X

Bolo caseiro fofinho: Como fazer?

Você sabe qual é o diferencial que atrai muitos clientes para um negócio de bolos? Bolo caseiro fofinho é a característica mais procurada e que faz com que os clientes voltem sempre.

Empreender em um negócio como esse que traz alta demanda exige muita dedicação. Se você está começando agora, sabe que precisa de um chamariz para atrair clientes que ainda não te conhecem.

Neste caso, caprichar na receita é a primeira coisa a fazer. E a famosa propaganda “boca a boca” fará o restante do trabalho depois, para ajudar o seu negócio a crescer. Pode acreditar.

Hoje trouxe várias dicas e truques para deixar seu bolo caseiro fofinho de dar água na boca. Prepare o bloco de anotações e vamos lá!

5 Dicas práticas para fazer um bolo caseiro fofinho

Dos mais tradicionais, receitas da vovó até as técnicas mais inovadoras, os bolos caseiros são sucesso. Não há como comparar o sabor e a textura de um bolo caseiro com bolos industrializados. Sem contar que a saúde agradece.

Então você já tem em mãos um grande diferencial, que é colaborar com um estilo de vida saudável. Partindo daí você precisa desenvolver novas habilidades para conquistar cada vez mais clientes.

Vou te ajudar com alguns truques infalíveis para fazer um bolo caseiro fofinho, veja só:

1 – Temperatura ambiente

Um truque que quase ninguém sabe. Os principais ingredientes como o leite, ovo e principalmente a manteiga precisam estar em temperatura ambiente na hora de preparar a massa. Motivo?

A manteiga quando é acrescentada à massa em temperatura ambiente, tem maior poder de dar cremosidade à massa. Deixa uma textura mais aveludada e facilita na hora de incorporar com os outros ingredientes.

Quanto ao ovo, as claras quando estão em temperatura ambiente crescem mais firmes e deixam a massa mais estruturada com aquele aspecto aerado, que deixa seu bolo caseiro fofinho.

E se o leite estiver muito gelado, pode dar aquele choque térmico na massa, fazendo com que os ingredientes reajam de outra maneira. Isso pode impactar na textura e no crescimento do seu bolo.

2 – Por que mexer delicadamente?

Já percebeu que algumas receitas pedem para bater as claras em neve e depois acrescentar aos poucos e delicadamente junto aos ingredientes secos? Acontece que se você adicionar de maneira brusca, todo aquele trabalho de bater as claras em neve terá sido perdido.

Isso pode fazer com que as bolhas se rompam, o que impedirá que seu bolo cresça mais fofo.

3 – Por que peneirar os ingredientes?

Outro truque que é o segredo para um bolo caseiro macio e fofinho. Pode parecer perda de tempo. Mas acontece que ao peneirar os ingredientes secos como a farinha e o açúcar, faz com que sua massa fique bem homogênea, facilitando o crescimento.

Além disso, peneirar os ingredientes ajuda na remoção de impurezas e possíveis excessos que ficam, como pedrinhas de açúcar. Isso pode comprometer o resultado final da sua receita.

4 – Evite que seu bolo murche ou deixe de crescer

Uma das coisas que fazem com que seu bolo não cresça naturalmente é colocar o fermento antes da hora. Realmente, quando falamos de bolo, a ordem dos ingredientes altera no resultado do bolo.

O fermento deve ser o último ingrediente a ser adicionado na mistura da massa e deve ser levado ao forno imediatamente para não perder as propriedades. Além disso, seu forno precisa estar preaquecido em 10 minutos para que o fermento comece a reagir mais rápido.

É proibido abrir o forno antes dos 30 minutos. Coloque o bolo para assar e esqueça dele. Aguarde até o tempo final (35 a 40 minutos).

A mudança brusca de temperatura pode fazer seu bolo murchar na hora e crescer desigual. Sua estrutura pode ficar solada, deixando a massa super pesada.

5 – O segredo do bolo caseiro fofinho e molhadinho

Esse é o sonho de muita gente, afinal, nem precisará de cobertura. Para deixar um bolo fofinho e molhadinho, a dica é reduzir um pouquinho a farinha de trigo (1 colher). Dessa forma, a massa ficará menos seca.

Outro segredo que funciona é a ordem dos ingredientes. Para obter uma massa molhadinha, você precisará bater bem primeiro o açúcar e a manteiga até obter um creme espesso.

Em seguida, vá alternando os ingredientes secos e líquidos. Isso faz muita diferença no resultado do seu bolo, faça o teste!

Receita de bolo caseiro fofinho

Ingredientes

  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 1 xícara (chá) de leite
  • 3 colheres cheias de manteiga
  • 4 ovos (separe as gemas e as claras)
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • 4 a 5 gotas de essência de baunilha
  • 1 pitada de sal

Modo de preparo

O primeiro passo é bater as claras em neve e deixe reservado. Na batedeira, bata o açúcar e a manteiga até ficar um creme. Adicione as gemas e bata novamente.

Vá alternando o leite e a farinha de trigo, colocando aos poucos e batendo sempre. Adicione uma pitada de sal e por último o fermento em pó.

Incorpore as claras delicadamente com uma colher e despeje a massa em uma forma untada com manteiga e farinha de trigo. Coloque para assar em forno preaquecido a 180º por aproximadamente 30 a 40 minutos.

Onde aprender as melhores técnicas de bolo caseiro?

E para que você tenha técnicas únicas e segredos para confeitar bolos irresistíveis, você precisa aprender as melhores técnicas do mercado. Sempre digo aqui no blog, que é super importante estar sempre atualizado quanto as mudanças e novidades do mercado de confeitaria.

Já pensou em fazer um curso online de bolos caseiros? É uma maneira prática e econômica de se atualizar. Neste caso, lhe indico o curso da Thaís Mello.

Esse curso mudou a vida de muita gente, que hoje está faturando em torno de R$5.000,00 por mês. Não é exagero, tudo isso é técnica, empenho e dedicação ao negócio. É possível vender até 100 bolos em menos de 2 semanas, se você aperfeiçoar seu processo e aumentar a produção, pode aumentar gradativamente a demanda e consequentemente sua rentabilidade.

Nesse curso, você aprenderá as receitas mais buscada e preferidas do seu público, aprenderá dicas de como vender pela internet, como administrar seu negócio e ainda técnicas estratégicas de vendas.

Não perca essa chance, o investimento é muito baixo e o retorno é incrivelmente satisfatório. Se você interessou na dica, basta clicar neste link aqui e conhecer maiores informações sobre o curso.

E então, gostou de aprender todas essas dicas para criar um bolo caseiro fofinho? Não deixe de compartilhar para ajudar mais pessoas e qualquer dúvida é só deixar abaixo nos comentários!