X

Como fazer bolinho de chuva: Receita tradicional da vovó

Todo mundo quer aprender como fazer bolinho de chuva, principalmente em dias chuvosos ou mais frios. É aquela famosa receitinha da vovó que ninguém esquece.

Bolinho de chuva combina perfeitamente com um cafezinho feito na hora. É para reunir os amigos ou toda a família para se deliciarem com essa tradicional receita. Os ingredientes são muito simples e a receita é super rápida de fazer. Então, é uma dica para quando bater aquela vontade de comer algo no final da tarde, mas sem querer gastar muito.

Separei aqui uma receita tradicional e outra pra lá de diferente. Confira então como fazer bolinho de chuva de duas formas extremamente deliciosas!

Como fazer bolinho de chuva tradicional

Muita gente se pergunta: qual é o segredo para fazer um bolinho de chuva bem sequinho e crocante? Assim como no preparo de massas de bolo simples, o amido de milho é essencial para fazer um bolinho macio que não fique encharcado de óleo.

É claro, toda fritura deixa resquícios do óleo, mesmo que você deixe descansar um pouco no papel toalha. Mas, faça esse teste que você verá muita diferença no bolinho. Anote os ingredientes:

Ingredientes

  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 2 colheres (sopa) de amido de milho
  • ½ colher (sopa) de fermento em pó
  • 2 ovos
  • 1 xícara (chá) de leite
  • 3 colheres (sopa) de açúcar
  • Óleo suficiente para fritar em imersão
  • Açúcar com canela para polvilhar

Modo de preparo

A receita é tão simples que você bate tudo na mão mesmo, bem rapidinho. Então, em uma tigela adicione, primeiramente, os ovos e bata bem até dissolver as gemas. Em seguida, adicione o amido de milho, a farinha, o açúcar e, por fim, o fermento.

Mexa bem todos os ingredientes com ajuda de um fuê para que a massa fique bem aerada e fofinha.

O próximo passo é colocar óleo suficiente para cobrir os bolinhos. Isso é muito importante para evitar que seus bolinhos fiquem encharcados. Eles devem ficar imersos no óleo para fritar por completo e não murchar após sair da fritura. Aqueça o óleo em fogo médio para não espirrar.

Em seguida, pegue uma quantidade de massa com uma colher e empurre com outra para dentro da panela com óleo bem quente. Não coloque muitos bolinhos na panela para que eles não grudem. Frite de 3 a 4 bolinhos por vez, claro, dependendo da panela que você utilizar.

Quando os bolinhos estiverem bem dourados, retire-os com uma escumadeira, deixe escorrer bem o óleo e coloque-os para secar em papel toalha. Antes de servir, polvilhe um pouco de açúcar com canela. Fica uma delícia! 😉

Receita de bolinho recheado com Nutella

Agora, se você quer mesmo é diferenciar a receita e aproveitar para dar aquela pitada de doçura, pode também rechear seu bolinho de chuva. Há duas maneiras de fazer isso. Você pode rechear o bolinho antes de fritar ou pode cortar os bolinhos ao meio depois de pronto e recheá-los do sabor que preferir.

Eu, particularmente, prefiro a segunda opção, pois fica mais sequinho e com sabor acentuado do recheio. Por outro lado, caso queira rechear de chocolate, por exemplo, a primeira opção é mais interessante para derreter melhor o chocolate.

Em todos os casos, separei uma receitinha deliciosa aqui. Veja como fazer bolinho de chuva recheado com Nutella!

Ingredientes

  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 ovo
  • ½ xícara (chá) de leite
  • ½ xícara (chá) de açúcar
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • 1 colher (chá) de essência de coco
  • Nutella para rechear

Modo de preparo

O segredo para rechear um bolinho de chuva antes de fritar é escolher um recheio que seja firme, como a goiabada, por exemplo. Aí fica mais fácil de cortar os pedacinhos e colocar dentro do bolinho.

Aqui o que eu fiz: pequei um refratário de vidro (pode ser de plástico também) e forrei com um pedaço de papel manteiga. Em seguida, despejei todo a Nutella e levei no freezer para firmar (cerca de 40 minutinhos). Deixe a Nutella no freezer até o momento de montar os bolinhos.

Então, em uma tigela coloque o ovo e o açúcar. Mexa bem até que fiquem bem incorporados. Em seguida, coloque o leite e a essência de coco ou baunilha. Mexa mais um pouco para misturar bem.

O próximo passo é acrescentar aos poucos a farinha de trigo. Mexa sempre até começar a ganhar uma consistência bem firme. Quando vamos rechear o bolinho antes de fritar, a massa precisa ficar um pouco mais firme do que o bolinho tradicional.

Corte a Nutella em cubinhos, faça as bolinhas de massa (com ajuda de uma colher) e recheie. Deixe o óleo ficar bem quente em fogo médio e coloque os bolinhos para fritar. Escorra bem o óleo e deixe-os escorrer em um papel toalha.

E então, gostou de saber como fazer bolinho de chuva? Agora você já tem mais duas opções deliciosas para complementar suas tardes chuvosas. Aproveite e compartilhe as dicas!