X

Como fazer bolo pão de ló: Receita de liquidificador

Hoje você irá aprender como fazer bolo pão de ló da forma mais simples possível, de liquidificador.

O pão de ló serve como base para diversas receitas deliciosas como bolos de pote, tortas, pavê, bolos recheados etc. Aliás, essa receita é essencial para quem pretende fazer um bolo artístico de aniversário ou casamento que levam vários andares. Por conta da estrutura da massa, que costuma ser mais aerada e firme, ela suporta várias camadas de qualquer tipo de recheio.

Se você quer um bolo molhadinho, basta regar a massa com uma calda saborosa que irá penetrar completamente na aeração da massa. Da mesma forma, funciona com recheios super cremosos.

Então essa é uma receita tradicional dos lares brasileiros, que pode ser servida também no café da manhã ou da tarde. Preparei uma receita bem fácil e prática de fazer para você aprender passo a passo como fazer bolo pão de ló. Vamos conferir?

Como fazer bolo pão de ló – passo a passo

Ingredientes

  • 4 ovos
  • 100ml de óleo
  • ½ xícara (chá) de leite morno
  • 1 e ½ xícara (chá) de açúcar
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de preparo

Viu como não vai quase nada na receita? É bem simples mesmo o modo de preparo, a única coisa que você precisa prestar atenção é no tempo para bater no liquidificador.

Então, a primeira coisa é colocar no liquidificador os ovos, o óleo, o leite morno e o açúcar. Você precisa bater esses ingredientes até que você perceba que dobrou de volume e ficou uma massa meio esbranquiçada. Isso levará em torno de 5 a 8 minutos em velocidade alta.

Em seguida, vá adicionando aos poucos a farinha de trigo para não empelotar. Continue batendo sempre para que sua massa fique bem homogênea. Por fim, adicione o fermento em pó e bata rapidinho somente para incorporar o fermento à massa.

Transfira essa mistura para uma forma untada e enfarinhada. Leve ao forno, que já deverá estar preaquecido a 180º e deixe assar por aproximadamente 35 minutos ou até que sua superfície esteja bem dourada.

Dica extra: NÃO unte as laterais da forma, somente o fundo. Se você untar as laterais, irá impedir que o bolo cresça como deveria. Ele poderá ficar com o meio alto e as laterais mais abaixadas. Nesse texto, eu falo mais sobre como untar formas corretamente. Depois dá uma olhadinha! 😉

Com essa receita, você pode usar uma forma de 20X30 que ele ficará bem alto, próprio para rechear. Dessa maneira, prefira sempre formas altas para obter melhores resultados.

Dica para saborizar a massa do bolo

Como você pôde perceber, o pão de ló tradicional é uma massa super neutra, justamente, para combinar com qualquer tipo de recheio ou cobertura. Por outro lado, você pode saborizar da forma que você quiser.

Essa é uma receita base que aceita chocolate na massa, morango, essências, canela, amêndoas, nozes, suco de frutas naturais, raspas de limão ou de laranja etc. Ou seja, uma massa pra lá de versátil que pode se transformar em diversas outras receitas.

Então para colocar em prática, vou deixar aqui uma receitinha bem simples de pão de ló de coco. Vamos aprender?

Ingredientes

  • 6 ovos
  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • ½ xícara (chá) de leite de coco
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de preparo

Essa receita tem o mesmo passo a passo da primeira, a diferença é trocar o leite morno pelo leite de coco que dará uma diferença enorme! Bata, primeiramente, os ovos, o açúcar e o leite de coco. Em seguida, adicione aos poucos a farinha de trigo. Bata até ficar homogêneo e, por fim, adicione o fermento em pó. Mexa bem com uma colher para incorporar tudo e leve para assar por 35 minutos.

Você pode ainda fazer uma calda com coco ralado, 1 xícara de leite de coco, ½ xícara de leite e 4 colheres de açúcar. Basta misturar tudo e regar sobre o bolo já desenformado.

Agora você aprendeu como fazer bolo pão de ló. Coloque tudo em prática e crie muitas receitas com essa base maravilhosa. Compartilhe as dicas!