X

Esqueci de colocar fermento no bolo: E agora? O que fazer?

Você começa a fazer a massa do bolo, leva para assar e quando vê: esqueci de colocar fermento no bolo! Tirar o bolo do forno não é o recomendado. Então, o que fazer?

Esse é um dos erros mais comuns do que você pode imaginar. Acontece que todas as receitas pedem para deixar o fermento por último. O passo a passo de cada receita é muito rápido. Com o forno já pré-aquecido, a forma já untada, muita gente acaba se esquecendo de colocar esse importante ingrediente.

Mas não se desespere. Você pode aprender com os erros e criar uma receita nova, já imaginou? Para te ajudar vou deixar algumas dicas preciosas aqui para te livrar do terrível: esqueci de colocar fermento no bolo. Vamos conhecer?

Xiii! Esqueci de colocar fermento no bolo, e agora?

A primeira coisa que você precisa fazer é não tirar do forno. Deixe assar normalmente todo o tempo de preparo exigido na receita. Ao final, você verá que o bolo não cresceu nadinha. Somente isso.

O bolo certamente estará saboroso da mesma forma. Se você seguiu a receita direitinho, bateu bem as claras em neve, ele não ficará embatumado. Porém, se você bateu a massa às presas, poderá ter esse problema.

Na verdade, para ter uma massa de bolo perfeita não é exclusivamente necessário o fermento. Aliás, vou te mostrar uma receita incrível aqui de bolo sem fermento e você verá que o processo, a ordem dos ingredientes e a temperatura de cada um faz toda a diferença.

Qual a melhor forma de remediar um bolo sem fermento?

A melhor forma de remediar um bolo sem fermento, no caso de ter ficado um pouco embatumado, é tentar reaproveitar a massa. Então minha dica é cortar o bolo em fatias finas, como se fosse servir mesmo, e levar novamente ao forno.

Asse em forno baixo (150º) até que as fatias fiquem bem douradas. Em seguida, você pode fazer uma calda de goiabada. É só derreter alguns pedacinhos de goiabada em ½ xícara de açúcar e regar por cima das fatias. Todos irão amar e nem perceberão que o bolo teve embatumado. 😉

Outra ideia que funciona bem é fazer um delicioso pavê com o bolo solado, já pensou nisso? Basta esfarelar o bolo todinho, fazer um creme e uma deliciosa ganache de chocolate e montar o pavê com bis ou bolachas Champagne. Você não irá se arrepender. É uma iguaria que ninguém resiste, pode apostar!

Como fazer bolo sem fermento

Esse bolo é simplesmente incrível. Além de não exigir o fermento, você precisará apenas de 3 ingredientes para ter um bolo fofinho. Duvida? Então confira só o passo a passo completo e surpreenda-se!

Ingredientes

  • 5 ovos inteiros
  • 150g de farinha de trigo
  • 150g de açúcar

Modo de preparo

O primeiro passo é separar as claras das gemas. Bata muito bem as claras em velocidade alta (aproximadamente 5 minutos) até que comece a formar picos.

Quando chegar no ponto exato da clara, vá adicionando as gemas uma a uma. Bata sem parar. Isso é muito importante, pois, evita que as claras percam sua aeração. Acrescente o açúcar aos poucos e continue a bater.

Por fim, adicione a farinha mexa cuidadosamente com um fuê ou um garfo. Não pode mexer com colher, pois a massa perderá sua aeração.

Transfira a mistura para uma forma untada e enfarinhada. Leve ao forno preaquecido a 180º e deixe assar por cerca de 35 minutos.

Dicas extras para bolo sem fermento

Você pode também dividir a farinha de trigo e acrescentar Maisena, que ele ficará ainda mais macio. Como o bolo não vai fermento nem gorduras, é comum que ele dê uma abaixada. Isso não afeta o sabor nem sua textura.

Outra coisa que você pode acrescentar é algumas gotinhas de essência de baunilha enquanto bate na batedeira. Ficará com aquele sabor incrível!

Pode ainda adicionar chocolate na massa para dar um aspecto diferenciado. Enfim, é uma massa de bolo curinga que combina com vários tipos de coberturas, pode ser recheada e é super saudável. 😉

E aí, consegui te ajudar com sua maior dúvida? Agora tenho certeza que não ficará mais aterrorizada quando colocar o bolo para assar e pensar: xiii, esqueci de colocar fermento no bolo. Aproveite esses truques e faça na sua casa. Compartilhe as dicas para ajudar mais pessoas!