X

Como fazer para o recheio do bolo não escorrer

Se você quer saber como fazer para o recheio do bolo não escorrer sabe que isso acaba com a perfeição do acabamento. Hoje os clientes estão muito mais exigentes do que antigamente e qualquer fator irregular é motivo para deixar de comprar.

Quando vamos montar um bolo recheado, principalmente aqueles com mais de 2 camadas, temos que acertar na medida do recheio. Mais do que isso, é preciso conhecer as melhores receitas de recheio para o tipo certo de massa.

Um bom exemplo que posso te dar aqui é o bolo naked cake que deixa os recheios totalmente expostos. Seu maior diferencial é a perfeição do corte dos discos de massa intercalando com a espessura correta e consistência do recheio.

Então para te ajudar a não errar, separei algumas dicas especiais de como fazer para o recheio do bolo não escorrer. Confira com atenção!

5 dicas de como fazer para o recheio do bolo não escorrer

1 – Escolha os ingredientes certos

Para obter um recheio cremoso e ao mesmo tempo com textura correta para recheio você precisa selecionar os ingredientes e sabores ideais. Os recheios que funcionam e ficam bem firmes em qualquer receita de massa são:

  • Ganache;
  • Geleia de frutas;
  • Creme belga;
  • Brigadeiro;
  • Creme de baunilha;
  • Doce de leite;
  • Prestígio;
  • Nutella;
  • Mousse de sabores.

2 – Deixe o recheio descansar

Um dos truques que realmente funcionam para não deixar o recheio escorrer é deixar que ele se firme um pouco na geladeira. Recheios como a ganache ou creme pedem uma consistência mais firme.

Dessa forma, após sair do fogo, transfira o recheio para um recipiente de vidro e cubra com plástico filme. Leve à geladeira por cerca de 2 horas ou se preferir deixe de um dia para o outro.

Essa prática ajuda a facilitar na hora de espalhar o recheio sobre os discos de massa. Além disso, faz com que o recheio fique mais espesso e ainda assim cremoso.

3 – Molhadinho, mas sem escorrer

Todo mundo que procura saber como fazer para o recheio do bolo não escorrer quer ter um bolo decorado lindamente e molhadinho. Mas como isso é possível?

Como eu mencionei anteriormente, um dos recheios ideais é aquele que vai frutas na sua composição. Só que se você não preparar o recheio corretamente as frutas irão soltar água. Resultado? Fará com que seu recheio escorra todinho para as laterais do bolo.

Então uma dica interessante é colocar as frutas no liquidificador e dar um “pulsar”. Duas vezes bastam para que a fruta dê uma boa incorporada ao recheio. Dessa forma, basta fazer um “muro” de creme nas laterais do bolo e no centro você coloca as frutas batidas.

Ao final, você terá um bolo fofinho, molhadinho, mas sem que seu recheio escorra pelas laterais.

Outra dica, caso você pense em colocar as frutas separado do creme no recheio é envolver as frutas no açúcar. Isso irá evitar que elas soltem água e ainda o açúcar irá preservar melhor sua fruta. 😉

4 – Recorra à famosa espátula

Caso seu recheio não fique totalmente firme e você queira saber como fazer para o recheio do bolo não escorrer, utilize uma espátula para modelar seu recheio nas laterais. Isso funciona muito bem também para coberturas.

Hoje em dia uma das tendências mais procuradas é o bolo espatulado. Esse modelo consiste em uma aparência mais rústica e ao mesmo tempo delicada. Isso porque você pode brincar com as cores e tipos de cobertura, fazendo um degradê com aquele efeito do espatulado.

5 – Use o truque do chantilly

Agora, caso dê algo errado com o seu recheio e ele acabe ficando um pouco ralo, você pode utilizar o truque do chantilly. Basta colocar recheio somente no centro dos discos e coloque um pouco de chantilly na manga de confeitar. Ao dispor os discos sobre o recheio ele não escorrerá, pois ficará somente no centro do bolo.

Se for um bolo naked cake é só colocar um pouco de chantilly entre as camadas, como mostra a imagem. Não tem erro e deixa seu bolo lindo! 😉

Receita de recheio super cremoso e consistente

Ingredientes

  • 1 lata de Leite Condensado
  • 1 caixinha de Creme de Leite
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 1 colher (sopa) de Glucose
  • 1 colher (chá) de Essência de Baunilha

Modo de preparo

Em uma panela coloque o leite condensado, o creme de leite, a manteiga, a glucose e a essência de baunilha. Leve em fogo baixo e não deixe de mexer nem por um segundo.

O truque para o recheio ficar super consistente está no tempo de fogo. O tempo médio é de 15 a 20 minutos. Você precisa perceber que o creme está mais espesso e quase desgrudando do fundo da panela ao mexer. É o famoso ponto de brigadeiro. Desligue a panela.

Transfira o creme para um bowl e cubra com plástico filme. Deixe descansar em temperatura ambiente por cerca de 4 horas. Em seguida, você já pode rechear seu bolo sem medo.

Viu só como fazer para o recheio do bolo não escorrer? Utilize essas dicas que você terá um bolo bem montado e sem imprevistos. Você poderá até vender o bolo em pedaços. Compartilhe as dicas!