X

Como fazer para a goiabada não ficar no fundo do bolo?

Se você é daquelas pessoas que adora se arriscar em fazer sabores de bolos diferentes já deve ter se perguntado como fazer para a goiabada não ficar no fundo do bolo, não é mesmo?

Uma receita que vai pedaços de goiabada no preparo é o famoso bolo de fubá com goiabada. Mas você pode criar o sabor da massa que preferir, pois combina muito e dá um sabor incrível. A goiabada fica super cremosa e se envolve perfeitamente com a massa do bolo!

É uma receita muito simples de fazer, porém, muita gente não conhece o truque que evita que a goiabada caia para o fundo da forma.

Se ela cair para o fundo, pode se queimar. Com isso, pode formar uma casca mais firme ou até mesmo grudar na forma. Aí a receita que deveria ser deliciosa, acaba sendo um desastre.

Mas não se preocupe. Resolvi te mostrar em primeira mão como fazer para a goiabada não ficar no fundo do bolo. Vamos conferir?

Como fazer para a goiabada não ficar no fundo do bolo?

Por mais que a goiabada traga um sabor diferente aos bolos, é uma receita que remete àquelas receitas antigas da época da vovó. Quando cortamos o primeiro pedaço, logo vemos a goiabada enfeitando a massa do bolo. Mas como fazer para a goiabada não ficar no fundo do bolo?

Os confeiteiros profissionais conseguem deixar os pedaços de goiabada onde querem. Existem até aqueles que fazem desenhos no bolo com a goiabada.

Já vi por aí muita gente dizer que passando apenas a goiabada na farinha de trigo já resolve o problema. Mas quanto maior e mais pesados forem os pedaços de goiabada, passar somente na farinha de trigo não adianta.

Um truque interessante que realmente funciona é passar os pedaços na farinha de trigo normalmente e depois levar para congelar. Dessa maneira, com o tempo máximo de 30 minutos no freezer você já consegue garantir que sua goiabada não caia para o fundo da forma.

Quando colocamos o bolo no forno, o fermento começa a reagir imediatamente. Isso quer dizer que não dá tempo suficiente para a goiabada descongelar. Assim, a massa vai crescendo e logo formando aquela capa protetora sobre os pedaços. Muito interessante, não é mesmo? 😉

E você pode utilizar esse mesmo truque para qualquer outro tipo de recheio mais sólido como gotas de chocolate, confeitos, biscoitos ou frutas em pedaços. Vamos conhecer como funciona na prática? Separei uma receita com passo a passo completo de como fazer para a goiabada não ficar no fundo do bolo. Confira!

Receita de bolo de fubá com pedaços de goiabada

Ingredientes

  • 4 ovos
  • 300g copos de açúcar
  • 200ml de óleo
  • 200ml de leite
  • 110g de fubá
  • 110g de farinha de trigo
  • 1 colher de fermento químico em pó
  • 150g de goiabada cortada em cubos

Ingredientes cobertura

  • 200g de goiabada em cubos
  • ½ xícara (chá) de açúcar

Modo de preparo

A primeira coisa que você deverá fazer é preparar a goiabada. Corte em vários pedacinhos e empane na farinha de trigo. Leve ao freezer para congelar por cerca de 30 minutos.

Mas vale ressaltar que se você cortar em pedaços pequeninos não há a necessidade de congelar. Isso vale para pedaços maiores, combinado?

Passe na peneira os ingredientes secos, ou seja, a farinha de trigo e o fubá. Peneire também, mas em uma tigela separada o açúcar. Isso ajudará muito a deixar o seu bolo fofinho. 😉

No liquidificador, coloque os ovos, o leite, o óleo e o açúcar. Bata muito bem até que fique uma mistura bem homogênea. Depois despeje a mistura em uma tigela e vá adicionando aos poucos a farinha de trigo e o fubá.

Por fim, adicione o fermento em pó e mexa mais um pouco até incorporar à mistura. Transfira tudo para uma forma untada e enfarinhada. Em seguida, vá espalhando, mas sem afundar, os pedacinhos de goiabada.

Leve para assar em forno preaquecido a 180º por aproximadamente 45 minutos ou até que o bolo esteja bem dourado.

Como fazer a cobertura do bolo de fubá com goiabada

Cobertura nunca é demais, não é mesmo? E nessa receita, a cobertura dá o toque final. Fica simplesmente lindo e pra lá de saboroso. Aliás, essa receita de cobertura de goiabada você pode utilizar em bolos caseiros simples ou criar a combinação que você quiser!

É super simples e rápida de fazer. Enquanto seu bolo vai assando no forno, dá tempo de fazer essa coberturinha deliciosa.

Para isso, basta levar os ingredientes em fogo médio e mexer sempre até que a goiabada derreta por completo. O tempo médio gira em torno de 15 minutos. Quando seu bolo já estiver desenformado, despeje a cobertura por cima. No entanto, caso queira uma cobertura mais firme, é só levar à geladeira por uns 20 minutinhos e já estará pronto para servir!

Essa receita fica simplesmente incrível e irresistível. Faça na sua casa e depois volte aqui para me contar o que achou! 😉

Agora você já sabe como fazer para a goiabada não ficar no fundo do bolo. Então, que tal espalhar a dica? Compartilhe!