X

Massa de bolo muito líquida: Como consertar?

Está com problemas com massa de bolo muito líquida? Saiba que isso tem conserto sim que pode resultar em um bolo perfeito!

Ao contrário do que possa parecer, esse problema acontece muito com quem produz bolos em grande escala. Dessa forma, na maioria das vezes, é preciso aumentar a receita para que aumente a produtividade e renda mais bolos com apenas uma receita.

Contudo, para ajeitar a massa que ficou muito mole, é preciso muita atenção para adicionar ingredientes extras. Somente assim você conseguirá salvar aquela receita que tanto se dedicou.

Para te ajudar, reuni algumas dicas, segredos e informações super importantes. Veja a seguir, como melhorar massa de bolo muito líquida!

Como consertar massa de bolo muito líquida

Você já preparou a massa e ao transferir a mistura para a forma untada e enfarinhada, percebe que ela está muito líquida. Isso significa que após assado com o tempo ideal de forno, a massa poderá ficar crua em algumas partes ou não crescer como deveria. Resultado: um bolo desastroso!

E então, o que fazer nessa situação? O grande truque é adicionar um ingrediente para engrossar a massa sem alterar o sabor e a textura. Esse ingrediente é a farinha de trigo. Mas cuidado, se você adicionar muito, poderá deixar a massa do bolo muito dura após o tempo de forno.

Sendo assim, adicione 1 colher (sopa) por vez e mexa devagar para saber se a massa ficou um pouco mais consistente. Outra coisa é não mexer demais, pois, quando adicionada a farinha ela começa a ativar o glúten, caso você mexa demais. Isso pode deixar a massa do bolo embatumada.

O indicado de farinha extra na massa é até ½ xícara de chá.

Mas se você já colocou farinha na massa e não adiantou, veja algumas alternativas que trazem o mesmo efeito e ingredientes que você pode adicionar tranquilamente:

  • 1 colher (sopa) de amido de milho.
  • Adicione 1 ovo na massa: mesmo que fique ainda mais líquido, após entrar em contato com a temperatura, o ovo deixa o bolo mais sólido.
  • 1 colher (sopa) de semente de linhaça.
  • 1 colher (sopa) bem cheia de aveia.
  • Deixe assar por 10 minutos extras em forno de 160º.

Com essas medidas você conseguirá dar outra cara para aquela massa que parecia não dar certo. Aproveite para testar caso aconteça novamente! 😉

Segredo para não errar mais na textura da massa

A estrutura de um bolo é totalmente delicada para atingir com perfeição. Na verdade, o segredo está na ordem adicionada dos ingredientes. Da mesma forma, a quantidade de ingredientes também influencia muito no resultado.

Vejo esse problema de massa de bolo muito líquida na receita de bolo de cenoura. Nesse caso, se você colocar muita cenoura, a massa ficará extremamente liquida. Para resolver esse erro, pode adicionar um pouco mais de farinha de trigo ou um pouco de Maizena.

Para não errar mais na textura da massa, siga a seguinte ordem:

Mistura de ingredientes líquidos

  • Coloque os ovos na batedeira ou no liquidificador;
  • Adicione a manteiga;
  • Adicione o açúcar;
  • Adicione o leite.

Mistura de ingredientes secos

  • Adicione aos poucos a farinha de trigo;
  • Por fim, adicione o fermento em pó.

Essa é a sequência sem erro da produção de um bolo caseiro simples. No entanto, respeite as medidas indicadas em cada receita e nunca ultrapasse, principalmente o leite. Note que a farinha de trigo é o último ingrediente a ser adicionado, justamente, para você dosar e perceber a textura ideal da massa.

Outro truque que funciona muito bem é adicionar os ingredientes secos e mexer com um fuê ou garfo. Geralmente, quando batemos tudo no liquidificador, inclusive a farinha, pode ocasionar em uma massa mais líquida por conta do glúten.

Portanto, utilize o liquidificador apenas para bater os líquidos. Você verá que o resultado será completamente diferente! 😉

Agora você já sabe como consertar massa de bolo muito líquida. Utilize a dica que mais se adequar à sua receita e aproveite para compartilhar! Não esqueça de voltar aqui para me contar se deu tudo certo, combinado?

0.0
00