X

Forma de bolo com furo no meio: Principais tamanhos e dicas para usar

Quem trabalha com confeitaria precisa ter uma forma de bolo com furo no meio. Isso porque esse tipo de forma ajuda no preparo de bolos super criativos para decoração de qualquer ocasião.

Muita gente fica em dúvida sobre qual tipo ou tamanho de forma utilizar. No entanto, para cada tipo de receita é exigido um tamanho diferente de forma. Essa técnica consiste em distribuir perfeitamente todo o conteúdo da massa sem que ela queime ou fique embatumada.

Além disso, o tipo de ingrediente contido na massa também é um fator importante a levar em conta na hora de escolher a forma ideal. Por exemplo: se você vai fazer um bolo de banana, ou seja, que contém um ingrediente que pode umedecer a massa, o ideal é uma forma de silicone ou que possibilite untar com manteiga e farinha.

Se você colocar esse tipo de massa em um tabuleiro de alumínio, por exemplo, poderá ter como resultado um bolo queimado ou seco demais. Mas não se preocupe. Separei algumas dicas muito importantes sobre os principais tipos de forma de bolo com furo no meio. Confira!

Vantagens da forma de bolo com furo no meio

Aqui está uma dúvida que todo mundo quer saber: por que a forma de bolo com furo no meio é melhor que as outras? Uma das principais vantagens é, sem dúvidas, ajudar a massa a assar por completo.

Você pode perceber que quando você faz uma receita em grande quantidade, pede-se que você utilize uma bailarina no centro da forma. Isso porque quanto mais alto for o bolo, maiores as chances de ficar cru no centro.

A forma com furo no meio, tem como principal finalidade assar bem as laterais. Sendo assim, ajuda no preparo rápido de receitas caseiras simples. Mas é necessário untar sempre antes de usar!

Outra vantagem é o custo benefício. Geralmente essas formas custam bem abaixo do que outras formas retangulares com teflon. Como elas estão se destacando no mercado, já existem vários modelos disponíveis, assim como tamanhos diferenciados. Veja só!

Principais tipos de forma de bolo com furo no meio

Seja em qualquer loja de confeitaria, você encontra a sua disposição vários tamanhos e formatos de formas para bolo. Tenho aqui um conteúdo em que falo sobre as medidas de massa para cada tamanho de forma. Vale a pena dar uma olhada que irá te ajudar muito nessa questão.

Como eu disse anteriormente, as formas com furo no meio estão se tornando peça chave do confeiteiro. Os novos formatos e tamanhos são super criativos, o que ajuda na criação de bolos decorados lindos e cheios de autenticidade.

Formas de alumínio

As formas de alumínio são clássicas e utilizadas desde os primórdios da confeitaria. São ideais para o preparo de bolos caseiros e também de pudins. O único cuidado que você precisa ter com essas formas é ficar de olho na temperatura ideal para cada tipo de receita.

Como ela retém muito calor, é mais fácil de queimar uma receita rapidinho. É uma forma que apresenta maior durabilidade e exige que você unte com manteiga e farinha de trigo para proteger bem a mistura.

Nesse modelo você pode encontrar diversos tamanhos. Além disso, existem até modelos desmontáveis ou personalizáveis. Um bom exemplo é a forma para bolo chifon com contra cone. Garante que a massa leve fique bem firme e asse completamente.

Formas de silicone

A forma de silicone é perfeita para a criação de bolos de micro-ondas. Uma das maiores vantagens das formas de silicone com furo no meio é a versatilidade para guardar em qualquer lugar. Sua alta durabilidade e custo benefício também atraem.

O único cuidado que você precisa ter, caso leve ao forno, é utilizar uma forma de apoio, pois com a alta temperatura do forno, a forma pode ficar mais flexível ocasionando em acidentes com a massa.

Outra vantagem é que esse tipo de forma não exige untar antes de assar. Um bom motivo para ter algumas delas, não é mesmo?

Formas artísticas

Essas estão se tornando uma verdadeira atração no universo da confeitaria. Quem adora fazer bolos caseiros decorados, aposta sem medo nesse modelo de forma de bolo com furo no meio.

Essas formas além de garantir um bolo assado perfeitamente já deixa seu bolo totalmente personalizado. Você pode encontrar formas artísticas em diversos formatos, de flores, geométricos, elaborados e delicados.

Após desenformar o bolo, basta apenas colocar uma calda por cima e ele já fica super atrativo. Ideal para quem vende ou quer começar a vender bolos caseiros. 😉

4 dicas para usar as formas com criatividade

1 – Faça o famoso bolo vulcão

Com qualquer tipo de forma de bolo com furo no meio você consegue fazer o bolo mais procurado do momento. Após desenformar, faça uma quantidade maior de cobertura, que deve ser muito consistente para dar aquele efeito arrasador.

Em seguida, é só despejar no centro do bolo até encher completamente. O que sobrar de calda, espalhe por todo o bolo. Há pessoas que gostam de enfeitar com confeitos, raspas de chocolate e frutas. Ninguém irá imaginar que existe uma fonte deliciosa de cobertura ao cortar uma fatia. 😉

2 – Bolo cavado surpresa

Esse bolo também é super fácil de fazer, mas exige um pouco mais de tempo no preparo. Após a massa estiver bem fria e já desenformada, faça um recorte no bolo, removendo a parte central de massa, como mostra a foto.

Em seguida, coloque qualquer tipo de recheio de sua preferência. Para finalizar, cubra com a massa que você removeu. Ao cortar, você terá um bolo lindamente recheado.

3 – Bolo de massa colorida mesclado

Outra dica interessante é separar a quantidade de massa e colorir. Você pode mesclar massa branca com a preta, formando um delicioso bolo mármore. Pode também colorir ambas as partes para bolos de aniversários.

4 – Faça decorações incríveis

A forma de bolo com furo no meio possibilita inúmeras produções criativas. Você pode preencher o furo central com doces, brigadeiros e lembrancinhas. Ao redor do bolo, você também pode colocar doces, assim como mostra a foto.

O que vale é usar a imaginação e surpreender os consumidores! Espero ter ajudado a sanar todas as suas dúvidas sobre os tipos de formas com furo central. Use essas dicas agora mesmo para fazer bolos maravilhosos. Compartilhe as dicas!