X

Como fazer bolo de aniversário para vender?

Para todo mundo, o bolo de aniversário precisa ser especial. Afinal, é uma data comemorativa inesquecível. Justamente por isso é que você precisa saber como fazer bolo de aniversário para vender, caso queira ganhar muito dinheiro.

Contudo, os bolos de aniversários são relativamente mais complexos do que as receitas comuns. É necessário ter experiência em montagem e decoração personalizada. São várias as técnicas que estão envolvidas na produção de um bolo de aniversário profissional e de qualidade.

Por isso, você deve se especializar ao máximo para se diferenciar no mercado e ser reconhecido como o melhor confeiteiro da região. Aliás, nesse caso, a melhor propaganda é aquela famosa boca a boca, não é verdade?

Realmente é um longo caminho para chegar até lá, mas você verá nesse texto como é possível encurtar essa jornada e ter muito sucesso. Você saberá de uma vez por todas como fazer bolo de aniversário para vender com as melhores técnicas. Confira!

Como ganhar dinheiro com bolos de aniversário?

O mercado de confeitaria está crescendo e gerando alta lucratividade parra quem investe na área. De acordo com uma matéria do G1, é um mercado que cresceu mais de 11% nos últimos anos. Desde recheios, montagens, embalagens, técnicas de massas e coberturas trazem as últimas tendências e inspirações do exterior.

Por outro lado, os consumidores apreciam receitas de diferentes sabores com várias opções de degustação como bolo recheado em pedaços, bolos no pote ou até mesmo os famosos bolos de vovó inteiros para um delicioso café da tarde com a família.

O curto tempo devido a uma rotina diária corrida faz com que aumentem as vendas desse tipo de sobremesa. Para trabalhar com bolos de aniversário, você pode começar somente por encomendas. Dessa forma, consegue alinhar sua produção diária e seus estudos com uma demanda que cabe na sua rotina.

Outra forma de trabalhar com bolos de aniversário é fazer parcerias com padarias, supermercados ou até mesmo pequenas docerias. Faça parcerias também com equipes de buffet e eventos em geral. A partir do momento em que você firma parceria com essas empresas, você ganha reconhecimento, muito trabalho e aumenta consideravelmente sua renda.

Quem já se especializou nessa área consegue faturar mais de R$5 mil reais por mês. É uma área que só tende a crescer, podendo faturar até R$8 mil reais, dependendo do tamanho da estrutura e da demanda do local.

É uma escolha que pode gerar muito lucro para abrir o seu próprio negócio de bolos decorados, e quem sabe abrir uma confeitaria de sucesso!

Como fazer bolo de aniversário para vender

Antes de mais nada, você precisa saber que deve atender a todas as categorias, isto é, a todos os gostos e faixa de preço. Com isso em mente, monte um cardápio acessível e outro com bolos mais elaborados. Dessa forma, você fatura de qualquer jeito e deixa todos os consumidores felizes.

Há quem irá te procurar para fazer bolos mais requintados e complexos. Por outro lado, há quem irá te procurar para fazer algo mais simples, porém, especial.

Faça receitas desde as mais tradicionais como bolo de chocolate recheado até os bolos com múltiplos recheios, coberturas texturizadas, naked cake, red velvet  com massa colorida e muito mais.

Mas se quer aprender na prática como fazer bolo de aniversário para vender, vou deixar um passo a passo incrível de como fazer bolo de aniversário para vender. Vamos aos ingredientes?

Ingredientes massa

  • 5 ovos inteiros
  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • ½ xícara (chá) de chocolate em pó 50% cacau
  • 1 xícara (chá) de leite quente
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó

Ingredientes creme claro

  • 300 ml de leite
  • 1 e ½ colher (sopa) de amido de milho
  • 240g de chocolate branco picado
  • 150g de creme de leite
  • 6 gotas de essência de baunilha

Ingredientes creme escuro

  • 400 ml de leite
  • 2 colheres (sopa) de amido de milho
  • 300g de chocolate ao leite picado
  • 1 caixinha de creme de leite
  • 6 gotas de essência de baunilha

Modo de preparo massa e recheios

Primeiramente vamos fazer a massa de chocolate que é, na verdade um pão de ló macio. Isso irá te ajudar na hora de separar as partes e recheá-las. Na batedeira, bata os ovos inteiros com o açúcar até dobrar de volume.

Em seguida, dissolva o chocolate no leite quente e adicione na mistura batendo muito bem. Bata por 3 minutinhos e desligue a batedeira.

Com a ajuda de um fuê, adicione aos poucos a farinha de trigo e bata. Por fim, adicione o fermento em pó. Despeje a massa em uma forma untada e polvilhada com chocolate. Leve ao forno preaquecido a 180º por aproximadamente 35 a 40 minutos.

Enquanto isso vá preparando os recheios que não tem segredo nenhum. O modo de preparo dos dois cremes é igual. Então basta levar o leite e o amido de milho em fogo baixo até engrossar. Desligue o fogo.

Retire do fogo, agregue o chocolate branco ou o preto e mexa até derreter naturalmente. Em seguida, misture o creme de leite e a essência de baunilha. Reserve alguns minutos na geladeira coberto por um plástico filme até firmar, cerca de 15 a 20 minutos.

Montagem

É interessante que você divida a massa em 3 partes iguais para que o bolo receba o recheio de creme branco e o preto igualmente. Dessa forma, em uma das partes distribua o creme branco, cubra com um disco de massa e por fim, recheie com o creme escuro.

Cobertura para bolo de aniversário

Para aprender como fazer bolo de aniversário para vender você deve saber que a cobertura é o que fará maior diferença. Nada melhor do que uma belíssima cobertura para arrancar elogios do público. Portanto, capriche bem nesta etapa. Procure pelos mais diversos confeitos e faça a decoração de acordo com a sua criatividade. 😉

Ingredientes para a cobertura

  • 100g de chocolate ao leite em barra (para raspar)
  • 100g de chocolate branco em barra (para raspar)
  • 1 caixinha de morangos limpos e secos
  • 250 ml de creme de leite fresco
  • 250 g de chocolate meio amargo picado

Modo de preparo da cobertura

Para fazer a ganache de chocolate que vai bem com várias receitas de massa e recheio, é só aquecer na panela ou no micro-ondas o creme de leite. Quando ele estiver bem quente, adicione o chocolate meio amargo picado. Mexa bem até que ele se dissolva completamente.

Cubra imediatamente o bolo, que já deverá estar recheado. Arrume os morangos por cima, rale os chocolates e caso queira, pode acrescentar mais confeitos.

O segredo para aumentar suas vendas!

Você sabe quanto cobrar por um bolo de aniversário? Então sugiro que você faça um cálculo de tudo o que irá gastar na receita + sua mão de obra + sua especialização profissional. Além disso, há os custos extras que são custos com energia elétrica, água e outras despesas com funcionários e entrega.

A etapa da precificação é uma das mais difíceis e uma das que fará muita diferença no seu faturamento. Então sugiro que você faça um curso de especialização em bolos decorados.

Já ouviu falar do Curso de Bolos Decorados da Larissa Galvão? É um curso 100% online e completo para quem pretende abrir uma confeitaria de bolos. Com ele você aprenderá a criar diversas receitas, saberá como fazer uma massa perfeita, dicas de vendas, técnicas de recheios e coberturas.

Gostou da ideia? Então acesse o conteúdo completo que criei para te explicar melhor sobre esse curso. Não perca a oportunidade de transformar de uma vez por todas a sua vida financeira.

Agora você já sabe como fazer bolo de aniversário para vender. Comece agora mesmo a dar vida ao seu plano de negócio e crescimento profissional!