterais.

Se você fez a maioria das dicas anteriores, esse será o momento em que seu bolo sairá perfeito da forma mesmo quente.

5 – Considere uma forma com fundo removível

Essa é a maneira mais segura de desenformar o bolo ainda quente. Com uma forma de fundo removível, com as laterais e o fundo untados, você não terá problema nenhum.

Se você tiver uma bancada com superfície mais alta facilitará ainda mais. Basta empurrar o fundo da forma para cima que as laterais irão se soltar facilmente. Não há segredos!

Outra forma ideal para assar bolo que também ajuda na hora de desenformar é aquela com furo central. Porém, essa também precisa ser untada e enfarinhada para obter melhor resultado.

6 – Desenforme com a ajuda de uma espátula

Com a ajuda de uma espátula ou até mesmo uma faca de cozinha, você pode raspar com cuidado as laterais do bolo. Dessa maneira, qualquer parte que esteja presa nas laterais, você conseguirá soltar com a espátula. Esse truque é antigo e funciona!

Essas dicas são bem simples, mas que fazem toda a diferença na hora de finalizar o preparo. Principalmente se você for vender bolos caseiros, precisará ter ainda mais cuidado na hora de desenformar. Afinal, o consumidor irá escolher o bolo mais perfeito.

Se atente a essas dicas de como desenformar bolo quente e você estará preparado para lidar com qualquer imprevisto. Aproveite para colocar tudo em prática!

Uma super dica final para você é o Curso de Bolos Caseiros que ensina passo a passo como montar um negócio de bolos caseiros a partir de casa. Se você seguir o que é ensinado, poderá ganhar mais de R$ 2 mil Reais por mês.