X

O que fazer para o bolo não ficar seco?

Não adianta caprichar na cobertura e recheio se a massa do bolo fica seca, não é mesmo? Se essa é a sua dúvida, não se preocupe. Esse também é um dos maiores desafios dos confeiteiros. Nesse artigo, você irá descobrir o que fazer para o bolo não ficar seco.

Antes mesmo de pensarmos em fazer um recheio delicioso ou calda, precisamos trabalhar a massa para que ela fique bem úmida e macia. Tudo é um equilíbrio. Dessa forma, a massa consegue receber qualquer tipo de calda ou cobertura.

Gosto de sempre dizer que fazer um bolo perfeito é uma verdadeira arte. Afinal, qualquer erro pode estragar toda a sua receita. Quando um bolo fica seco, é quase impossível de cortá-lo em pedaços, pois o bolo poderá se esfarelar todinho. Uma receita que poderia ser uma iguaria da casa pode se tornar um desastre.

Para te ajudar a se livrar desse problema, separei algumas dicas de preparo que funcionam. Você saberá exatamente o que fazer para o bolo não ficar seco. Vamos conferir?

Por que bolo fica seco?

Há dois motivos que colaboram para um bolo seco. O primeiro é exagerar na medida dos ingredientes secos ou não equilibrar a medida dos ingredientes secos e líquidos. Exatamente por isso é que há uma importância muito grande em seguir à risca qualquer receita de bolo.

Outra coisa que você pode ter mais atenção é peneirar os ingredientes secos. Isso porque talvez sua farinha tenha muitas pedrinhas. Isso acontece quando a farinha fica aberta por muito tempo. Contudo, essas pedrinhas de farinha poderão fazer com que você erre na medida, o que irá ocasionar em um bolo seco.

Sempre que quiser acrescentar um ingrediente seco na massa, como por exemplo cacau em pó, adicione um ingrediente úmido como 1 ovo ou 50ml de leite.

O segundo motivo é deixar o bolo passar muito tempo no forno. Quando isso acontece, a alta temperatura suga toda sua umidade. A temperatura ideal para assar um bolo é de 180º e o tempo máximo de preparo para uma receita simples é de 35 minutos. Se em sua receita houver mais ingredientes líquidos, como banana ou leite condensado, deixe no forno por 40 minutos. 😉

O que fazer para o bolo não ficar seco?

Depois que você já conheceu os motivos que podem estragar sua receita, veja o que fazer para o bolo não ficar seco. Confira algumas dicas infalíveis para deixar seu bolo irresistível!

1 – Bata claras em neve sempre que possível

A etapa de bater as claras em neve é essencial para garantir que seu bolo fique bem aerado sem ficar seco. Quanto mais aerado seu bolo estiver, maior será a garantia de que ele ficará molhadinho. Aliás, será mais fácil de aderir a qualquer calda ou cobertura que você colocar.

2 – Manteiga ou margarina?

Em geral, toda receita pede margarina, até porque é bem mais em conta. O melhor mesmo para evitar que seu bolo fique seco é optar pela manteiga, porque tem mais gorduras naturais.

Essas gorduras não se perderão mesmo em contato com altas temperaturas. Isso significa que seu bolo ficará molhadinho mesmo se passar do tempo. Em contrapartida, a margarina tem mais água, o que acaba se perdendo com o calor.

A margarina sem leite e a gordura vegetal hidrogenada também não são indicadas. Elas ficam duras em temperatura ambiente, o que acabará prejudicando a textura do seu bolo.

Aqui vale ressaltar mais uma dica: unte a forma com manteiga também para obter melhores resultados. 😉

3 – De olho no tipo de leite

Geralmente as pessoas acabam optando por colocar leite desnatado na receita, o que não é indicado. Lembra que mencionei que quanto mais gorduras naturais na receita, melhor? A questão do leite é a mesma coisa.

O leite integral, iogurte natural ou creme de leite são responsáveis por deixar a massa do seu bolo bem molhadinha.

4 – Bata muito bem os ingredientes

Em toda receita de bolo caseiro simples pede-se para bater bem os primeiros ingredientes como os ovos, a manteiga e o açúcar. Se a manteiga já é um excelente ingrediente para deixar a massa molhadinha, manteiga aerada ajuda ainda mais.

5 – Não deixe seu bolo na geladeira

É claro, que precisamos prevenir e você precisa saber o que fazer para o bolo não ficar seco. Mas há pessoas que gostam de colocar o bolo pronto na geladeira para que ele fique mais fresco para o outro dia.

Porém, quando colocamos um bolo pronto na geladeira ele perde toda a sua umidade e se torna mais fácil de ficar seco.

Se a sua intenção é deixar um bolo na geladeira, vale a pena fazer uma calda para umedecê-lo. Confira nas próximas dicas a seguir!

Fiz um bolo e a massa ficou seca, o que fazer?

Não há desespero maior do que esse, mas há segredos para remediar esse imprevisto. Se o seu bolo não ficou molhadinho suficiente, você pode contornar essa situação fazendo caldas e molhando seu bolo.

Basta cortá-lo ao meio ou até mesmo faça furinhos sobre ele para não precisar cortar e regue com uma calda de sua preferência. As mais utilizadas são calda de suco de laranja natural, guaraná, calda de açúcar com água e calda de leite de coco com leite condensado.

O próximo passo é deixar seu bolo repousar por 30 minutos na geladeira. Essa calda irá penetrar completamente no seu bolo. Ao final, você terá um bolo super cremoso, macio e fofinho.

Gostou dessas dicas? Agora você já sabe o que fazer para o bolo não ficar seco. Aproveite para colocar tudo em prática e não esqueça de compartilhar para ajudar mais pessoas. Conheça também o Curso de Bolos Caseiros que recomendo sempre aqui, porque é um treinamento que tem ajudado muitas pessoas a faturar mais de 5 mil Reais por mês com bolos.