X

Como rechear bolo com furo no meio

Hoje você aprenderá como rechear bolo com furo no meio. Muitas pessoas encontram dificuldades nessa etapa. Quem possui apenas esse formato de assadeira, pode sim criar um bolo recheado e decorado como um profissional.

Além disso, você pode aproveitar todos os tipos de recheios e coberturas para criar um bolo decorado para qualquer ocasião. Você verá que o furo no meio não atrapalhará em nada. Aliás, se utilizar a criatividade, você pode aproveitar para criar surpresas com confeitos ou coberturas.

Quer ver tudo isso na prática? Então veja só essas dicas que separei para você. Segue tudo direitinho para aprender como rechear bolo com furo no meio e até como fazer decorações incríveis. Vamos lá?

Como cortar um bolo com furo no meio para rechear

Primeiramente, você precisa saber como cortar um bolo com furo no meio para rechear. Afinal, ele é muito mais frágil do que um bolo normal, justamente por conta da cavidade que pode desestruturar toda a sua massa.

Outra coisa importante é escolher uma forma de bolo com tamanho ideal para a receita que você escolheu. Isso porque, se você escolher uma forma muito grande com pouca receita, seu bolo ficará baixinho, o que irá dificultar na hora de cortar. Quanto mais alto o bolo, melhor para cortar, pois ele fica mais firme, com mais massa para suportar o corte.

Para cortar, existem duas maneiras que funcionam muito bem. A primeira, é pelo modo convencional, cortando ao meio com a ajuda de uma linha. No entanto, exige mais concentração para não quebrar nenhuma parte.

Tente cortar no centro certinho do bolo, pois, se cortar mais para cima ou mais para baixo, deixará a massa ainda mais frágil. Não puxe a linha com muita força ou muito rápido, esse processo precisa ser feito delicadamente. 😉

A outra maneira de cortar bolo com furo no meio é removendo a massa entre o furo e a borda do bolo, exatamente como mostra a imagem. Essa técnica chama-se “bolo cavado”. Mas não jogue fora as sobras de massa, elas servirão para cobrir o bolo sobre o recheio que você colocará. 😉

Como rechear bolo com furo no meio

Para rechear um bolo desse formato, você precisa saber que o recheio deve estar bem firme para criar uma estrutura resistente. Já que o bolo em si já é frágil, você precisa fortalecer com um recheio que seja ao mesmo tempo cremoso e consistente.

Isso você consegue com recheios a base de mousse, brigadeiros ou recheios que têm frutas como ingredientes principais. Separei uma dica de receita de bolo com furo no meio para você aproveitar para colocar a mão na massa, veja:

Receita de bolo com furo no meio de prestígio prático

Ingredientes massa

  • 1 xícara (chá) de leite quente
  • 3 ovos
  • 4 colheres (sopa) de margarina derretida
  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 1 xícara (chá) de cacau em pó 75%
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 2 colheres (chá) de fermento em pó

Ingredientes recheio

  • 1 caixinha de leite condensado
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 1 pacote de coco ralado sem açúcar
  • 1 caixinha de creme de leite

Modo de preparo

A primeira coisa que você precisa fazer é o recheio. Dessa forma, ele vai ficando mais consistente até o momento de rechear o bolo.

Então, em uma panela, leve o leite condensado, a manteiga e o coco ralado. Deixe cozinhar em fogo baixo até começar a engrossar. Quando chegar nesse ponto, adicione o creme de leite, mexa mais um pouco e deixe engrossar novamente. Reserve e deixa esfriar em temperatura ambiente.

Agora para preparar a massa não tem segredo. Para ficar um bolo fofinho, peneire em uma tigela o chocolate em pó e a farinha. Reserve.

No liquidificador, bata os ovos, a manteiga derretida, o açúcar e o leite. Bata somente até incorporar todo os ingredientes. Transfira essa mistura para uma tigela e vá acrescentando aos poucos a farinha de trigo com o chocolate. Mexa levemente com um fuê até finalizar tudo.

Por fim, adicione o fermento em pó e mexa delicadamente. Transfira a massa para uma forma untada com manteiga e polvilhada com cacau em pó. Leve para assar em forno preaquecido a 180º por aproximadamente 35 minutos.

Como fazer uma decoração incrível

Você pode fazer uma cobertura deliciosa com ganache de chocolate ou um brigadeiro firme de chocolate. Coberturas que combinam super bem também são cobertura de chantilly ou merengue, buttercream, pasta americana e mousse.

Para essa receita acima, sugiro uma cobertura simples de ganache de chocolate. Essa ganache, após um tempo de geladeira ficará firme e muito escura, ideal para massas de chocolate. Você precisará de apenas:

Ingredientes

  • 500g de chocolate meio amargo em barra
  • 2 caixinhas de creme de leite

Modo de preparo

Basta picar o chocolate em barra e, em seguida, derreta em banho maria. Quando estiver bem derretido, basta adicionar o creme de leite e mexer bastante até ganhar uma leve consistência.

Cubra imediatamente o bolo com essa cobertura para que ele não comece a endurecer. Após cobrir o bolo, deixe cerca de 15 minutos na geladeira para firmar. Em seguida, você já pode continuar com a decoração. Aproveite para decorar com chantilly, raspas de chocolate branco e cerejas. Ficará lindo!

Agora você aprendeu como rechear bolo com furo no meio e de quebra ganhou dicas especiais de como cortar e decorar. Compartilhe as dicas!