X

Como tirar o gosto de óleo do bolo

Quer saber como tirar o gosto de óleo do bolo? Realmente existem muitos confeiteiros que passam por esse mesmo tipo de problema, e ele é bem simples de resolver.

Não há nada mais frustrante do que levar horas no preparo de uma receita saborosa e na hora de experimentar ele fica com um gosto que chama toda a atenção. Eu sempre tenho esse problema em receitas de bolo de fubá. Consigo sentir perfeitamente o gosto do óleo, que sobressai na receita.

Então, para te ajudar a resolver essa questão, separei dicas importantes e algumas receitinhas simples. Descubra como tirar o gosto de óleo do bolo!

Afinal, como tirar o gosto de óleo do bolo?

Já falei aqui no blog sobre a diferença do óleo e da manteiga em cada receita de bolo. Como você já deve ter percebido, há algumas receitas que pedem exclusivamente o uso de óleo, enquanto outras exigem a manteiga.

Dependendo do tipo de ingredientes extras que a receita pede, quase não sentimos o sabor do óleo na massa. No entanto, em alguns casos ele fica evidente e pode atrapalhar muito na hora de apreciar o bolo.

Mas se o seu bolo ficou com gosto de óleo, o que fazer? Vale ressaltar que para mesclar o gosto de óleo, é necessário adicionar um ingrediente mais ácido ou cítrico. Além disso, o doce também pode acabar com esse gosto distinto. Então, veja só algumas alternativas para consertar seu bolo e ninguém irá perceber!

Faça uma calda de laranja

Se você fez uma receita de bolo branco simples, pode pensar em adicionar uma calda de laranja por cima dele. Veja como é simples de fazer:

Em uma panela, coloque 1 xícara (chá) de suco de laranja natural + 2 xícaras (chá) de açúcar de confeiteiro. Leve em fogo baixo até começar a levantar fervura. Após cerca de 3 minutos no fogo estará pronta a calda. Faça alguns furinhos sobre o bolo e regue com toda a calda.

Recheie o bolo com frutas

Uma excelente ideia para tirar o gosto de óleo do bolo é utilizar geleia de frutas para rechear o bolo. Nesse caso, as melhores escolhas para um bom resultado são morango, abacaxi, ameixa em calda, frutas vermelhas e pêssego. Você pode fazer um creme belga, que eu ensino aqui e incluir pedacinhos de frutas. Ficará simplesmente delicioso!

Faça uma cobertura de ganache

Já ouviu falar da famosa ganache de chocolate? É uma excelente maneira de tirar o gosto de óleo do bolo. Aliás, ajudará também a decorar perfeitamente seu bolo. Uma característica da ganache é a sua consistência. Sendo assim, dá para fazer diferentes decorações sobre o bolo.

Tenho aqui no blog uma receita completa de ganache de chocolate, mas você também pode fazer na versão de chocolate branco. É só substituir a barra de chocolate! 😉

Como evitar o gosto de óleo no bolo

Agora que você já conheceu algumas alternativas para remediar, precisa saber como prevenir para isso nunca mais acontecer.

Na confeitaria, uma receita de bolo segue rigorosamente uma sequência de mistura de diferentes ingredientes. Da mesma forma, existem medidas exatas de cada um deles. Se essas regras não forem respeitadas, provavelmente surgirão problemas no bolo depois de pronto.

A gordura, ou seja, óleo ou manteiga, é essencial no preparo da massa de qualquer receita de bolo. Isso porque são esses ingredientes que trazem maciez e consistência para a massa.

O óleo, por sua vez, é responsável por deixar a massa mais fofinha e mais aerada. Já a manteiga, deixa a massa mais firme. Então, se você fez uma receita e ela ficou com gosto de óleo, tente reduzir um pouco a medida.

Geralmente, as receitas pedem cerca de 1 xícara (chá). Nunca coloque mais do que isso nas receitas, pois além de modificar sua estrutura, trará um sabor diferente.

O segredo para fazer bolos perfeitos

Nem só de truques culinários vive um confeiteiro de sucesso. É preciso ter em mãos conhecimentos completos sobre as principais técnicas de confeitaria para não ter problemas com todas as receitas.

Então, preciso te indicar um curso que poderá mudar sua vida financeira e te ajudará a fazer bolos perfeitos. Estou falando do Curso de Bolos Caseiros da Thais Mello.

É um treinamento completo para quem quer ter um negócio próprio, conhecer novas técnicas e ganhar muito dinheiro fazendo o que mais gosta.

Neste curso você aprenderá de forma 100% online, mais de 30 receitas de bolos caseiros para vender, conhecerá as receitas mais vendidas, dicas de produção de bolos caseiros, dicas de vendas pela internet, dicas de administração de negócio, estratégias de sucesso e muito mais.

Se interessou? Então confira agora mesmo o conteúdo completo que preparei e tire todas as suas dúvidas. Tenho certeza que você não irá se arrepender e irá te ajudar muito!

E então, gostou de saber como tirar o gosto de óleo do bolo? Agora é só colocar todas essas dicas em prática e tomar muito cuidado para que não aconteça de novo. Compartilhe as dicas!