X

Pode colocar recheio quente no bolo?

Será que pode colocar recheio quente no bolo? Quem está iniciando a confeitar bolos caseiros tem essa dúvida. Afinal, sabemos que todo cuidado é pouco na hora de montar o bolo e qualquer deslize pode arruinar toda a receita.

Quando falamos em um bolo perfeito, todos as características devem estar presentes como: textura macia, umidade da massa, recheio cremoso, massa com sabor diferenciado e cobertura. Portanto, para mantê-las é necessário atenção a alguns fatores. É aqui que você saberá se pode colocar recheio quente no bolo.

Resolvi preparar também algumas dicas imprescindíveis que você precisa saber na hora de um delicioso recheio. Vamos conferir?

Afinal, pode colocar recheio quente no bolo?

A resposta é: não pode colocar recheio quente no bolo. A não ser que você esteja fazendo o bolo para servir aos familiares, amigos ou apenas teste. Nesse caso, não há problema algum.

O que acontece é que se você colocar o recheio quente deixará a massa do bolo murcha. Se sua intenção é ter uma massa bem aerada, fofinha e texturizada, esse erro poderá fazer com que essas características sumam do seu bolo.

Outra coisa é que se você colocar o recheio quente terá mais dificuldades em espalhá-lo com precisão. A dica é deixar o recheio na geladeira por alguns minutos e só após frio rechear o seu bolo.

Dessa forma, você consegue visualizar a textura que seu recheio ficará após um tempo de geladeira. Em contrapartida, se colocar um recheio quente no bolo e levar o bolo pronto na geladeira, poderá ter uma surpresa com um recheio mais firme do que esperado.

No primeiro cenário, você consegue remediar caso seu recheio fique um pouco mais firme. Minha dica é adicionar um pouco de creme de leite e bater por alguns minutinhos na batedeira.

Também não pode colocar recheio no bolo ainda quente, pois acontecem os mesmos problemas que citei anteriormente. Então muito cuidado e tenha paciência para aguardar que os dois estejam em temperatura ambiente, combinado?

 5 Dicas para fazer o recheio perfeito para bolo

Agora que você já sabe que não pode colocar recheio quente no bolo, precisa conhecer quais são as técnicas que funcionam na hora de fazer aquele recheio. Conhecimento nunca é demais! Tenho certeza que isso irá te ajudar muito caso queira se profissionalizar na produção de bolos caseiros. Confira a lista que separei!

1 – Equilíbrio dos ingredientes

A questão é que todo recheio precisa ser cremoso da medida, porém com uma textura mais consistente. Isso porque se ele for fluido demais, poderá escorrer nas laterais do bolo ou umedecer demais a massa.

Principalmente se você fizer um pão de ló perderá toda a textura aerada da massa, caso seu recheio seja mole demais. Então a dica é equilibrar ingredientes secos e líquidos no recheio para obter a cremosidade ideal.

2 – Não abuse da manteiga

Recheios amanteigados podem ser um problema, principalmente se sua intenção é servir o bolo gelado. A manteiga, naturalmente fica um pouco mais firme quando levada à geladeira. O mesmo acontecerá com seu recheio.

Nesse caso, o bolo terá que ser servido em temperatura ambiente ou pelo menos 30 minutos após sair da geladeira.

Então minha dica é colocar no mínimo ½ colher de manteiga no recheio para ter uma receita bem cremosa e que não perca suas características após um tempo de geladeira.

3 – Tenha um recheio base

Para que você nunca mais tenha problemas com a consistência dos recheios, tente fazer uma receita de recheio base. Dessa forma, você consegue adequá-lo para qualquer sabor de massa. Um truque que os maiores confeiteiros utilizam para aumentar a produtividade e acertar sempre. 😉

4 – A ocasião em que o bolo será servido

Aqui tem uma dica importante. Se você pretende servir um naked cake, por exemplo, terá que fazer um recheio mais consistente. Isso porque ao cortar esse tipo de bolo, poderá acontecer desastres como soltar as partes ou desmoronar no bolo, caso o recheio seja muito líquido.

Por isso é importante pensar no tipo de bolo, tipo de massa e na ocasião em que ele será servido.

5 – Equilibre os sabores

Justamente por isso que você precisa ter uma coleção de sabores de recheio. Tente equilibrar o sabor da massa com o sabor do recheio para que seu bolo fique harmonioso e delicioso na medida. Ninguém gosta de um bolo doce demais, não é verdade?

Então se você já tem uma massa de chocolate, tente escolher um recheio branco com sabor mais suave. Em contrapartida, se usar um recheio com sabor mais intenso, opte sempre pela massa branca simples que não tem erro.

E aí, gostou de saber que não pode colocar recheio quente no bolo? Agora é hora de utilizar todas essas dicas para o recheio perfeito e criar suas delícias. Compartilhe as dicas!