X

Forma de silicone pode ir ao forno?

Será que forma de silicone pode ir ao forno? Essa é uma das maiores dúvidas de quem gosta de alternativas diferentes de formas para assar um delicioso bolo.

A forma de silicone é uma excelente aliada na cozinha, pois é super versátil, já que pode ser guardada em qualquer local, não perde a antiaderência e traz decorações diferentes para enfeitar a massa do bolo.

Além disso, é uma salvação para desenformar qualquer receita de bolo. Não gruda nada! No entanto, é compreensível ter dúvidas sobre o que levar ao forno. Imagine só levar para assar o bolo com a massa perfeita e ver que a forma derreteu.

Para evitar qualquer tipo de desastre, confia a seguir algumas informações importantes e saiba definitivamente se a forma de silicone pode ir ao forno.

Mas afinal, forma de silicone pode ir ao forno?

Existem alguns materiais que não podem jamais serem levados ao forno. E não é porque podem derreter não, alguns materiais podem soltar resquícios e componentes tóxicos. Isso pode inutilizar o alimento e fazer muito mal à saúde.

A boa notícia é que a forma de silicone não representa nenhum risco à saúde, não libera componentes tóxicos e é super resistente. As formas de silicones tradicionais aguentam até altas temperaturas de 220 graus.

Mas é expressamente proibido colocar a forma diretamente sobre a fonte de calor, ou seja, sobre o fogo. Sendo assim, utilize sempre uma outra forma por baixo para evitar que superaqueça sua base.

Então, a forma de silicone pode ir ao forno sim, sem problema algum. Aliás, pode assar o seu bolo tranquilamente também no forno elétrico e no micro-ondas. Mas qual tipo de forma escolher?

Se você também tem essa dúvida, criei um conteúdo completo em que eu explico sobre todos os modelos e as principais vantagens de cada um. Vale a pena dar uma olhadinha, pois irá te ajudar muito! 😉

Forma de silicone sofre danos a choques térmicos?

Uma ótima vantagem da forma de silicone é que ela não sofre danos com choques térmicos. Lembra que eu sempre falo nas receitas de bolos caseiros que é totalmente proibido retirar o bolo quentinho do forno e colocar sobre uma superfície gelada?

Se você fizer isso verá alterações desagradáveis na massa, na estrutura e textura do seu bolo. Já com a forma de silicone isso não acontece. Você pode retirar o bolo do forno e levar direto para a geladeira, se quiser.

Quer saber outra curiosidade sobre as formas de silicone? Elas ainda economizam gás. Isso mesmo. Por conta do material, ela é capaz de aquecer muito mais rápido em comparação com uma forma mais grossa de teflon. Além disso, mantém a temperatura por muito mais tempo.

Principais cuidados com a sua forma de silicone

Não é porque esse modelo de forma é ultra resistente, que não requer cuidados especiais. Possui um material bem resistente que pode ser até lavado em máquinas de lavar louças.

No entanto, ao lavar manualmente é proibido utilizar esponjas agressivas. Isso porque você pode arranhar toda a superfície da forma, o que pode prejudicar seu poder antiaderente.

Outra coisa é nunca utilizar objetos pontiagudos como facas ou garfos para remover resquícios de bolo. Ela pode furar facilmente. Portanto, tome muito cuidado para não danificar a sua forma de silicone.

Outro detalhe importante a observar é na hora de servir os bolos para as visitas. Nunca leve as formas de silicone diretamente à mesa. Desenforme os bolos em um prato bem bonito e apropriado antes de servir.

Dessa maneira, você evita que aconteça acidentes com objetos pontiagudos e que possa danificar a toalha da sua mesa ou o tampo de vidro. 😉

Agora que você já sabe que forma de silicone pode ir ao forno. Escolha seus modelos favoritos, coloque essas dicas em prática e prepare receitas deliciosas com mais praticidade e economia. Compartilhe as dicas!