X

Como untar forma?

Hoje você aprenderá como untar forma de várias maneiras práticas e econômicas. Afinal, existem dias em que você precisa de outra alternativa pra untar, não é verdade? Até mesmo para agilizar os preparos dos bolos, saber como untar a forma poderá te salvar!

Algumas pessoas não dão devida importância para esse processo, mas é fundamental para garantir uma umidade natural na massa do bolo e também para evitar que a receita queime.

Se sua forma não estiver untada corretamente, terá um bolo mais seco que pode esfarelar com facilidade. Aí, na hora de rechear ou aplicar uma cobertura mais espessa, você poderá ter mais dificuldades.

Contudo, cada pessoa costuma untar a forma de um jeito. Então, para te ajudar, resolvi listar algumas bem interessantes. Veja como untar forma de maneira adequada para vários tipos de massa!

Como untar forma com 5 maneiras diferentes e econômicas

1 – O método tradicional que nunca falha

A primeira maneira de untar qualquer tipo de forma é com farinha de trigo e manteiga. Muitas pessoas costumam substituir a manteiga pelo óleo. Tudo bem, funciona da mesma forma. 😉

Então, para untar é só espalhar um pouco de manteiga (com ajuda de um papel toalha ou um pincel) nas laterais e no fundo da forma e depois salpicar um pouco de farinha de trigo. Mexa bem a forma para que a farinha grude naturalmente na manteiga. Não aperte com as mãos e jogue fora o excesso de farinha que sobrar.

Caso você aplique muita manteiga, seu bolo após assado poderá ficar com aquelas casquinhas nas laterais. Muita gente não gosta, pois, tira toda a beleza do bolo desenformado. Mas, se você pretende fazer o bolo pra família, não tem problema. Tenho certeza que ninguém irá ligar para esse pequeno detalhe. 😉

2 – Já tentou untar com açúcar e manteiga?

Essa é outra alternativa que deixa seu bolo muito gostoso. Se você gosta daquela casquinha crocante no bolo após assado, precisa tentar. Geralmente quem unta com manteiga e farinha pode perceber que, tanto as laterais do bolo quando o fundo, ficam um pouco esbranquiçados.

Para tirar esse efeito, você pode optar pelo açúcar. Com a temperatura ideal de forno, ele irá derreter aos poucos, deixando um ambiente úmido para o bolo. Após o tempo de preparo, deixará aquela casquinha deliciosa no bolo. Faça o teste! Combina perfeitamente com bolo de laranja, bolo de fubá, bolo de banana e bolo de cenoura.

3 – Maneira light de untar forma

Agora, se você está fazendo uma receita saudável de bolo que não leva farinha de trigo na receita, pode utilizar farelo de trigo ou aveia. Dessa maneira, prefira utilizar margarina light para grudar melhor esses ingredientes.

4 – Papel manteiga

Quem costuma fazer brownies sabe que é essencial que a forma seja untada com papel manteiga. Mas, essa dica também funciona muito bem com o preparo de bolos caseiros.

Pode substituir perfeitamente a manteiga ou o óleo. Basta forrar o fundo da forma com o papel manteiga e despejar a massa sobre ele. Caso queira as laterais untadas também, pode colocar outro papel.

Porém, há receitas, como a de pão de ló, que pedem somente o fundo da forma untado, pois, se untar as laterais impede que elas cresçam. Nesse caso, você terá um bolo alto somente no centro.

5 – Use papel toalha

Tem pouca manteiga em casa, o suficiente para fazer apenas a receita do bolo? Então não se preocupe. Você pode utilizar sem medo o papel toalha para fazer o trabalho de untar sua forma.

Basta colocar algumas folhas de papel toalha, de modo que cubra o fundo e as laterais da forma, e despejar a massa. Pode ficar tranquila que a massa não irá encharcar as folhas. Por apresentar uma estrutura mais densa, a massa irá começar a assar antes mesmo de molhar o papel.

Mas, você precisa tomar alguns cuidados. NUNCA utilize papel toalha com desenhos coloridos, pois são altamente tóxicos e podem fazer mal à saúde. Prefira os mais comuns, desde que sejam fortes e bem grossos para aguentar a temperatura.

Não há tristeza maior do que se dedicar totalmente para fazer um bolo lindo e na hora de desenformar ele fica todo grudado na forma, não é mesmo? Então espero que essas dicas de como untar forma possam te ajudar muito. Compartilhe!