X

Como tirar cheiro de ovo do bolo

O ovo é um ingrediente base para a criação de qualquer receita culinária. Porém, já vi muitas pessoas que querem saber como tirar cheiro de ovo do bolo.

Esse é um tipo de problema comum e dependendo do tipo da receita, realmente esse ingrediente pode deixar um cheiro enjoativo na massa.

Às vezes quando fazemos uma receita de bolo simples como o pão de ló ou um recheio de creme, o cheiro de ovo fica ainda mais evidente. Geralmente isso acontece muito em receitas que levam maior quantidade de ovos.

A boa notícia é que com apenas alguns truques fáceis você pode acabar com esse problema incômodo. E para te ajudar, separei aqui tudo o que você precisa saber para deixar suas receitas caseiras irresistíveis. Vamos lá?

Por que fica um cheiro de ovo em algumas receitas?

Antes de mais nada, vamos entender por que isso acontece. Na verdade, isso pode ocorrer por vários motivos, como a má escolha dos produtos, tirar o bolo do forno antes da hora, bater a massa por menos tempo do que o recomendado, etc.

O ovo é fonte de várias proteínas, vitaminas e minerais essenciais para o nosso corpo. Porém, algumas dessas substâncias encontradas no ovo podem colaborar para o cheiro enjoativo que surge nas receitas prontas de bolo.

Mas em geral, precisamos saber que a composição base do ovo é de enxofre e ferro. Uma coisa interessante que gera dúvidas é que a união dessas duas substâncias é responsável por aquela coloração esverdeada que surge na gema quando cozida.

O enxofre também é responsável pelo cheiro mais forte que encontramos na clara do ovo. Você pode perceber que a clara, em si, não apresenta cheiro algum. Além disso, ela é composta de uma substância viscosa e translúcida e outra substância mais espessa e de coloração branca.

Essa substância de coloração esbranquiçada é que reage com o ferro da gema. Quando o ovo é aquecido, na receita pronta já no forno, essas duas substâncias são ativadas e é nesse momento que o cheiro forte pode sobressair.

Como tirar cheiro de ovo do bolo em 5 dicas

1 – Escolha ovos frescos

Você pode perceber que os ovos mais frescos apresentam um cheiro mais suave. Sendo assim, quando colocamos um ovo não tão fresco na receita as chances são maiores de apresentar esse cheiro incômodo.

Portanto, sempre olhe a validade escrita na caixinha do ovo ou procure comprar diretamente do produtor. Caso você queira fazer bolos caseiros para vender, essa dica é essencial para manter a qualidade dos seus bolos. 😉

2 – Coloque gotinhas de limão na massa

Algumas pessoas também acham o cheiro de essência de baunilha enjoativo. Então, nesse caso, outra alternativa para anular o cheiro de ovo é colocar algumas gotinhas de limão na massa.

O limão é primordial para eliminar qualquer tipo de cheiro desagradável, além de dar um toque mais refrescante e cítrico para a receita. 5 gotinhas de limão já são suficientes e não interferem no sabor do seu bolo, pode confiar!

3 – Utilize essência na receita

Outra dica de como tirar cheiro de ovo do bolo é aproveitar para colocar uma essência de sua preferência na receita. A essência de baunilha, além de deixar um cheiro agradável, deixa sua receita com um sabor delicioso.

É uma alternativa que funciona para receitas mais simples, como bolo de farinha de trigo e receitas que não trazem ingredientes que possam disfarçar o cheiro de ovo.

4 – Peneire a clara

Vimos anteriormente como tirar cheiro de ovo de bolo tem a ver com a escolha certa dos ovos. Mais do que isso, vimos também que a clara possui uma membrana que traz um cheiro mais forte do ovo.

Essa membrana precisa ser removida antes de bater os ovos na batedeira. Para isso, basta passar os ovos em uma peneira, mas sem a ajuda de uma colher para não correr o risco de cair qualquer resquício na batedeira.

Você verá como isso fará diferença no seu bolo depois de pronto.

5 – Como tirar cheiro de ovo do bolo pronto?

O bolo ficou pronto e após tirar do forno o cheiro de ovo prevalece, então, o que fazer? Nesse caso, pouca coisa pode ser feita. Como já vimos o segredo para evitar que isso aconteça está no preparo da massa.

Dessa maneira, uma dica que pode te salvar é aproveitar para fazer uma calda que penetre no bolo como uma calda de goiaba, de laranja, de limão ou de chocolate. Aí basta apenas deixar o ponto da sua calda mais líquido, perfurar a superfície do bolo e cobrir com a calda.

Agora você já sabe como tirar cheiro de bolo do ovo. Viu só como que com apenas alguns truques simples você pode fazer um bolo perfeito? Anote tudo para colocar em prática da próxima vez.

Aproveite também para conhecer o Curso Completo de Bolos Caseiros que recomendamos aqui no site. Esse é um curso incrível que ensina dezenas de receitas e estratégias para você vender seus bolos. Se colocar em prática o que é ensinado, poderá ganhar de R$ 2 a R$ 6 mil Reais por mês com bolos caseiros.