X

Formas para bolo caseiro: Qual a forma ideal?

Se você já está pensando em abrir um negócio de bolos, sabe que precisa ter como ferramenta as melhores formas para bolo caseiro, não é mesmo? São tantas opções no mercado que fica quase impossível saber qual irá lhe ajudar mais.

Pode parecer exagero, mas cada forma tem um propósito. Talvez uma forma de silicone, por exemplo, você não consiga fazer uma receita com tanta perfeição. As diferenças você verá nesse artigo, em que irei abordar quais são os tipos existentes, tamanhos e qual você pode usar em suas receitas.

Quem já se dedica há muito tempo à culinária sabe que a escolha de uma forma com tamanho ou formato diferente pode até estragar a receita. Se o bolo não está disposto na altura certa, por exemplo, ele poderá ficar mais fino e perder aquele aspecto fofinho.

Já parou para perguntar por que a maioria das receitas de bolos caseiros são feitas em formas com furo no meio? Qual o propósito desse tipo de forma? É o que você verá logo a seguir. Confira!

Para cada receita um tipo de forma

Assim como existem diversos tamanhos de panelas para o preparo de cada prato, você precisa ter atenção quanto ao formato de cada forma para bolo.

Formas redondas maiores que 30cm, são ideais para assar receitas de bolo em grande quantidade. Porém, como são grandes, requer o uso de um difusor de calor, que deve ser colocado no centro da forma antes de assar. Isso evitará que o bolo queime nas bordas e fique cru no meio.

Formas redondas ou retangulares de até 7cm de altura são ideais para fazer receitas que levam manteiga em seus ingredientes. Já as assadeiras redondas ou retangulares de 5cm são ideais para fazer pão de ló.

As famosas formas com furo no meio, que sempre vemos nas receitas de bolos caseiros possuem a finalidade de assar por inteiro os bolos, sem haver nenhuma variação na massa.

Além disso, o maior propósito do furo no meio é para facilitar o desenforme. A não ser que você tenha assadeiras com fundo removível, essa é uma das melhores formas para bolo caseiro.

Você ainda pode optar pelas formas artísticas, que são muito utilizadas para fazer bolos caseiros. Formas de silicone, por exemplo, são ideais para o preparo de receitas pequenas e também trazem uma variedade de desenhos para deixar o bolo mais charmoso.

A melhor forma para bolos caseiros

Sem dúvidas que as formas de alumínio com furo no meio são as melhores para quem vai trabalhar com a produção e venda de bolos. Esse formato deixa o bolo muito bonito e convidativo, sem falar que já se tornou um padrão no mercado.

Os tamanhos mais utilizados são as formas que vão de 22 cm a 24 cm de diâmetro. Mas tudo é uma questão de escolha sua.

Essas formas você consegue encontrar facilmente para comprar na maioria das lojas de variedades ou de utensílios domésticos. Portanto se você está começando fazer bolos, certamente vai precisar ter uma ou várias dessas formas de bolos em casa.

Medidas e tamanhos de formas para bolo caseiro

Você já deve ter percebido que as formas são apresentadas com medidas em diâmetro, não é mesmo? Muitas pessoas têm dúvidas quanto ao tamanho real das formas, quando vão comprar pela internet, por exemplo. Da mesma forma, não sabem como medir uma forma em diâmetro. Mas isso é muito simples de saber.

A primeira coisa que você precisa ter atenção é se você irá vender 1 receita inteira ou fazer meia receita. Dessa forma, o que você gastaria para fazer 1 receita, você pode dividir em 2 formas para bolo caseiro e criar 2 sabores diferentes.

Tendo isso em mente, tenha sempre 2 formas do mesmo tamanho para o caso de querer dividir a receita.

O diâmetro é a maior medida que você pode medir em linha reta de um objeto circular. Então para medir uma forma redonda que tem em casa, você precisa pegar uma fita métrica e medir a metade da forma, na parte de cima. Viu como é simples?

Quantidade de fatias X medidas

Outra coisa interessante que vale ressaltar é a quantidade de fatias que cada tamanho de forma pode gerar. Vou fazer uma relação aqui em formas redondas, veja:

  • Forma de 50cm (4,5kg): 100 fatias
  • Forma de 35cm (2,4kg): 50 fatias
  • Forma de 30cm (1,6kg): 40 fatias
  • Forma de 25cm (1,2kg): 30 fatias
  • Forma de 20cm (800g): 20 fatias
  • Forma de 15cm (600g): 10 fatias

Da mesma forma, veja quantas fatias aproximadamente você conseguirá com formas para bolo caseiro retangulares:

  • Forma de 40cm (4kg): 128 fatias
  • Forma de 35cm (3,2kg): 98 fatias
  • Forma de 30cm (2,3kg): 72 fatias
  • Forma de 25cm (1,6kg): 50 fatias
  • Forma de 20cm (1,2kg): 32 fatias
  • Forma de 15cm (800g): 18 fatias

Agora, você deve estar se perguntando: Qual a quantidade em xícaras de bolo que cabe em cada uma dessas formas para bolo caseiro? Nessa relação abaixo, você pode basear a massa do bolo pronta, dividida em xícaras. A partir daí você já tem uma boa noção da capacidade de cada forma. Veja:

  • Forma redonda de 15cm: 4 xícaras
  • Forma redonda de 25cm: 11 xícaras
  • Forma com furo central de 20cm: 6 xícaras
  • Forma com furo central de 25X9cm: 12 xícaras
  • Forma retangular de 28 x 18 x 5cm: 6 xícaras
  • Forma retangular de 33 x 23 x 5 cm: 14 xícaras

Tenha várias formas de bolos caseiros

Tudo dependerá da apresentação que você pretende. Há ainda as formas de bolo inglês, que são aquelas quadradinhas menores.

Esse tipo de forma é ideal para receitas diferenciadas, como um red velvet recheado ou tiramisu. Você pode ainda fazer bolos de banana caramelizado e outras receitas mais elaboradas.

O que vale é investir nos modelos mais variados de formas para bolo caseiro, pois, quando você quiser apresentar aos clientes uma novidade, você terá as formas para te ajudar. Gostou de conhecer mais sobre os formatos de formas disponíveis no mercado? Então não esqueça de compartilhar, e qualquer dúvida, pode deixar nos comentários.

Quer aprender mais? Participe do Curso!!!

Se você quiser aprender mais sobre o negócio de bolos caseiros e quer começar ganhar dinheiro trabalhando em casa, eu recomendo que se inscreva no Curso de Bolos Caseiros criado pela Thais Mello!

Esse treinamento vai lhe revelar como você pode faturar de R$ 2 a R$ 6 mil Reais por mês produzindo e vendendo bolos em casa. Você terá acesso as melhores receitas e as estratégias para vender todos os dias de forma simples!