Bolos para vender

Como fazer bolinho de bacalhau: Receita crocante

Se você gosta de petiscos para oferecer em reuniões entre amigos, familiares ou até mesmo de um bom acompanhamento para pratos principais, precisa aprender como fazer bolinho de bacalhau.

Essa é uma das receitas de maior sucesso, bem antigas. Certamente todo mundo já experimentou esses bolinhos na casa de algum familiar. Ao contrário do que muita gente pensa, é super simples de fazer, mas para ficar crocante tem um segredo.

Qualquer receita de bolinho frito, se a massa não for preparada de forma correta, pode deixá-lo muito encharcado. Isso influencia muito na textura e no sabor dos bolinhos.

Então para garantir uma receita deliciosa e bem sequinha, vou te contar o maior segredo para preparar uma massa perfeita. Veja a seguir como fazer bolinho de bacalhau crocante!

Segredo para deixar o bolinho de bacalhau crocante

Essa receita é sim bem fácil de fazer. As únicas coisas que precisam de muita atenção é a forma de desfiar o bacalhau e o preparo da massa. Geralmente, utilizamos batata amassada para estruturar melhor a massa. Isso faz com que o bolinho fique suculento por dentro, com um sabor especial e com o toque especial do bacalhau.

Em geral, vão poucos ingredientes, que servem para saborizar a massa mesmo. Mas aí vai de você, é interessante colocar temperos e especiarias para que ele fique mais gostoso. O único cuidado é com o sal. Já que o bacalhau, mesmo dessalgado, pode ficar com algum resquício do sal.

Portanto, vale a pena experimentar sempre após incluir os ingredientes para dar o ponto correto do sal. Mas um ingrediente especial que não pode faltar, caso queira um bolinho de bacalhau crocante é a clara em neve. Já ouviu falar nessa dica?

Dependendo da quantidade de massa, o ideal é 3 claras em neve, mas você pode basear 3 claras em neve para1kg de bacalhau. Basta incorporar tudo na massa e prontinho. É só aguardar a mágica acontecer.

As claras em neve ajudam muito a deixar o bolinho mais crocante após fritá-los. É um resultado que surpreende todo mundo. Vamos ver como isso funciona na prática? Veja a seguir a receita completa!

Como fazer bolinho de bacalhau

Ingredientes

Modo de preparo

Então, a primeira coisa a fazer é dessalgar o bacalhau. Isso deve ser feito de um dia para o outro com, basicamente, 3 a 4 trocas de água. Em seguida, ferva o bacalhau. Quando começar a levantar fervura, desligue o fogo. Retire todas as espinhas do peixe e, em seguida, desfie em pedaços bem pequenos.

Depois, para deixá-lo bem desfiadinho, coloque os pedaços sobre um pano de prato limpo. Enrole bem apertado, até formar uma trouxinha. Vá apertando bem e “esmurrando” o pano para que ele se desfie sozinho. A carne ficará bem desfiada, o que facilitará o processo da mistura da massa. Reserve.

O próximo passo é cozinhar as batatas. Pique-as em pedaços bem pequenos para agilizar. Deixe cozinhar por aproximadamente 15 minutos. Amasse bem as batatas e reserve.

Em seguida, bata as claras na batedeira até chegar no ponto neve. Quando elas estiverem bem firmes, desligue e reserve. Em uma tigela, junte as batatas com o bacalhau. Mexa até misturar bem. Acrescente o restante dos ingredientes, menos as claras. Misture tudo novamente.

Por fim, adicione as claras em neve e mexa delicadamente para não destruir a aeração das claras. Molde os bolinhos com ajuda de duas colheres e leve para fritar em óleo bem quente. Escorra em papel toalha e já pode degustar como preferir!

Dica extra

Para saber o ponto ideal do óleo para fritar tem duas maneiras. Você pode observar a frigideira, quando começar a formar bolinhas no fundo e elas começarem a subir para superfície, está no ponto.

Outra forma de identificar esse ponto é colocando um palito de dente dentro do óleo. Se começar a formar muitas bolinhas em volta dele é porque já está no ponto de fritar. 😉

Quando os bolinhos estiverem bem dourados, é hora de retirá-los e acomodá-los em uma travessa com papel toalha. Viu só como não é tão complicado assim?

Agora que você já aprendeu como fazer bolinho de bacalhau crocante, coloque todas essas dicas em prática e faça os melhores bolinhos para sua família experimentar. Tenho aqui no blog, uma receita completa de bolinho caipira. Dê uma olhadinha depois, tenho certeza que irá amar. Compartilhe as dicas!