X

Forma de papel para bolo: Como usar? Precisa untar?

Você já utiliza forma de papel para bolo ou tem dúvidas sobre como utilizar corretamente? Então, saiba que esse é um utensílio indispensável para quem produz bolos caseiros com uma certa frequência.

Principalmente quem trabalha com a venda de bolos caseiros sabe que quanto mais opções na cozinha, maior é a produtividade. Da mesma forma, melhores são os resultados das receitas.

Os problemas surgem na hora de levar o bolo para o forno. Afinal, qual é a melhor forma para assar bolos? Qual escolher de acordo com o tipo de bolo? Então, para ajudar a sanar todas essas dúvidas, separei algumas dicas importantes. Conheça quais são os principais tipos de forma de papel para bolo e saiba como utilizar corretamente!

Conheça os principais tipos de forma de papel para bolo

A maior vantagem em utilizar uma forma de papel é, sem dúvidas, a melhor aparência aos bolos. Isso porque as formas de papel garantem que não grude nada, ou seja, as laterais dos bolos saem perfeitas, sem nenhuma quebra ou rachadura.

Outra coisa é que evita que o bolo estufe, formando aquela famosa barriguinha, Muitas vezes, o bolo racha em cima por conta desse problema que geralmente é ocasionado por imprecisão na hora de untar.

Então, o melhor benefício do uso das formas de papel é a praticidade que auxilia em qualquer problema que você possa ter na hora de fazer uma receita de bolo. Confira a seguir, quais são os principais tipos e aprenda mais sobre eles!

1 – Formas de papel que já saem prontas para a venda

Sabia que existem forminhas para bolo que já saem prontinhas para a venda? Isso mesmo. Eu já vi formas decoradas para bolo inglês. Elas já vêm com tampinha e tudo. Então, é só colocar a massa, levar ao forno e depois de pronto, pode decorar como quiser. Tampou, já pode vender direto. Muito prático, não é mesmo?

2 – Formas com diversos formatos

Se engana quem pensa que só existe modelo de forma simples. Você pode encontrar no mercado formatos distintos para criar uma decoração diferente para um tema específico de aniversário, por exemplo. Da mesma forma que eu mencionei anteriormente, você pode encontrar formas forneáveis para bolos redondos que já saem prontos para a venda.

Você nem precisa retirar da forma, já que são decoradas e de alta qualidade. O cliente pode levar um mimo para a casa. 😉

3 – Forma de papel descartável

E claro, existem os modelos totalmente descartáveis. Nesse caso, elas são menos resistentes. Sendo assim, precisam ser colocadas dentro de uma forma do tamanho específico.

Esse modelo serve basicamente como um método para untar a forma e deixar as laterais do bolo perfeitas. No entanto, após o uso é indicado o descarte imediato. Você pode encontrar pacotes com mais de 100 unidades em um preço bem acessível!

4 – Refil para forma com furo no meio

Os bolos mais vendidos são aqueles feitos em forma com furo no meio. Sabia que existe um refil de papel que você pode colocar na forma? Dessa forma, você garante que o bolo não queime ou grude nas laterais. É muito útil para quem vende bolos caseiros e precisa ter um bolo perfeito. 😉

Como usar? Precisa untar?

As formas de papel funcionam exatamente como um papel manteiga. Sendo assim, não é preciso untas a forma, a não ser que você faça uma receita muito líquida, como um pudim ou outra sobremesa. Nesse caso, basta um pouquinho de manteiga na forma e pronto. E só despejar a mistura e levar ao forno.

Como você viu anteriormente, existem diversos tipos de forma de papel para bolo, desde as descartáveis até as reutilizáveis. As reutilizáveis são bem mais resistentes e mais fáceis de higienizar, já que dificilmente acumulam resquícios dos bolos.

Quer aprender mais sobre técnicas de produção e vendas de bolo caseiro? Então, você precisa conhecer o Curso de Bolos Caseiros da Thaís Mello.

É um curso completo e 100% online, o qual você aprenderá dicas de preparo, receitas exclusivas, como gerenciar o seu negócio e ferramentas que te ajudarão a montar o seu negócio próprio do zero. Portanto, não deixe de conferir. Compartilhe as dicas! 😉