X

Emulsificante para bolo: O que é? Como usar?

Você já ouviu falar em emulsificante para bolo? É uma das promessas mais assertivas para deixar seu bolo mais leve e fofinho.

Aliás, para quem vende bolos caseiros ou pretende vender, esse é um dos segredos básicos para ganhar o paladar e a preferência do cliente. Sabe aquele bolo de aniversário super fofinho, que tem uma textura aveludada, massa úmida e macia? Então, um dos ingredientes indispensáveis é o emulsificante para bolo.

Imagine agora se você pudesse preparar as melhores massas de bolo com essas características. Certamente você iria aumentar e muito sua cartela de clientes, concorda?

Mas será que faz mal à saúde? O que é emulsificante para bolo? Como usar corretamente nas receitas? É exatamente sobre essas questões que irei conversar com você hoje. Confira com atenção!

O que é emulsificante para bolo?

Muita gente já ouviu falar na utilização do emulsificante na produção de sorvetes caseiros. Além desse uso, o emulsificante também pode ser usado para a produção de cremes, massas amanteigadas, pães, tortas e bolos.

Os emulsificantes são aditivos alimentares que contêm substâncias naturais ou químicas. Possuem a finalidade de conservante para bolos ou alimentos. Uma das principais características do emulsificante é dar mais consistência, melhorar a textura e o sabor dos alimentos.

Num olhar mais técnico, o emulsificante é derivado de gorduras que são capazes de produzir emulsão entre alguns ingredientes que não são possíveis de se misturarem manualmente. Um bom exemplo é a mistura da água com o óleo.

Dessa forma, quando o emulsificante é adicionado aos outros ingredientes, deixa a mistura mais aerada durante o preparo. Isso significa que a mistura fica mais homogênea, principalmente quando contém ingredientes difíceis de serem misturados.

Principais características do emulsificante e resultados

No caso da produção de bolos, o resultado são massas mais firmes, fofinhas e com muito mais volume. Sabe aquela situação desagradável em que o bolo abaixa após sair do forno? Isso não acontece quando você utiliza o emulsificante na receita. 😉

Além disso, é um ingrediente ideal para ser utilizado em receitas de pão de ló ou naked cake. Nesses dois casos as massas precisam sair perfeitas.

Outra grande vantagem de utilizar o emulsificante para bolo é o aumento da durabilidade. Quem vende bolos caseiros precisa sempre ficar atento à validade dos bolos para não colaborar com a insatisfação dos clientes.

Portanto, com a utilização do emulsificante você terá um bolo mais úmido. A umidade evita que o bolo resseque rápido e com isso tem uma durabilidade maior.

Como usar corretamente o emulsificante para bolos?

Aqui a primeira dica que te dou é ficar atento a embalagem dos emulsificantes. Em alguns casos, você poderá perceber que na embalagem diz: emulsificante e estabilizante. Mas o que isso quer dizer?

Nesse caso, o estabilizante nada mais é do que um ingrediente que ajuda a reter a água do bolo. Isso significa que aumentará ainda mais a durabilidade do seu produto, que terá uma massa mais úmida e fresca por mais tempo.

No mercado, você pode encontrar emulsificantes específicos para a produção de bolos caseiros, que geralmente possuem a embalagem marrom.

Para utilizar em suas receitas, você precisa se atentar quanto a quantidade. Quando utilizado em excesso, o emulsificante traz resultados totalmente contrários aos seus benefícios, ou seja, deixa a massa solada. Já se você colocar em quantidade menor que o indicado, não alcançará o resultado esperado. Dessa forma, sua massa não ficará com a aeração suficiente para um bolo fofinho e bonito.

Então para não errar no ponto, o ideal é utilizar sempre 1 colher (sobremesa) para cada 300g de farinha de trigo. Em todos os casos, haverá a indicação recomendada nas embalagens de cada fabricante.

Para a utilização do produto é sempre indicado deixá-lo em temperatura ambiente para não alterar sua ação. Após utilizar pela primeira vez o produto, mantenha-o em leve refrigeração e quando for utilizar, retire da geladeira pelo menos meia hora antes para que fique em temperatura ambiente.

O emulsificante deve ser acrescentado e batido juntamente com os outros ingredientes líquidos e secos.

Receita de Bolo Pão de Ló com emulsificante

Ingredientes

  • 6 gemas
  • 3 xícaras de farinha de trigo
  • 2 1/2 xícaras de açúcar
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • 1 colher (sopa) de emulsificante
  • 1 xícara de água

Modo de preparo

O primeiro passo é bater as gemas com o restante dos ingredientes (menos o fermento) até você perceber que a massa já dobrou de volume. Por fim, adicione o fermento em pó e mexa vagarosamente com a ajuda de um fuê.

Despeje a massa em uma forma untada e enfarinhada. Leve para assar em forno preaquecido a 180º por aproximadamente 35 minutos. Prontinho, você terá um bolo extra fofo e aerado para rechear e confeitar! 😉

Agora você já conhece tudo sobre emulsificante para bolo. Não é incrível como um simples ingrediente pode trazer tanta diferença para suas receitas de bolo caseiro? Então que tal utilizar nas suas próximas receitas?