X

O que substitui o ovo no bolo?

Atualmente muitas pessoas apresentam reações alérgicas a ingredientes como o ovo, um ingrediente fundamental para a produção de bolos caseiros. Justamente por isso que é preciso saber o que substitui o ovo no bolo para atender a todos os tipos de consumidores, principalmente se você vende bolos caseiros.

Dentro das principais alergias alimentares encontradas recentemente, cerca de 3,6% representa a alergia ao ovo. Essas reações alérgicas são provocadas principalmente por conta das proteínas da clara do ovo.

Até mesmo em casos comuns da falta do ingrediente em casa, o que fazer quando não tem o ovo? É difícil imaginar o preparo de um bolo, seja ele de qualquer sabor, sem os ovos que geralmente são base para começar a receita.

Mas vou mostrar aqui o que substitui o ovo no bolo para que você possa aprender muitos truques novos e colocá-los logo em prática. Vamos lá?

Qual é a função do ovo no bolo?

Todo confeiteiro sabe que a base de uma receita de bolo simples é farinha de trigo, ovos, leite, óleo, açúcar e fermento. Algumas receitas pedem somente as claras, outras somente as gemas e a maioria leva ovos inteiros na massa. Mas por que será que esse ingrediente é tão fundamental?

A principal função do ovo no bolo é dar estrutura, ou seja, mais firmeza à massa evitando que um bolo seco e solado. São as claras que fornecem à receita a aeração precisa para o bolo ficar fofinho e macio. As gemas, por sua vez, garantem a umidade natural necessária, que juntamente com o leite e a manteiga deixam o bolo úmido e molhadinho.

Além disso, é a gema do ovo que dá aquela corzinha dourada para o bolo após assado. Ajudam também a dar liga à massa quando acrescentada a farinha de trigo. Essas são as funções do ovo no bolo, mas o que pode substituir esse ingrediente? Veja a seguir!

Afinal, o que substitui o ovo no bolo?

Como você pôde perceber, as funções do ovo no bolo são bem claras. Então, tecnicamente, para obter o mesmo resultado, temos que encontrar um ou mais ingredientes que façam as mesmas funções.

Seja em caso de emergência ou até mesmo para atender consumidores sensíveis ao ingrediente, você pode escolher esses ingredientes para substituir o ovo no bolo. Confira o que substitui o ovo no bolo de acordo com cada função que ele ocupa nas receitas, para que você possa aproveitar o que a vida tem de doce.

Para umidificar e deixar a massa molhadinha

Se você está fazendo um bolo cujo resultado deve ser mais úmido, pode substituir 1 ovo por ¼ de xícara (chá) de purê de banana ou de maçã. Basta amassar bem as frutas com um garfo e adicionar na receita.

Além disso, deixará seu bolo com um sabor especial. 😉

Para aumentar a aeração do bolo

Aqui estamos falando das claras. Sabe quando a receita pede claras em neve para deixar o bolo com mais volume de massa? Então, você pode substituir claras de 1 ovo por 1 colher de vinagre misturado com 1 colher de fermento em pó ou bicarbonato.

Acontece que o vinagre irá ativar os componentes do fermento ou do bicarbonato, trazendo mais aeração para a massa.

Para dar liga às receitas

Nesse caso, você pode substituir o ovo por 1 colher (sopa) de linhaça ou chia. Mas é preciso deixar as sementes repousar em 3 colheres (sopa) de água por cerca de 30 minutos. As sementes irão inchar e ficar com um aspecto gelatinoso, principalmente a chia, aí pode ser usado tranquilamente na receita. 😉

Outra opção é recorrer ao famoso amido de milho para dar liga à massa. Um ingrediente essencial para melhorar a textura do bolo, deixando-o mais fofinho. Então, para garantir esse efeito é só misturar 2 colheres (sopa) de amido de milho com 3 colheres (sopa) de água. Aí já pode adicionar na mistura da massa e levar para assar em temperatura ideal para o bolo.

Viu só como é fácil encontrar o que substitui o ovo no bolo? A própria natureza traz ingredientes que fazem as mesmas funções do ovo. Agora ele não parece tão fundamental nas receitas assim, não é mesmo? Compartilhe as dicas!